Página Inicial Emprego Aberta a temporada de caça a trabalhadores

Aberta a temporada de caça a trabalhadores

Manitoba, British Columbia e Nova Scotia querem você!

Uma saudável disputa por mão-de-obra entre as províncias pode representar boas oportunidades para quem estiver disposto a fazer as malas de novo.

Por trás da aceitação de imigrantes, está a questão da falta de mão-de-obra no Canadá, um problema complexo que leva as províncias a disputarem talentos. Hoje, em Toronto, por exemplo, é fácil esbarrar em propaganda de outras partes do país, como British Columbia, Manitoba e Nova Scotia. Nos anúncios, eles tentam mostrar aos próprios canadenses as vantagens de se fazer as malas e mudar de endereço.
As províncias usam atrativos como melhor qualidade de vida e, principalmente, abundância de emprego para tentar seduzir novos residentes. Mas é preciso avaliar o discurso vendedor deles com certo cuidado.
Mudar para um local com menos imigrantes pode ser uma vantagem ou representar um isolamento muito grande. Além disso, é preciso levar em conta como a economia e a política provincial se comportarão a longo prazo e ainda considerar que estas campanhas podem até ser interessantes para os  recém–chegados, mas não foram desenhadas tendo os novatos como público alvo.

Manitoba

A província vizinha a noroeste de Ontário, Manitoba, apesar de ter um território maior do que o de Minas Gerais, tem população um pouco maior que 1 milhão e 100 mil habitantes (dados do Statistics Canada), o que é praticamente a mesma população da cidade de Campinas, em São Paulo, ou a do estado do Tocantins (dados do IBGE).
Uma recente pesquisa mostrou que sua capital Winnipeg é a cidade do Canadá melhor classificada em termos de acessibilidade à moradia. Na prática, isto quer dizer, que mais jovens casais podem comprar casa própria em Winnipeg do que em Calgary, Vancouver ou Toronto.

De acordo com relatório publicado em 2007 pela CMHC (Canadian Mortgage and House Corporation), uma casa em Winnipeg custava $154,607, enquanto em Calgary ela saía por $346,673, e em Toronto por $352,388. Além disso, Manitoba tem a menor de seguro de automóvel do país. Por lá, o proprietário de um carro paga duas vezes menos do que em outras províncias.
Para saber mais clique aqui: gov.mb.ca

Nova Scotia

Situada na região das Maritimes, a Nova Scotia é a segunda menor província do Canadá em termos de área, sendo um pouco menor que a Paraíba. Sua população é de 935 mil habitantes, o equivalente a uma cidade como São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
O governo provincial da Nova Scotia criou em abril desse ano um departamento só para cuidar do desenvolvimento da sua força de trabalho. A idéia é se tornar uma região ainda mais competitiva, e para isso eles estão à procura de trabalhadores qualificados. Sua campanha publicitária está de olho tanto em novos moradores como também no retorno de quem nasceu na região, mas se mudou para outras províncias.
Para atrair novos trabalhadores, a província criou o site Opportunities Nova Scotia que faz parte de uma estratégia maior que tem como fundamentos Recruitment (recrutamento), Retraining (re-treinamento), Retention (rentenção) e Repatriation (repatriamento, que é trazer de volta os nascidos por lá).
Nesta fase do projeto, os onze maiores empregadores da Nova Scotia participam de eventos em Ontário e Alberta, apresentando mais de 310 empregos. E até o dia 30 de junho, pessoas procurando emprego poderão enviar curriculums online através do site. Para saber mais clique aqui:opportunitiesns.ca

British Columbia

A Colúmbia Britânica é a terceira província canadense em população, com quase 4,5  milhões de habitantes. A sua economia é voltada para a silvicultura (cultura de árvores para exploração comercial), mas também há oportunidades em mineração, além de trabalhos na área da construção e nos setores de varejo e serviços.
Em fevereiro desse ano, o Ministério de Desenvolvimento Econômico de British Columbia realizou uma série de feiras de recrutamento de trabalhadores da construção civil em Ontário. Cerca de mil empregadores da província participaram dessas feiras oferecendo cerca de 20 mil vagas. Mas neste setor a disputa é grande. As empresas de construção civil estão cheias de serviço em Ontário, e muitos dos 2.500 indivíduos que compareceram aos eventos eram da indústria automotiva, sem experiência no ramo da construção.
Ja na área da mineração, um estudo feito pela BC Mining Exploration and Mining Labour Market Task Force divulgado no mês de maio revelou que BC precisará de cerca de 15,000 trabalhadores para movimentar o setor na próxima década. A redução da oferta de mão-de-obra naquela área deve-se ao envelhecimento dos trabalhadores ativos, que estão agora só pensando em sua aposentadoria, assim como à falta de novos quadros durante o período de declínio da indústria ocorrido nos anos 90.
Para saber mais, sobre trabalho e oportunidades em BC, visite os sites workfutures.bc.ca, welcomebc.ca , workbc.ca.

