Página Inicial Estudar Vantagens de se fazer uma Universidade no Canadá

Vantagens de se fazer uma Universidade no Canadá

Fala-se muito em estudar inglês ou francês no Canadá, o que felizmente já uma realidade que os brasileiros estão abraçando hoje em dia. Porém, quando trata-se de estudos em nível superior, ainda tem muita coisa desconhecida e com isso muitos medos.

Nessa matéria, vou falar sobre as vantagens de encarar os desafios de fazer um college ou universidade no Canadá, quais as diferenças entre eles e como fazer para conseguir chegar lá.

Primeiramente vamos ao básico, porém primordial. Nível de inglês ou francês!

Para poder cursar QUALQUER curso de nível superior no Canadá, será preciso ter o nível mínimo na língua que o curso será ministrado. Esse nível varia de acordo com o tipo de curso e instituição. Normalmente é possível encontrar essa informação nos requerimentos do programa.

Para comprovar o nível da língua, as instituições exigem resultados oficiais dos testes TOEFL, IELTS ou DELF (francês). Existem instituições que possuem seu próprio teste, muitas vezes gratuitos, de avaliação.

Quem pode cursar?

Pessoas com formação no ensino médio pra cima. Quando se é formado em faculdades brasileiras, muitas vezes será possível eliminar certas matérias, mediante apresentação do histórico escolar traduzido juridicamente. Quando o candidato já possui formação no Brasil ele não precisa apresentar documentação do ensino médio, basta apresentar o diploma. Para quem não é formado, será necessário apresentar comprovante de formação do ensino médio. Cada instituição tem seus requerimentos e a comprovação de documentos pode variar entre cada uma delas.

Qual a diferença entre College e Universidade?

A começar pelo termo que eles usam:

Esses termos não se referem ao tipo de instituição, mas sim ao tipo de formação que cada uma pode oferecer. Undergraduate é uma espécie de tecnólogo, muito comum entre os canadenses para a grande maioria das áreas de estudos. São cursos de até 3 anos com características mais praticas do que acadêmicas.

O graduate já é como um bacharel (inclusive usa-se o termo “Bachelor”). São cursos mais acadêmicos e com duração de 3 anos pra mais.

O tipo de formação varia de acordo com a profissão escolhida, sendo que algumas profissões só podem ser graduate, como medicina, direito, arquitetura, educação, etc.

O normal para áreas como administração, jornalismo, marketing, design e muitas outras são os cursos undergraduate, pois são cursos mais práticos e com menor duração, que já inserem o profissional no mercado de forma mais rápida e com conhecimento suficiente para disputar sua vaga no mercado.

Como eu disse acima, faculdade mesmo só para cursos com características exigidas para esse tipo de formação, do contrario, o college já serve.

Quais as vantagens de fazer um college ou universidade no Canadá?

Vou listar as vantagens em forma de tópicos para facilitar a visualização.

–       Diploma mundialmente reconhecido

–       Possibilidade de imigração apos a graduação

–       Direito a visto de trabalho de até 3 anos apos formação

–       Reconhecimento no mercado de trabalho brasileiro

–       Valor do investimento praticamente igual ao de faculdades particulares brasileiras

–       Facilidade de pagamento

–       Direito de trabalhar durante o curso adquirindo experiência internacional

Essas são apenas algumas vantagens em relação à faculdades brasileiras (particulares). Claro que muitas das vantagens também são válidas até mesmo se compararmos com faculdades publicas brasileiras, menos a questão do valor (obviamente).

Fazer college ou faculdade no exterior é portanto uma realidade que já está batendo na porta dos brasileiros e que pode ser explorada por aqueles de desejam se destacar no mercado de trabalho nacional ou internacional.

Mas meu inglês ainda não é bom suficiente para fazer um curso superior, como devo proceder?

A maioria das instituições pode realizar a matrícula com um termo de pendência na questão de comprovação de nível da língua. Nesses casos, o candidato pode ir para o Canadá estudar inglês pelo tempo estipulado pela instituição para atingir o nível mínimo e já sai do Brasil com visto com duração total do curso superior + o tempo que antecede para aprimorar a língua. Essa é uma ótima forma de ir para o Canadá com toda a documentação correta e pronto para concluir os objetivos educacionais sem surpresas.

COMPARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. Você falou que o investimento feito com universidade/faculdade aí é praticamente o mesmo feito aqui no Brasil (pra universidades pagas). Mas, no caso, quem tem visto de estudante não poderá trabalhar aí, correto?

  2. Bom dia, Rafael. Parabéns por mais esta matéria. Estou pensando em ir em março para o Canada, estudar e trabalhar por 6 meses e depois tentar um College em Business, que é a faculdade que faço hoje(Adm).
    Sabe me dizer se há alguma empresa que facilite isso? Estou em dúvida de que cidade ficar…
    Vancouver falam que é apaixonante…
    Mas Toronto é mais urbana, com mais movimento… Mais faculdades e mais postos de trabalho…

    Tem algum sugestão para mim? Alguma dica?

