Página Inicial Estudar Como planejar seu estudo no exterior

Como planejar seu estudo no exterior

Decidi embarcar, para o exterior com a finalidade de estudar, como devo começar a planejar, e organizar minha viagem. Essa é uma das perguntas que mais recebo dos leitores, por isso vamos aprofundar mais sobre o assunto.

Desenvolveremos um guia semanal com informações passo a passo para lhe apoiar nesta decisão.

Antes de decidir entrar no avião e embarcar rumo a novas experiências, é preciso refletir um pouco mais sobre o assunto, costumo dizer que é sempre bom você fazer uma auto-avaliação, pesquisar o porquê está interessado em estudar fora, o que te motivou a dar este grande passo.

É muito importante não embarcar apenas nessa questão porque “alguns amigos seus estão indo estudar fora e você quer ir junto”, se estiver com esse pensamento saiba que 80% de sua viagem pode não ocorrer exatamente como você imaginava.

É necessário que esta motivação venha de você, que realmente esteja interessado em adquirir novas culturas, expandir seus horizontes, ampliar seu conhecimento de fato.

Analise o quanto está disposto para realizar este curso, é sonho de infância, está querendo mudar um pouco a rotina, não aguenta mais o Brasil, tem sede por cultura… Enfim cada um tem seus motivos.

Programe-se sempre com uma antecedência mínima de um ano. Economize, avalie o tempo que possui disponível para este estudo, sejam quinze dias, um mês, um ano tudo precisa de uma boa programação. Garanto que se bem planejado seu estudo no exterior irá valer muito apena não só para o seu currículo, como para sua vivência, as experiências são inesquecíveis acredite!

Inicie sua programação pesquisando sobre o país que deseja vivenciar esta nova experiência, todas as informações são muito bem vindas, pesquise sobre as regiões, o clima, os costumes, a cultura, alimentação (essa de fato costuma pegar alguns de surpresa), custo de vida, o idioma.

Vale muito apena entrar em comunidades no Orkut, facebook, Twitter, explore ao máximo aqueles que tiverem interesse em compartilhar o dia-a- dia, as experiências de adaptação, toda informação que puder colher neste momento é essencial.

Feito isso vá à busca de especialistas, pesquise boas agências de intercâmbio, faculdades, empresas especializadas no assunto e realize diversos orçamentos para ter uma ideia de quanto dinheiro irá precisar levantar para concretizar este projeto.

Comece a preparar-se financeiramente, agora com estes orçamentos em mãos você deve começar e se programar melhor, economizar cada real vale apena. Antes de se assustar com os valores saiba que este é um investimento um pouco caro, mas hoje em dia está mais acessível do que dez anos atrás. Hoje existem muitas facilidades de pagamento como os parcelamentos e financiamentos, tanto em pacotes de intercâmbios como em passagens aéreas. Tenha em mente que é um investimento para sua carreira profissional e para sua vida.

Se a grana está meio curta, procure países com custo de vida mais baixo, com valores mais acessíveis. Não queira embarcar para Londres ou Paris com pouco dinheiro, se fizer isso estará correndo risco de passar algumas necessidades.

Comece a comprar moeda internacional (dólar, Euro), uma boa dica é reservar sempre uma pequena quantia do salário, mesada ou aposentadoria no fim do mês para comprar a moeda para o país que deseja embarcar. Fique sempre atento as cotações procure sempre comprar quando estiver em queda e assim poderá economizar uma boa grana!

Comece a se preparar com antecedência, isso além de ajudar a consolidar seus planos, pode contribuir para eliminar de sua lista aqueles países e cursos que não servem para o objetivo primordial. Isso já lhe pode poupar um bom tempo e lhe evitar expectativas frustradas.

Por hoje é só, amanhã volto com mais informações sobre o assunto para vocês. Aproveitem comentem coloquem suas dúvidas vamos trocando figurinhas.

Abraços a todos!

COMPARTILHAR

21 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou querendo ir para Londres no primeiro semestre de 2012. Pretendo estudar e trabalhar. Quero fazer um curso de ididomas e devo juntar até lá de 13 a 14 mil. Será que dá para custear os gastos iniciais e com o trabalho me manter?

    • Denise, não sou do blog nem nada, mas estou mais ou menos no mesmo caso que você (estou indo para a Finlândia fazer faculdade), então uma dica que vai aí é: veja se a Embaixada do Reino Unido exige um valor mínimo em conta para te conceder o visto – se você não atingir este requisito, fica mais complicado de conseguir -, emprego por lá é considerado “extra”, algo que você não vai precisar necessariamente para sua sobrevivência. No mais, boa sorte e aproveite bastante! 😀

      Diego

      • Oi Diego, tudo bom? Morei na Finlandia 1 ano +-! Gostaria de saber que curso que vai fazer lá, e se sabe falar o finlandes! Porque gostaria de voltar, mas achei a lingua MUITO dificil pra voltar e fazer facul;

  2. Oi, quero muito ir para fora do Brasil estudar artes.Ouvi falar que o custo de vida na Bolívia é baio,mas eu não encontro nada na internet sobre a área de Artes de lá.Só vejo sobre Medicina.Quero que você me dê dicas,e também me diga se é indicado eu ir pra lá.Muito Obrigada ! =)

  3. Oi, estou cursando medicina e queria fazer a residência lá fora… queria saber s alguém tem alguma dica dos melhores países e como fazer.. tenho muita vontade de ir pra Austrália pq ja fiquei um tempo lá, mas pra residência não sei como é. Se alguém puder m ajudaaar !!;)

