O que fazer para estudar fora do Brasil?
Muita gente diz querer morar fora do país, seja para estudar ou para trabalhar. Como consequência disso vem a incrível experiência de conhecer outra cultura. E me refiro a conhecer realmente outro país, porque morar fora implica em viver essa nova cultura sem ser turista. Pode parecer óbvio, mas é completamente diferente.
Hoje, depois de morar vários meses aqui na Espanha, com essa tal de crise aqui na Europa e ainda mais em terras espanholas, diria que não é o melhor momento para encontrar trabalho. A não ser que você já venha com algo esquematizado do Brasil… Para todas as outras pessoas que querem morar fora do país, aconselho buscar bolsas de estudo.
Infelizmente, o consórcio de universidades que no qual eu fui selecionada não abrirá um novo edital para 2012, mas é muito provável que para 2013 sim! Quem tiver interesse em conhecer a proposta, visite o site: www.monesia.eu.
No entanto, há muitas outras chamadas de bolsas de estudo que englobam todas as áreas do conhecimento. Para acompanhar os editais Erasmus Mundus, ver: http://eacea.ec.europa.eu/erasmus_mundus/index_en.php.
Então, pessoal, precisa pesquisar e muito! Aqui na Espanha, o programa Erasmus é apenas uma das opções porque, na realidade, há várias agências e instituições que fornecem bolsas de estudo em todos os níveis: graduação, mestrado, doutorado, pós-doc e para pessoal staff de universidades brasileiras. As mais conhecidas aqui na Espanha são a Fundação Carolina e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional ao Desenvolvimento.
E agora com tudo na internet, fica infinitamente mais fácil! Imagina fazer isso há 20 anos? Então, pra quem realmente quer morar fora, mãos à obra! Até a próxima!
9 comentários