Página Inicial Emprego Trabalhar em Cruzeiros Marítimos, como conseguir a sua vaga

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos, como conseguir a sua vaga

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos, como conseguir a sua vaga

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos, hoje te explicamos o passo a passo para conseguir a sua tão sonhada vaga.

Você já parou para imaginar como é a vida das pessoas que escolhem trabalhar em cruzeiros marítimos? Festas, altos salários, saudades da família e muito trabalho não faltam a esses tripulantes.

Se você nunca pensou a respeito, hoje vai conhecer um pouco sobre a rotina, benefícios, dificuldades e até um passo a passo para o caso de você se identificar com essa profissão e começar a se interessar em viver essa incrível experiência também.

A vida a bordo de cruzeiros

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos

Trabalhar em cruzeiros marítimos é o sonho de muitas pessoas, principalmente aquelas que amam viajar, pois além de conhecer diversos lugares do mundo os salários são pagos em moeda estrangeira, sendo normalmente em dólares, e praticamente não há gastos a bordo.

Uma das grandes vantagens do trabalho a bordo de cruzeiros é a possibilidade de guardar dinheiro já que o funcionário tem direito a acomodação e alimentação sem custos. Também é uma excelente forma de aprimorar o inglês e conhecer outras culturas, pois o contato com estrangeiros é constante, tanto com outros funcionários como com turistas. Além disso, conhecer muitos países, sem custos (na verdade ganhando para isso!) é especialmente interessante.

E para deixar essa dica bem completa para você, escrevemos todos os detalhes neste artigo e pedimos a colaboração do nosso querido amigo e parceiros Diogo kyrillos, do vlog diário de um tripulante para gravar um vídeo contando um pouco da sua experiência a bordo, explicando cada detalhe para você.

Como pode ver nas dicas do Diogo, trabalhar em um cruzeiro não é para qualquer pessoa. Durante os cruzeiros a comunicação com a terra firme é bastante difícil, e a saudade da família e amigos pode incomodar bastante.

Além do mais, não há dias de folga, apenas algumas horas por dias, às vezes tendo uma carga horária de trabalho que pode chegar a 12 horas.

Mas esse desgaste é recompensado pela experiência, conhecimento, amizades e toda a bagagem cultural que você irá conquistar.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a carreira de tripulante de cruzeiros marítimos pode imaginar e avaliar se essa profissão é indicada para o seu perfil. E se for, confira as nossas dicas a baixo.

Vagas em cruzeiros

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos

Nos cruzeiros há vagas para diversos setores como limpeza, camareira, cozinheiro, vendedor, recepcionista, lavador de pratos, recepcionista e até fotógrafo.

Os altos salários compensam o tempo longe da família e amigos, sendo que os valores iniciais estão entre US$ 500,00 e US$ 2.500,00 e os contratos são temporários, variando entre seis e nove meses.

Pré-requisitos para trabalhar em cruzeiros marítimos

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos

  • Ser maior de 18 anos (ou maior de 21 anos para companhias americanas)
  • Possuir nível de inglês intermediário (sendo que algumas funções ou empresas exigem fluência)
  • Conhecer a área pretendida de trabalho

Algumas funções possuem outras exigências como cursos profissionalizantes específicos ou experiência comprovada, isso se deve principalmente pela grande concorrência que despertam diante de poucas vagas disponíveis.

Essas funções normalmente estão relacionadas a posições “Staff” como recreação, recepção, excursão, vendas, fotografia e administrativas, e exigem experiência e domínio de outros idiomas além do inglês e espanhol.

Dependendo da área pode ser exigida formação acadêmica.

As principais características desejadas dos candidatos às vagas em cruzeiros são simpatia, bom-humor, vontade de aprender, destreza, tolerância cultural e principalmente muita disposição para trabalhar em cruzeiros marítimos.

Inscrição para vagas de trabalho em cruzeiros

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos

Hoje já existem algumas empresas especializadas na contratação de funcionários para trabalhar em alto mar, mas algumas companhias ainda fazem o recrutamento diretamente através de seus sites institucionais. É preciso estar atendo a abertura dos processos seletivos para se candidatar a uma vaga.

Passo-a-passo para se inscrever

Escolhemos a agência Infinity Brasil, especializada em recrutamento para cargos em cruzeiros para acompanharmos o processo e explicar direitinho como tudo funciona.

  1. Cadastro

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos

Em geral o processo inicial é bem simples, sendo necessário apenas efetuar um cadastro em formulário específico no site da empresa. É preciso muita atenção durante o preenchimento, pois as informações cadastradas podem definir as etapas seguintes do processo. Esse cadastro será avaliado por uma equipe responsável pela seleção de candidatos.

Após o período de avaliação será enviado ao endereço cadastrado um e-mail com a informação do resultado da seleção, informando se você foi aprovado ou reprovado na seleção inicial.

Em caso de aprovação, após mais alguns dias, um novo e-mail será enviado comunicando a data agendada para a entrevista, que pode ser presencial ou através de Skype.

  1. Entrevista com a Agência

Trabalhar em Cruzeiros Marítimos

A segunda etapa do processo seletivo é a entrevista que normalmente é feita em inglês, onde serão avaliados os conhecimentos, experiências, postura, perfil, além da proficiência no inglês e/ou outros idiomas solicitados.

Após mais alguns dias o resultado da sua entrevista será enviado por e-mail, e em caso de aprovação. nele também constarão as informações sobre a companhia marítima contratante, o cargo, salário e materiais informativos também sobre o cargo em que você foi aprovado.

Nessa etapa existe também a possibilidade de você ser aprovado, porém não existir vaga em aberto para a função escolhida sendo, neste caso, necessário esperar a abertura da vaga para dar continuidade ao processo.

  1. Entrevista com a companhia contratante

Você receberá por e-mail todas as informações sobre a entrevista, também podendo ser presencial ou via Skype. Para essa etapa é preciso se preparar bastante, estudar e principalmente manter a calma. Após mais alguns dias chegará um e-mail com o resultado da entrevista. Em caso de aprovação você chega à última etapa desse processo que são os procedimentos de embarque.

  1. Documentação de ingresso para trabalhar em cruzeiros Marítimos

Cada companhia terá um procedimento diferente. É preciso atenção aos documentos e procedimentos solicitados para evitar problemas. Uma dica importante é saber exatamente as exigências da sua companhia, pois a falta de preparo pode ocasionar desistência caso você não tenha se preparado e planejado.

Em geral as companhias solicitam os seguintes documentos:

  • STCW + SSA: são cursos exigidos pela Marinha Brasileira, que têm a duração e cinco dias, mas a emissão do certificado costuma demorar cerca de 30 dias, então se planeje com antecedência e faça o curso o quanto antes.
  • Passaporte brasileiro com validade mínima de um ano.
  • Exames médicos admissionais
  •  Visto C1D: modalidade exclusiva para tripulantes de navios.
  • Passagem aérea: dependendo da companhia você pode ser responsável pela sua chegada até o navio. A passagem de volta, se o contrato tiver sido concluído corretamente, é paga pela companhia.

Uma coisa é certa, quem se dispõe a viver essas experiências volta completamente mudado e com uma bagagem cultural inigualável. E aí, vai encarar essa aventura?

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. ola!é meu sonho trabalhar em cruzeiros maritimos e melhorar meu nivel de ingles, porem ja fiz uma entrevista com a infinity, e infelizmente nao fui selecionado para a vaga. Mas, irei continuar tentando ate conseguir, e não irei desistir.

Deixe uma resposta