    • oi laís, sou de porto alegre, rs
      n sei se tem dos melhores, mas tu podes estudar medicina na argentina, porque lá é mais barato e muitos brasileiros estão a migrar pra lá, por aqui, o governo russo estava atráz de estudantes da sua area para estudar em moscou,

  4. Olá,
    Tento vestibular a algum tempo para Medicina, mas no ultimo exame minha nota caiu bastante o que levou me a amadurecer a proposta de estudar no exterior. Soube dos custos razoaveis de estudar em outro país. Enfim tenho planos de concretizar a idéia (Colômbia para ser mais exata).
    Estou procurando por informações a respeito de como proceder para não passar por imprevistos e armadilhas.
    Se alguem que tenha ou esteja passando pela experiência poder entrar em contato para que possamos trocar informações, agradeço.
    Respondo no e-mail: larissa.larissalobo.lobo@gmail.com

  5. Olá. Estou querendo ir agora em julho de 2011 para Londres estudar Ingles Juridico..é um curso de 1 mes, na The London School of English. Gostaria de saber se vcs tem boas referencias desse curso. Alguém indica uma boa residencia estudantil??? Abs!

  6. Oi, estou no ultimo semestre de Direito, estou passando em ir pra granada na Espanha, fazer uma especialização, sabes me dizer se a cidade tem boas referencias?
    Obrigado!!

  7. Oi! Estou com pensamentos de ir para Argentina fazer faculdade de Medicina, estou meio que com medo pois vou sozinha, gostaria de uma ajuda, se puder me dizer como é a moradia, os gastos, a faculdade…
    Obriigada

  8. Ola, otimas dicas, recebo muitos emails de pessoas me pedindo informações de como conseguir emprego nos EUA ou como ir para os EUA para estudar ou para trabalhar. A vontade ja é o primeiro passo, o segundo é pesquisar o assunto, o terceiro passo é economizar dinheiro e so então dar entrada nos papéis no Consulado. Estudar fora custa caro, viver fora custa mais caro ainda. Especialmente em tempos de crises. Algumas pessoas abandonam tudo para mudar de pais, e não tem a menor idéia do que vão encontrar pela frente. Eu recomendo ir na Biblioteca pesquisar livros, ver fotos, pesquisar o Google e planejar custos. Leia mais aqui: http://www.fashionspill.com/2011/05/qual-a-verdadeira-situacao-economica-dos-eua/, e leia mais aqui por exemplo: http://www.fashionspill.com/2011/04/morar-nos-eua/. do fui a NYC pela primeira vez, primeiro eu sonhei por varios anos, depois eu planejei e depois eu vim com dinheiro para ficar por um tempo, esse tempo se estendeu por um ano. Hoje em dia apesar do dolar estar mais baixo, o emprego esta escasso. Minha ultima dica é: Nunca, nunca entre em um pais ilegalmente e não pague coiote pra te trazer, jamais coloque sua vida em risco. Faça tudo da forma legal e correta. Abraços

  9. Oi Pessoal! Eu sempre tive o sonho de fazer cursos de idiomas no exterior e após o meu curso de inglês intensivo em Malta eu fiz uma investida radical, decidi aprender chinês devido a forte ascensão econômica da China e também porque eu trabalho com comércio exterior e tenho muito contato com Chineses. Procurei por diversos cursos de chinês aqui no Brasil mas infelizmente não encontrei um curso de chinês intensivo ou para negócios, então decidi fazer um curso de chinês intensivo em Pequim na China pela escola de idiomas Sprachcaffe Language PLUS no ano passado. Passei cerca de 3 meses fazendo o curso de chinês intensivo com acomodação e alimentação incluídas. Realmente foi uma experiência fascinante pois eu conheci os pontos turísticos famosos de Pequim, a cultura chinesa e ainda fiz um curso de Tai Chi Chuan.

    Vou enviar para vcs o link da escola

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/aprenda_chines.htm

    Sucesso pra vcs!

  10. Olá! Gostaria de uma dica, vou casar em dezembro e pretendo ir estudar no exterior la pelo meio do ano que vem, minha noiva já é formada e eu iria fazer um curso de 2 ou 4 anos, na área de negócios ou artes visuais, gostaria de saber a melhor opção onde eu poderia estudar e ela trabalhar na área dela ( Recursos Humanos ) sem problemas com vistos de trabalho e etc.

    Muito obrigado!
    O site é ótimo! ^^

  11. Gostaria de saber qual a idade minima para cursar uma universidade na Inglaterra, e se é possível fazer metade desta no Brasil e a outra metade lá. Desde já agradeço.

  12. oi, gostaria de fazer faculdade de medicina fora do brasil, em especial gostaria de cursar em Portugal, mas não sei por onde começar nem o quê e quais possíveis faculdades pesquisar, queria algumas dicas de como achar uma faculdade para ingressar no ensino superior sem muitos problemas e como fazer isso, desde já obrigada, adorei o blog!!!

  13. Boa Noite,

    eu gostei demais de todas as informações que vocês passam no site. Estou de parabéns mesmo, difícil encontrar assim.
    Eu procuro informações de como legalizar as documentações na Universidade de Buenos Aires. Entrei no site da própria universidade, porém precisava de mais informações para saber como e onde preciso ir para legalizar, estou bem perdida.

    Bom, se puderem me ajudar o mais rápido possível, ficarei imensamente grata.

    Att.
    Bruna

Deixe uma resposta