Página Inicial Emprego Jobcenters

Jobcenters

Uma mãozinha que faltava para você arranjar um emprego

Se você anda procurando um trabalho e não sabe bem por onde começar, que tal aproveitar a ajuda do governo britânico e utilizar um dos centros de emprego espalhados pela cidade? Os jobcentres são departamentos especializados em busca de emprego e o melhor de tudo, o servico é gratuito e acessível também para estrangeiros.

Certamente você já passou em frente de algum jobcentre mas talvez não saiba como funcione um. Então vai lá, é fácil! Basta fazer o registro levando o passaporte (com o visto de estudante ou um passaporte europeu) ou Insurance Number e fornecer alguns dados como endereço e data de nascimento.

Se você não quiser fazer o registro, logo na entrada você vai ver os terminais para fazer busca de emprego, você pode pesquisar as ofertas de emprego e em alguns casos o registro não é necessário e o contato é feito direto com o empregador. Os trabalhos estão dividos por categorias e por áreas. Tambem é possível procurar trabalho fora de Londres e até mesmo fora da Inglaterra.

Depois de feita a selecão você imprime o telefone do contato da vaga e se quiser pode obter mais informações sobre o trabalho no qual está interessado falando com algum dos atendentes. Também é possivel marcar uma entrevista utilizando o telefone do jobcentre que é gratuito ou pedir alguma orientacão específica. E se você marcar alguma entrevista pode pedir a eles uma carta de apresentação (covering letter).

Geralmente as pessoas que trabalham nos jobcentres são bastante prestativas, por isso não fique tímido na hora de pedir ajuda. Aproveite a oportunidade, quem sabe é o seu dia de sorte e você logo estará empregado!

E nada de desistir facilmente se naquele dia não houver nenhuma vaga que te interesse, volte lá depois de alguns dias pois diariamente as ofertas de emprego são renovadas. Geralmente todo borough (áreas que abrangem varios bairros) em Londres tem um jobcentre. Para achar o mais próximo da sua casa procure no www.jobcentreplus.gov.uk , mas não é necessário fazer o registro no jobcentre da sua região pois eles tem um sistema interligado com todos os outros locais. Você também pode procurar ofertas de emprego através do site.

Dicas para melhorar o seu CV
Outro serviço gratuito disponível é o Learn Direct, filiado aos jobcentres. Você pode entrar em contato por telefone (0800 100 900) para marcar uma entrevista com um dos conselheiros, ou dê uma olhada no site www.learndirect-advice.co.uk.

O próprio instituto oferece cursos gratuitos de idiomas, computação, business e gerenciamento. Além disso, o Learn Direct ainda oferece ajuda a procurar trabalho voluntário, dá uma mãozinha para preencher applications forms (fichas de inscrição para empregos), pode indicar qual curso é o mais indicado para você e também ajuda na preparação de um currículo.

por Lucila Runnacles

Links úteis:
www.jobcentreplus.gov.uk
www.learndirect-advice.co.uk

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. BOM – DIA !

    FUI COORDENADORA DO CENTRO DE ESTÉTICA DO DEANA DAY SPA DA PRESIDENCIA / ANGOLA E GOSTARIA DE SABER SE HÁ COLOCAÇÃO DO MESMO PARA ESTE SITE.

    OBRIGADA

    LUCIA

Deixe uma resposta