Página Inicial Emprego Trabalhando na Irlanda

Trabalhando na Irlanda

Existem dois tipos de situações para quem quer morar na Irlanda: se você tem descendência de algum dos quinze países na União Européia , ou se você só tem seu passaporte brasileiro.

No primeiro caso, você vai ser tratado aqui como um europeu. E boa parte dos europeus do sul escolhem a Irlanda para morar porque atualmente este país é considerado o “Tigre Celta”, graças a investimentos de países ricos como a Alemanha, França e Inglaterra, várias empresas se estabeleceram aqui, tirando o país da situação marginal em que se encontrava há até uns 10-15 anos atrás. O passado da Irlanda sempre foi muito difícil, igual ou pior que o de Portugal, ou seja, um país pobre, à margem da riqueza européia, e que exportava mão-de-obra para a Inglaterra, vizinho rico, Europa, Estados Unidos e Austrália. Com as recentes mudanças, porém, o país vem atraindo principalmente italianos e espanhóis, mas também alemães e franceses, em cujos países não se encontra emprego ou salários razoáveis como os daqui. Estes europeus chegam aqui e conseguem trabalho em questão de poucos dias. Se você portanto, tiver passaporte de um desses países, não terá problemas.

No caso de ter passaporte brasileiro somente, a única vantagem para nós era que aqui não há tantos portugueses, Portanto, qualquer trabalho que requeira o conhecimento da língua portuguesa acaba sobrando para nós brasileiros. Atualmente, porém, a situação tem mudado bastante, e cada dia o governo impões mais normas à concessão do visto, normas estas a que os empregadores normalmente não querem se sujeitar, preferindo, obviamente, trabalhadores europeus.

O sistema de concessão de visto funciona de maneira semelhante ao da Inglaterra, ou seja, a empresa deverá conseguir o visto, o chamado work permit , sem nenhuma inteferência do candidato, ou seja, de uma certa maneira, você é “patrocinado” por uma empresa. O que acontece, porém, na verdade é que as empresas perguntam se a pessoa já tem o visto. Mas é óbvio que não, porque ninguém quis pedi-lo para você. É mais ou menos parecido no Brasil com as empresas que perguntam se o candidato tem experiência, mas como ele acabou de sair da universidade, óbvio que não tem experiência pois ninguém quis contratá-lo ainda.

Logicamente, isso é com relação a conseguir um emprego sério. No caso de só se estar vindo para cá para fazer um dinheiro e treinar inglês e depois voltar para o Brasil, sempre se pode conseguir um trabalho em pub, lanchonete ou loja de conveniência. Em todos os casos, é muito difícil pois não é como a Inglaterra, que de uma maneira ou de outra acaba-se conseguindo pelo menos alguma coisa para não passar fome. Aqui eles sempre perguntam qual a sua nacionalidade. No caso dos pubs, seu trabalho vai ser carregar copos de vidro no meio das multidões. O trabalho normalmente começa às 8 da noite. À meia-noite os lugares estão lotados, e como normalmente são minúsculos, você tem que equilibrar aquelas pilhas enormes de copos e tentar passar no meio dos freqüentadores sem derrubar, alguns deles já devidamente bêbados. Mais ou menos às 2 da manhã, os bouncers (leões de chácara de pub) já terão “limpado” o lugar, ou seja, expulsado todo mundo, pois aqui os lugares fecham cedíssimo. Aí é “só” deixar tudo limpo e arrumado. Mais ou menos umas 6 da manhã, se o pub pagar seu táxi, você estará em casa dormindo.

Nas lanchonetes, seu serviço será provavelmente fazer hamburguer e há escolha de turno, pode ser manhã, tarde ou noite, sendo que o último, é como no pub, tem que limpar a cozinha toda e só vai para casa a altas horas. É um pouquinho melhor porém, pois não tem contacto tão direto com o público. Dificilmente você ficará no caixa, pois esta função é reservada aos trabalhadores legais (os espanhóis adoram os McDonalds daqui!). Se trabalhar no McDonalds ou no Burger King, vai ter um treino, pois afinal fazer um Big Mac ou um Whopper é todo um processo!
Caso você consiga um sub-emprego, o cara que aceitar te contratar vai te pagar o que eles chamam aqui de “cash in hand”, ou seja, mais ou menos como trabalhar ilegal no Brasil, sem carteira assinada. Para os empregadores é um bom negócio, pois além de não pagar imposto, óbvio que o dinheiro que ele economiza com imposto ele não vai te dar, ou seja, no final da história, você vai ganhar a mesma coisa que o cara que paga imposto.

