Página Inicial Estudar O que fazer para estudar fora do Brasil?

O que fazer para estudar fora do Brasil?

Muita gente diz querer morar fora do país, seja para estudar ou para trabalhar. Como consequência disso vem a incrível experiência de conhecer outra cultura. E me refiro a conhecer realmente outro país, porque morar fora implica em viver essa nova cultura sem ser turista. Pode parecer óbvio, mas é completamente diferente.

Hoje, depois de morar vários meses aqui na Espanha, com essa tal de crise aqui na Europa e ainda mais em terras espanholas, diria que não é o melhor momento para encontrar trabalho. A não ser que você já venha com algo esquematizado do Brasil… Para todas as outras pessoas que querem morar fora do país, aconselho buscar bolsas de estudo.

Infelizmente, o consórcio de universidades que no qual eu fui selecionada não abrirá um novo edital para 2012, mas é muito provável que para 2013 sim! Quem tiver interesse em conhecer a proposta, visite o site: www.monesia.eu.

No entanto, há muitas outras chamadas de bolsas de estudo que englobam todas as áreas do conhecimento. Para acompanhar os editais Erasmus Mundus, ver: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/index_en.php.

Então, pessoal, precisa pesquisar e muito! Aqui na Espanha, o programa Erasmus é apenas uma das opções porque, na realidade, há várias agências e instituições que fornecem bolsas de estudo em todos os níveis: graduação, mestrado, doutorado, pós-doc e para pessoal staff de universidades brasileiras. As mais conhecidas aqui na Espanha são a Fundação Carolina e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento.

E agora com tudo na internet, fica infinitamente mais fácil! Imagina fazer isso há 20 anos? Então, pra quem realmente quer morar fora, mãos à obra! Até a próxima!

COMPARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá Cássia ,sou Letícia de Brasilia e estou muito enteressada em fazer um intercãmbio de linguas ,mais não sei realmente um lugar bom para ir ,estava vendo no Canadá ,mais falaram que o inglês la e mais complicado pelo fato deles falarem muitas girias ,queria saber de você qual e o melhor lugar pra fazer esse tipo de intercãmbio ,se ai na Espanha e uma boa .. adorei sua postagem ,conto com sua ajuda ! um abraço e fique com Deus !

  2. Oi Letícia! Recomendaria a Espanha se fosse para aprender espanhol! Entendi que você quer fazer um curso de inglês, não? O Canadá tem sido um lugar bastante escolhido em função dos preços que são bem mais em conta que o Reino Unido, por exemplo. Para quem mora aqui na Europa, um destino mais barato para aprender a língua é Malta (uma ex-colônia inglesa). Para conhecer algumas possibilidades, sugiro que você visite o site: http://www.viajesyestudios.com que organizam esse tipo de curso, a partir da Espanha. Sobre gírias e sotaques, isso terá em qualquer lugar onde você for, então veja quais são suas prioridades e não se preocupe com isso. Abraco!

  3. Olá!!

    Muito obrigada pelas dicas!! Meu sonho é fazer uma Graduação ou Pós na Europa, a Espanha seria perfeito, porque acredito que terei um melhor aproveitamento pela semelhança com o nosso idioma, adorei os seus posts, estou fazendo mil pesquisas, pretendo ir para Espanha no 2º trimestre de 2012 para estudar espanhol e tentar uma bolsa. Atualmente eu estou morando na Irlanda, estudando inglês e fazendo um curso de Business, tenho passaporte português, o que me ajudará bastante para conseguir uma bolsa de estudos.
    Se possível, eu gostaria de manter contato com vc. Ainda está morando na Espanha? Sabe me informar como anda a situação de emprego na Espanha? Estou muito preocupada com isso, pq estou indo ano que vem e precisarei de trabalho para me manter. Ficarei muito feliz se responder o meu comentário. Obrigada!!

    Att,

    Luciana Sousa
    http://www.jornadapelairlanda.blogspot.com

    • Oi Luciana! A situação de emprego na Espanha está terrível, o país estava com um dos maiores índices de desemprego na Europa agora em agosto de 2011. O melhor caminho realmente é tentar uma bolsa de estudos. No entanto, em Granada, por ser uma das cidades espanholas com mais estudantes Erasmus, existe uma procura grande por jovens que falam inglês pra trabalhar nos estabelecimentos (bares, pousadas, hostals). Mas isso é algo específico de Granada. Me passa seu email que podemos manter contato. Um abraco!

  4. Olá cassia tudo bem? É bom saber das histórias e experiência. Tenho sonho de viver um tempo na espanha sou neta legitima de espanhol, mas tinha que ter solicitado até os meus 18 anos aqui no Brasil. E gostaria de passar 6 meses para estudar apenas o espanhol. Com a crise, tem tido noticias sobre negação de vistos de estudos de idiomas? Se está dificil, qual a visão da espanha nesse momento para isso?

    Um grande abraço!

  5. Oi Cássia. Estou cursando o segundo ano do ensino médio, mas meu sonho é ir para a Espanha estudar Ciências Biológicas. Tenho dúvidas sobre de quanto em quanto tempo abrem editais para inscrições ou até mesmo a quantidade de bolsas fornecidas pelas universidades. Obrigada desde já!!!

Deixe uma resposta