Matéria feita por: Jornal brasileiro do Canadá

COMPARTILHAR

47 COMENTÁRIOS

  1. Olá,
    Meu marido e eu estamos entrando com nosso pedido de imigração para o Canadá e este blog está sendo de grande ajuda. Gostaria de aproveitar a oportunidade e fazer algumas perguntas, talvez você possa me ajudar… Meu marido está em Toronto com o visto de visitante. Nesse período que ele está lá, ele pode fazer um estágio não remunerado na área dele que é engenharia elétrica para obter experiência canadense? Outra pergunta, sou formada e tenho mestrado na área de exatas, no entanto, no Canadá, quero exercer a profissão de cabeleireira, preciso levar certificados dessa área de estética? o que é necessário para abrir o próprio comércio lá, é muito burocrático? Muito obrigada pela atenção. Um abraço.
    Rosi

  2. Ola.
    Tudo bom? Bem, a minha historioa é a seguinte. Atualmente curso eng. de Produção Civil. Mas ainda estou bem no começo. Tenho um namorado que infelizmente não terminou o segundo grau. Ele veio do interior pra cidade grande. E chegando aqui não conseguiu um emprego melhor e acabou trabalhando em Obra Civil. Atualmente está como carpinteiro. Por curiosidade, foi onde eu o conheci. Eu faço estágio nessa obra. Por falta de pouca esperança em melhorar de vida aqui no Brasil, ele está com muita vontade de trabalhar fora do Brasil em obra se possível.De preferêwncia no Canadá. Será que ele pode ter uma chance de conseguir? Quero muito ajudar ele.O sonho dele seria juntar dinheiro e depois voltar para abrir algo aqui. Pois, eu também não vejo muitas oportunidades pra ele aqui. E no mais enfrentamenos muitos preconceitos por diferença de classe social.
    Obrigada .
    Polyana – BH – MG

  3. oi, meu marido quer saber se estao contratando trabalhadores brasileiros, na construçao civil no canada.ele e pedreiro e especialista em acabamento. e se estao, o que e preciso faser para ser contratado. Obrigada.

  4. Bom dia, fui informada por uma amiga que é medica,que o canadá está selecionando profissionais da aérea de saúde.Sou técnico em higiene dental(thd)e também bacharel em administração pública. Gostaria de obter mais informações, acerca do assunto.

    Desde já obrigada.
    Jaci

  5. Bom dia, fiquei interessada no post acima sobre contrataçao na area de saude. Sou dentista e se tiver alguma informaçao por favor me envie algum contato por e-mail.

  6. Oi,

    Concluí curso de Técnico em Eletrônica Digital(em 1998) e de Técnico em Processamento de dados(em 2003) – ambos pelo CEFET-PI. Estou disposto a trabalhar nessas áreas, mas se houver algo parecido ou que não seja difícil de fazer [algo fácil seria que não precise de um estudo elaborado pra fazer um serviço]. mas vou avisando que não sou musculoso — o que não ajuda em trabalhos que exijam muito esforço físico.

    OBS.: Nunca estagiei ou trabalhei. Sei ler(mas não falar) algumas palavras e frases em Inglês (mas literalmente).

    Quero um emprego em alguma COMUNIDADE BRASILEIRA do Canadá. Mas estou disposto a trabalhar com canadenses caso eu aprenda Inglês ou Francês.

  7. BOM DIA. GOSTARIA MUITO DE TRABALHAR NO CANADA, TENHO TODOS OS DOCUMENTOS INCLUSIVE CARTAS DE REFERENCIA SOU UM OTIMO MARCINEIRO E CARPINTEIRO TENHO 51 ANOS E MAIS DE VINTE ANOS DE EXPERIENCIA. NÃO TENHO NENHUM COTATO GOSTARIA UM AI NA COMUNIDADE BRASILEIRA FICO NO AGUARDO.

  8. olá gostaria de saber se o Canadá tem empregos apenas para pessoas com GRADUAÇÃO, PÓS GRADUAÇÃO, E MESTRADOS,a um aprocura por mão de obras de nivél tecnicos, ou de profissionais de funções rudimentares, como trabalhadores, sem formação profissional, mas com conhecimento da lingua Inglesa!

  9. oi . gostaria de saber se tenho chances de trabalhar no canada? sou pos graduada em direito internacional, ainda nao advogo, mas sou formada, pois eles preferem com nivel superior. o q vcs me dizem a respeito, tem algum programa q pode me auxiliar?

  10. gostaria de saber como faço para trabalhar no canada,ja morei em south carolina em gosse creek por trez anos e tenho vontade de trabalhar no canada fico no aquardo.