No caso de arrumar um emprego sério, na média, a cada 4 semanas que você trabalha, vai estar trabalhando na prática três para si próprio e a quarta para o governo. O imposto para quem ganha até um certo nível chega a pouco mais de 20%. O funcionário terá que preencher um formulário que vai dar a ele o direito de ter um número chamado P.P.S.N., que funciona como uma carteira de trabalho, sem aquilo não se pode trabalhar legalmente na Irlanda. O que pode acontecer é, dependendo de quanto tempo o governo levar para te dar o work permit, eles podem colocar seu salário em taxa de emergência, o que significa que a cada semana eles aumentam a taxa, até chegar a um nível em que o funcionário vai estar ganhando apenas 5% do que trabalha, até que a situação seja regularizada. Neste caso, se tem que ir ao tax office e mostrar a eles que você já regularizou a sua situação. Aí, também, quando eles acertam tudo você recebe de uma vez aquela bolada de dinheiro que eles te roubaram. Depois de pagar a todo mundo a quem tinha pedido dinheiro emprestado, dá até para fazer uma viagenzinha. Isto também pode acontecer com os europeus, basta que a pessoa por algum motivo não tenha recebido o número referido acima.

Nota: a partir de 2002, o governo irlandês começou a arroxar cada vez mais o controle para aqueles que tentam arranjar um trabalho legalizado. Como se não fosse difícil o suficiente encontrar uma empresa que queira entrar com pedido junto ao governo, agora eles também impõem que a determinada empresa tenha prova por escrito que tentou de todas as formas possíveis conseguir um funcionário que seja da U.E. Depois de um longo processo, eles dão, ou não, o Work permit.

Matéria feita por : Alexandre Doria

COMPARTILHAR

86 COMENTÁRIOS

  1. caros amigos sou brasileiro casado 42 anos meu trabalho é pintor de paredes sou bisneto de italianos de bologna não possuo documentos dav comunidade europea mas gostaria de ter estou desempregado atualmente e portanto sem recurços para tirar documentos ou dinheiro pra viagem só tenho passaporte brasileiro gostaria muito de trabalhar na europa e estabilisar minha vida sou chefe de familia tenho 4 filhos sendo duas biologicas e 2 adotivas qualquer que se interessar a ajudar-me a concluir este meu desejo ficarei grato e podendo ir trabalhar pagarei com meu esforço e trabalho
    obrigado!

  2. Também tenho muita vontade de sair do Brasil para tentar uma vida melhor lá fora. Falo razoavelmente inglês e tenho nivel superior. Só não tenho dinheiro, estou sem emprego e sem reserva nenhuma. Se alguém poder me ajudar, por favor me ajude.

    • eu quero ir pra lrlanda eu trabalho de fretista posto de gazolina tambem tanbem trabalho em supermercado repozito de sesao eu quero muito ir trabalhar la como que eu fasso pra ir

  3. Para você que quer a cidadania italiana veja a comunidade “Brasileiros na Irlanda” no Orkut e leia o tópico sobre esse assunto. Lá explicam tudo.

  4. Sou dentista, vivo e trabalho legalmente em Porugal desde 2003. Estou fazendo um processo de equivalência para trabalhar como dentista em UK. Pensava em ir para Inglaterra mas agora fiquei curioso em relação à Irlanda. Vcs sabem como é a situação do mercado de trabalho para dentistas na Irlanda?

  5. Ola pessoal,

    Poxa, fiquei desanimado.
    De qualquer forma, sou formado em tecnologia da informacao, falo ingles, ,tenho especializacao e experiencia de consultoria no exterior. Tambem procuro oportunidades na Irlanda.
    Fico grato.

  6. ola meu nome é cristiano tenho 23 anos gostaria de morar fora do brazil sou garçom e gostaria de trabalhar na minha area sou decendente de alemao um abraço

  7. Olá! sou formada e falo bem Inglês, pretendo trab. por 1 ano na irlanda. Tenho o dinheiro para passagem e pagar as despesas por 4 semanas. Gostaria de alguma indicação de trab. pode ser qualquer coisa pois minha intenção é aprimorar a lingua.

  8. Olá,sou neto de Italiano,e gostaria de trabalhar em outros países,ñ tenho passaporte mais disoinibilidade para viajar para qualquer lugar,como devo achar essa vaga de emprego.

  9. oi sou cabeleireira e professora de dança falo italiano , espanhol.portugueis , gostaria de ir pra Iralanda viver e trabalhar com meu filho . aqui nao consigo mais continuar sofri um sequestro relampago e nao tenho mais vontade nem de sair de casa aqui, se vcs poderem me ajudar com algum empresgo estarei a disposiçao obrigada!

  10. oi! sou brasileiro sou professor e pesquisador de geografia geral , preciso me adaptar em outros horizontes de outras nações , no momento desejado europa acredito que vou revolucionar o entendimento e a pesquisa na europa desenvolvida e enfluente por isso preciso do apoio de vocês agradeço e aguardo por qualquer coisa entrem em contato vidauniversal@hotmail.com .

  11. Oi a todos!
    Sou mecânico “A” de caminhões volvo, trabalhei 6,5 anos numa concessionária da marca volvo em Goiânia Goiás, conheço profundamente da linha FH FM NH.
    Tenho vontade de trabalhar na Europa de preferência em Bruxelas se alguém puder me ajudar ficarei grato!

