Como planejar seu estudo no exterior
Decidi embarcar, para o exterior com a finalidade de estudar, como devo começar a planejar, e organizar minha viagem. Essa é uma das perguntas que mais recebo dos leitores, por isso vamos aprofundar mais sobre o assunto.
Desenvolveremos um guia semanal com informações passo a passo para lhe apoiar nesta decisão.
Antes de decidir entrar no avião e embarcar rumo a novas experiências, é preciso refletir um pouco mais sobre o assunto, costumo dizer que é sempre bom você fazer uma auto-avaliação, pesquisar o porquê está interessado em estudar fora, o que te motivou a dar este grande passo.
É muito importante não embarcar apenas nessa questão porque “alguns amigos seus estão indo estudar fora e você quer ir junto”, se estiver com esse pensamento saiba que 80% de sua viagem pode não ocorrer exatamente como você imaginava.
É necessário que esta motivação venha de você, que realmente esteja interessado em adquirir novas culturas, expandir seus horizontes, ampliar seu conhecimento de fato.
Analise o quanto está disposto para realizar este curso, é sonho de infância, está querendo mudar um pouco a rotina, não aguenta mais o Brasil, tem sede por cultura… Enfim cada um tem seus motivos.
Programe-se sempre com uma antecedência mínima de um ano. Economize, avalie o tempo que possui disponível para este estudo, sejam quinze dias, um mês, um ano tudo precisa de uma boa programação. Garanto que se bem planejado seu estudo no exterior irá valer muito apena não só para o seu currículo, como para sua vivência, as experiências são inesquecíveis acredite!
Inicie sua programação pesquisando sobre o país que deseja vivenciar esta nova experiência, todas as informações são muito bem vindas, pesquise sobre as regiões, o clima, os costumes, a cultura, alimentação (essa de fato costuma pegar alguns de surpresa), custo de vida, o idioma.
Vale muito apena entrar em comunidades no Orkut, facebook, Twitter, explore ao máximo aqueles que tiverem interesse em compartilhar o dia-a- dia, as experiências de adaptação, toda informação que puder colher neste momento é essencial.
Feito isso vá à busca de especialistas, pesquise boas agências de intercâmbio, faculdades, empresas especializadas no assunto e realize diversos orçamentos para ter uma ideia de quanto dinheiro irá precisar levantar para concretizar este projeto.
Comece a preparar-se financeiramente, agora com estes orçamentos em mãos você deve começar e se programar melhor, economizar cada real vale apena. Antes de se assustar com os valores saiba que este é um investimento um pouco caro, mas hoje em dia está mais acessível do que dez anos atrás. Hoje existem muitas facilidades de pagamento como os parcelamentos e financiamentos, tanto em pacotes de intercâmbios como em passagens aéreas. Tenha em mente que é um investimento para sua carreira profissional e para sua vida.
Se a grana está meio curta, procure países com custo de vida mais baixo, com valores mais acessíveis. Não queira embarcar para Londres ou Paris com pouco dinheiro, se fizer isso estará correndo risco de passar algumas necessidades.
Comece a comprar moeda internacional (dólar, Euro), uma boa dica é reservar sempre uma pequena quantia do salário, mesada ou aposentadoria no fim do mês para comprar a moeda para o país que deseja embarcar. Fique sempre atento as cotações procure sempre comprar quando estiver em queda e assim poderá economizar uma boa grana!
Comece a se preparar com antecedência, isso além de ajudar a consolidar seus planos, pode contribuir para eliminar de sua lista aqueles países e cursos que não servem para o objetivo primordial. Isso já lhe pode poupar um bom tempo e lhe evitar expectativas frustradas.
Por hoje é só, amanhã volto com mais informações sobre o assunto para vocês. Aproveitem comentem coloquem suas dúvidas vamos trocando figurinhas.
Abraços a todos!
21 comentários