    Abração,
    Agradeço a atenção.

  3. Oi eu pretendo fazer faculdade no Canadá, vou começar o curso de Arquitetura aqui no Brasil ano que vem. Como são quatro anos de curso quero fazer os últimos três no Canadá. Meu nível de inglês é avançado, o único problema é que eu fui reprovada no segundo ano do Ensino Médio por isso,me formei pelo Cesu (supletivo) você acha que isso é um grande problema??? obrigada

    • Olá Dalila, tudo bem?
      Não acredito que isso seja um grande problema. Veja bem, existem certos passos que devem ser seguidos. Se vc já está na faculdade, não haverá necessidade de apresentar seu certificado de conclusão do ensino médio. O que vc precisará é comprovar nível de inglês através de algum teste reconhecido, como TOEFL ou IELTS. Feito isso, o resto é fácil.
      Agora, o que vc precisa ver é se sua universidade aqui tem parceria com alguma canadense, para fazer a continuação do seu curso, do contrário, vc terá que começar um novo e apresentar suas notas para tentar eliminar matérias.

  4. Olá Rafael. Eu ouvi dizer que para cursar faculdade no Canadá precisa-se um ano a mais de estudo, para equivaler a um ano a mais de High School que os canadenses tem. Essa informação está correta?
    Obrigado pela atenção.

    • Olá João, tudo bem?
      Não sei onde vc possa ter ouvido tal afirmação. Não tenho conhecimentos dessa necessidade de cursar 1 ano a mais, até porque eles costumam aceitar os certificados de graduação do nosso ensino médio. Não vá muito pelo que os outros falam, mas sim, pesquise quais os requerimentos exigidos pelas instituições que vc deseja estudar. Caso esteja tendo dificuldades, procure uma agência que faça esse trabalho, mas não escute quem não é do ramo, vc corre o risco de se confundir com informações incoerentes.

  5. Ola Rafael! eu sou angolano, e pretendo estudar engenharia civil no Canada, mais nao tenho nenhuma informacao de quanto custa este curso, sera que poderias me dizer algo sobre o mesmo?

  6. Boa tarde Rafael! Muito esclarecedora a matéria. Gostaria de tirar uma dúvida: o estudante de college no Canadá tem direito a levar o marido/esposa? O acompanhante vai com visto de estudante também ou de trabalho? Muito obrigada!

  7. OLÁ, RECEBI UMA BOA QUANTIA EM DINHEIRO E PENSO EM INVESTIR EM UMA FACULDADE NO CANADA, MAS JUNTO COM O DINHEIRO VEIO UMA GRAVIDEZ INESPERADA. AGORA NÃO SEI COMO FAZER PARA SEGUIR COM OS PLANOS DE ESTUDO SEM DEIXAR MEU FILHO DE 1 ANO, EXISTE ALGUMA POSSIBILIDADE DE LEVA-LO E DEIXAR EM BERÇARIO OU ALGO PARECIDO, DURANTE MEUS ESTUDOS? OBRIGADA!

    • Olá Linda,
      Então, possibilidade tem. Obviamente vc vai precisar da autorização do pai para poder sair com menor de idade do país. Porém, qualquer berçario ou creche que vc for deixar seu filho será paga, e não é barato. Ai precisa pesquisar pra ver se vc terá condições de arcar com as despesas de estudo e berçario, fora os outros custos de vida.

  8. Rafael, boa tarde! Muito Obrigada pelas informações, esclareceu muitas duvidas… Gostaria de fazer algumas perguntas a referente a resposta que você passou para Pricila. Bom, eu e meu esposo estamos estudando a possibilidade de ir para Ontario, porém estamos procurando a melhor forma de aplicar. A idéia seria eu ( farmacêutica já formada) estudar e meu esposo trabalhar. Você poderia nos dizer qual o procedimento mais adequado aplicar o visto? Tenho interesse em estudar na George Brown, você sabe me dizer se esta instituição possue o programa em que você citou (um trabalha e outro estuda, bem como o curso de inglês incluso)? pois, embora esteja estudando, meu ingles ainda não é muito bom. Muito obrigada pelo espaço!

  9. Olá! Muito bom seus esclarecimentos. pude tirar muitas dúvidas!
    Gostaria de saber se a faculdade de medicina do Canadá é aceita no Brasil. E se a faculdade no Brasil é aceita no Canadá.
    Meu filho está pensando em fazer medicina e estamos estudando a possibilidade de estudar no Canadá.
    Obrigada!

  10. Olá Rafael,gostaria de saber se eu poderia terminar meu colegial aqui no Brasil e fazer mais um ano no Canadá,aí se conseguir ingressar a faculdade de medicina lá

  11. Olá Rafael! Terminei o segundo grau por Supletivo ( baixa carga horária ), e tenho 41 anos agora, estes seriam empecilhos para cursar undergraduate no canadá? Obrigado pela atenção!

Deixe uma resposta