  11. Olá,
    Gostaria muito de trabalhar no Canadá.
    Sou formada em Jornalismo, com ótimo conhecimento da Língua Inglesa, e boas noções de Língua Espanhola e Árabe. Tenho muito interesse na área de bibliotecas, arquivos e livrarias ou algo na área de gastronomia e barismo (cafés), pois tenho um excelente conhecimento do assunto.
    Alguém poderia me ajudar?

  12. Olá, por gentileza, gostaria de informações sobre como morar/trabalhar no Canadá. Sou formada em Adm. de Empresas e Ciências Biologicas; atualmente exerço a profissão de professora. Meu marido também é professor de inglês e já morou 2 anos em Londres. Temos 1 filho pequeno. Aguardo respostas. Grata.

  13. Olá! Parabéns pelas otimas materias!
    Sou cadista e trabalho em uma construtora. Também sou Web Design e gostaria de saber se ha empregos para essas areas no canada ou cursos de aprimoramento que conheca…
    Aguardo resposta.Obrigado!

  14. Estou querendo sair desse chiqueiro sem futuro chamado brasil e ir para o Canadá. Mas, pelo que eu tenho visto, o processo de imigração está cada vez mais demorado. Será que o Canadá vai começar a barrar a imigração?Não quero viver para sempre aqui nesse pocilga de terceiro mundo onde nada funciona.

  15. ola para todos ,sou brasileiro natural do libano,sou micro empresario quase encerrando minhas atividades ,porque os chupa cabras dos (bancos) chuparam as minhas economias ,os juros dos bancos nesse pais é um absurdo,perdi as esperanças,quero mudar de pais,tenho muita vontade de trabalhar honestamente,nem que seja pra limpar as ruas do canadá,quero recomeçar,domino as linguas árabe,espanhola e englesa ,sera que tenho alguma chance naquele pais! meu e-mail ahmid@uol.com.br um feliz 2009 para todos

  16. Boníssimos dias!
    Sou TECNÓLOGO EM MULTIMÍDIA DIGITAL e procuro por oportunidade no Canadá.

    Quaisquer informações podem ser remetidas para o Electrônico Correio: cesarborges2010@yahoo.com.br

    Grato!

    Post Scriptum: Há o domínio do idioma inglês (Conforme Curriculum Vitae, sujeito a avaliação: Escrita; leitura e conversação) em nível médio.

  17. Ola, meu marido é brasileiro com nacionalidade portuguesa, moramos em Espanha, gostaríamos de saber quais as possibilidade de trabalhar como caminhoneiro no Canada. Ele ja exerce essa funçao aqui na Europa, Quais os tramites a fazer? Desde ja agradeço.

  18. Tenho 54 anos, gozo de excelente estado de saúde, pratico futebol normalmente, acabei de aposentar-me como bancário e, solicito informarções acerca das possibilidades de obter trabalho no Canadá, para mim e meu filho maior de idade. Os rendimentos do INSS não são suficientes para custeio dos dispêndios, devido possuir família composta de 06 elementos.
    Obrigado pela atenção.

  19. Em complemento à Msg. anterior, devo salientar que naturalmente, estou disposto a quaisquer tipos de trabalhos e ainda, disposto a dedicar-me intensamente a aprender as línguas inglesa e francesa para facilitar colocação no mercado de trabalho.

  20. OI! MEU NOME É ROBISON, TENHO 23 ANOS E NO MOMENTO MEU MAIOR INTERESSE É DE BUSCAR OPORTUNIDADES FORA DO BRASIL,NAO ILUSAO,OPORTUNIDADES.SOU TECNICO EM MANUTENÇAO A TELEFONIA MOVEL E FIXA,TENHO UM SONHO DE CURSAR MECATRONICA FORA DO BRASIL E TENHO DISPONIBILIDADE EM QUALQUER AREA E HORARIO DE TRABALHO,TENHO BASTANTE FACILIDADE DE APRENDER AS COISAS,ESPERO UMA OPORTUNIDADE ANCIOSO POR RESPOSTAS…

  21. Olá.. td bem.. então, eu gostaria de saber como faço p trabalhar na área de eventos, recepções, restaurantes fora do brasil, e quais países tem mais mercado p essas áreas… abraços e obrigado desde já … 😉

  22. Olá, tenho 20 anos e estou querendo estudar e trabalhar no Canada. Tenho o ensino medio completo (tenho um bom inglês, porem não fluente) e gostaria de saber quais as minhas chances e como conseguir uma oportunidade.

