Como obter o seu visto de Estudo para Suíça
As universidades suíças são interessantes para estudantes estrangeiros: elas têm bom nível e primam pelo multilinguismo. O estudante interessado deve procurar organizar-se com a máxima antecedência possível. Cada cantão determina o valor das mensalidades e as condições.
Diretrizes e comentários relativos à entrada, permanência e estabelecimento na Suíça para estudantes estrangeiros. Permanência para estudantes. Devido o grande número de estrangeiros, desejosos de iniciar ou prosseguir seus estudos na Suíça, os estados estabeleceram regras precisas para definir a vinda e a permanência dos candidatos.
Admissão: escolares e estudantes estrangeiros que desejem estudar na Suíça devem apresentar um plano de estudo pessoal. Esse plano deve conter os objetivos finais, sejam a conclusão de estudo em nível de ginásio, graduação, mestrado ou doutorado.
Esse plano será comparado ao programa oficial do estabelecimento escolhido. A direção da escola ou instituto de ensino deverá confirmar que o candidato está apto à freqüentar as aulas e que dispõe de conhecimentos de idiomas.
O estrangeiro que queira estudar na Suíça deve provar também que dispõe dos recursos financeiros necessários. Os estudos não devem ser financiados unicamente por um trabalho suplementar (bicos, etc).
Para cessão de um visto de residência, o candidato estrangeiro devera possuir um passaporte, com validade mínima de um ano. Antes de ser concedido o visto, também será necessário determinar o objetivo dos estudos na Suíça (teórico, pratico ou mixto).
Ao finalizar os estudos, o diplomando estrangeiro deve normalmente partir da Suíça. Estudos com estágio prático Se os estudos compreendem também um estágio pratico dentre de uma empresa (integração futura ao mercado de trabalho), onde o tempo de duração deste passe de 50% do prazo integral de estudo, a admissão final depende da analise do contingente de trabalhadores estrangeiros aceitos no país.
Por outro lado, se o estagio ocorre diretamente no estabelecimento escolar (como ocorre em cursos profissionalizantes), a admissão pode ser autorizada dentro da lei vigente. Caso essa atividade tenha algum tipo de remuneração que ajude a cobrir os custos do estudo, é importante determinar se o estabelecimento de ensino é reconhecido pelo governo.
Controles de resultados Estudantes e escolares estrangeiros na Suíça devem passar as diferentes provas e etapas dos seus estudos dentro de prazos determinados pelas autoridades governamentais. Caso isso não ocorre, o visto de estudante pode não ser mais renovado.
Estudantes estrangeiros que encerraram com sucesso seus estudos na Suíça devem abandonar o país. Mudanças na área de estudos escolhidas pelo candidato só são admitidas em casos excepcionais e inteiramente justificados. Tempo de duração Vistos para estudantes só podem ser concedidos para estrangeiros que estejam inscritos em instituições de ensino em tempo integral.
Isso significa que esses estabelecimentos devem oferecer cursos todos os dias e semanas, sendo que ao seu termino, seja concedido um diploma ou certificado de conclusão. Para estudantes do ensino superior, o estrangeiro precisa estar matriculado numa universidade ou instituto de ensino superior, ou em cursos preparatórios de admissão à universidade, para poder receber um visto de residência.
* Informações retiradas do site da Embaixada da Suíça em Brasília.
7 comentários