  23. Olá, tenho 20 anos e estou querendo estudar e trabalhar no Canada. Tenho o ensino medio completo (tenho um bom inglês, porem não fluente) e gostaria de saber quais as minhas chances e como conseguir uma oportunidade.
    (desculpe duas mensagens, mas msg anterior estava com um erro no meu e-mail)

  24. o meu nome é Sebastiao, sou formado em Historia(professr), tenho 47 anos e estou disposto a trabalhar em qualquer área. gostaria de receber informações sobr ess possibilidade. grato

  25. Oi tudo bem, gostaria de estudar e trabalhar no Canadá, primeiro gostaria de estudar inglês p/ ficar com a lingua fluente e depois gostaria de pode trabalhar em construção civil, onde tenho experinêcia, sou engenheiro elétrico e ja trabalhei com diversos tipos de instalações e projetos aqui no Brasil e gostaria de saber o que preciso p/ poder trabalhar no Canadá.

  26. gostaria de saber se eu conseguir um visto p/ o canadá de 6 meses, qdo estiver acabando eu consigo renovar o visto ja no país que eu estiver, se for o canada

  27. oi . gostaria de saber se tenho chances de trabalhar no canada? sou pos graduada em arquitetura e urbanismol, eles preferem com nivel superior. o q vcs me dizem a respeito, tem algum programa q pode me auxiliar?

  28. ola? meu nome e Renato tenho 32 anos sou motorista profissional ha 12 anos, sou acostomado com serviços pesados e braçais , sou uma pessoa esforçado, e procuro crescimento em tudo que faço , me de essa oportunidade que voces nao se arrependerao pois procuro sempre fazer o meu melhor! mandem me resposta . obrigado atenciosamente Renato

  29. Sou Téc.em Edificações e Segurança do Trabalho,e gosto de cozinhar,existe oportunidade no Canadá e como poderei ir trabalhar neste país?

    • olá meu amigo quanto tempo. Tentei te ligar mas o número que tenho só chama. Se puder me envie um e-mail para me passar novo telefone.
      pois gostaria de te fazer uma visita.

      um abraço.

  30. Gostaria muito de ter uma oportunidade de trabalho em Dubai, como THD ,sou apaixonada com este paiz…la tudo e muito lindo..aqui no Brasil temos poucas oportunidades de trabalho nesta area, por isto estou aguardando uma oportunidade de vcs , e seria otimo absorver outras culturas…Obrigado pela atenção…Rose

  31. sou marcineiro e gostaria muito de uma oportunidade para trabalhar fora do pais nao importa a funçao aguurdo qualquer resposta

  32. ola,
    gostaria de saber se existe a possibilidade de trabalhar no Canada no setor de construção Civil, sou profissional desta área.
    mas quero de forma legal, é dificil? o que tnho de fazer?

  33. Ola pessoal,

    Meu nome é Diego Cordeiro, sou Tecnico em edificações recem formado no Instituto Federal de Pernambuco com experiencia de 1 ano e meio na construção civil e no setor de compra a 1 ano, se algum empregado de construtora no Canada estiver enterresado favor entrar em contato no email : dieguinho.cara@yahoo.com.br

  34. OLÁ
    Meu nome é GABRIELA gostaria de saber como faço pra conseguir um visto e um emprego no canada, tenho curso de normal de ensino médio pra dar aula para criança de 0 a 6 anos e terminei agora outro curso de protése dentaria. Gostaria muito de conseguir um emprego no canadá pode ser de baba ou limpeza de casa nao importa a aréa , o que eu quero é ir pro canadá.Se alguém suber de alguma coisa e se puder mim ajudar eu agradeceria muito, obrigado pela atenção.

  35. OLÁ
    Meu nome é GABRIELA gostaria de saber como faço pra conseguir um visto e um emprego no canada, tenho curso de normal de ensino médio pra dar aula para criança de 0 a 6 anos e terminei agora outro curso de protése dentaria. Gostaria muito de conseguir um emprego no canadá pode ser de baba ou limpeza de casa nao importa a aréa , o que eu quero é ir pro canadá.Se alguém souber de alguma coisa e se puder mim ajudar eu agradeceria muito, obrigado pela atençãoe também gostaria muito de apreder falar ingles esse é um dos motivo que eu quero ir. Esse é o meu imail se puder mim ajuadar agradeço…. gabri.ela2010@hotmail.com

  36. Gostaria de saber a realidade e a seriedade desse site!Estou interessado no estudo,mais possivelmente gostaria de trabalhar para custear outros cursos quando acabar meus recursos.Sou técnico de edificações e trabalho a 10 anos como empreiteiro de obras,tenho conhecimento pratico!Porem não falo Inglês mais sou inteligente e capaz.

  37. Ola!
    Me chamo claudia, sou tec. Em saude bucal aqui na minha cidade. Gostaria de tentar uma oportunidade no canada nesta area ou em qualquer area.

Deixe uma resposta