  12. oi sou formado em educaçao fisica e gostaria de saber se meu diploma é válido na europa, se for gostaria de saber como faço pra começar a trabalhar ai sem me preoucupar.
    obrigado desde já

  13. Olá pessoal, gostaria de uma informação! sou brasileira, casada com portugues, tenho graduação pela universidade brasleira e estou no mestrado em portugal. Gostaria de saber se tenho condições de trabalhar na minha área de formação em Inglaterra?
    obrigaba

  14. Olá, minha dúvida é a seguinte: vou para a Irlanda por uma agencia de intercabio para fazer um curso de Ingles. No pacote está incluso trabalho temporário. Tem com eu me efetivar no emprego e ser contratado definitovamente e permanecer no país por tempo indeterminado??

  15. gostaria de algumas informaçoes a respeito de eu poder trabalhar e estuar na Irlanda,sou neto mde espanhoes,minha mae ja tem cidadania espanhola.quero ir para Irlanda mas ja fui impedido uma vez de entrar no paiz por ter um visto de estudante negado na Inglaterra.como seria a melhor maneira para eu conseguir isso sem ser barrado novamente.

  16. Boníssimos dias!
    Sou TECNÓLOGO EM MULTIMÍDIA DIGITAL e procuro por oportunidade na IRLANDA.

    Quaisquer informações podem ser remetidas para o Electrônico Correio: cesarborges2010@yahoo.com.br

    Grato!

    Post Scriptum: Há o domínio do idioma inglês (Conforme Curriculum Vitae, sujeito a avaliação: Escrita; leitura e conversação) em nível médio.

  17. Olá,
    Gostei muito das matérias e me interessa a possibilidade de viver na Europa. Tenho cidadania italiana, mas não sei quais países têm as melhores oportunidades. Vocês podem me ajudar com mais informações?

  18. OLA ! A TODOS TENHO UM GRADE DESEJO DE MORAR NA IRLANDA E TRABLHAR TAMBEM , GOSTARIA QUE ALGUEM PODESSE ME DAR UMA FORÇA DE COMO CONCEGUIR ESSA VITORIA ,ESTOU HA MUITO TEMPO TENTANDO E NAO CONSUIGO, QUERO VENCER NA VIDA , E SE ESTIVER ALGUEM TAMBEM INTERESSADO EM IR JUNTO E SO ME CONTACTAR OK? UM GRANDE ABRAÇOS HA TODOS O MEU TEL E 21 7612 4488.

  19. Ola meu nome é Helder, gostaria muito de viajar e trablhar no exterior , esse e meu sonho , se alguem souber e poder me dizer como ficaria agradecido , aguardo respostas, desde ja agradeço atodos…

  20. LEIAAAA ISSO
    LEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIAAAA ISSSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Oie Gente !
    Eu moro na Irlanda
    cidade Dublin !
    para voces ficarem
    sabendo de mais coisas da Irlanda ,
    procurem no google Brasilforal !
    Eu estou falando a verdaade
    Juro poooor Deus gente !
    Xau gente (O2)
    BJAO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE MORADIA NA IRLANDA, TRABALHO E CUSTO DE VIDA. EU E MINHA NAMORADA TEMOS A GRANA PRA PASSAGEM E ALGUMA PARA ME MANTER POR ALGUM TEMPO. SOU BACHAREL EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E ELA PSICOLOGA; PRECISAMOS DE UMA FLUENCIA NO INGLES E UMA EXPERIENCIA MAIOR.

  22. Tenho 28 anos trabalho na area portuaria em santos.
    nunca fui pra fora,gosto muito da irlanda e gostaria de saber como faço pra trabalhar lá,se é meio complicado ou não..se alguem poder me ajudar ficarei muito grato..
    muito obrigado.

  23. Olá, tenho dupla-nacionalidade (brasileiro/português) e há muito tempo tenho vontade de ir pra Europa. Jah pensei em Portugal, jah me ocnvidaram pra Espanha (mas a crise atrapalhou) e agora tah me passando pela cabeça ir pra Irlanda … mas naum sei nada de como eh trabalhar e morar lah, se alguém puder me ajudar e me orientar eu ficaria mt grato. Obrigado e um abraço a tds. meu e-mail (alexsandrobranco@yahoo.com.br) e meu msn (alexsandrobranco@hotmail.com). Fikem com Deus

  24. Olá!!

    Gostaria de perguntar a Ana, onde selocaliza esse tópico?
    Entrei na Comunidade vasculhei e não achei nada!

    “Para você que quer a cidadania italiana veja a comunidade “Brasileiros na Irlanda” no Orkut e leia o tópico sobre esse assunto. Lá explicam tudo.”

    ABS e se puder aguardo retorno!

  25. Olá!
    Estou na Irlanda há quase 1 ano morando com o meu namorado que é europeu e trabalha aqui. Meu visto venceu há tempos e eu não consegui renovar, muita burocracia. Tentamos um visto longo pq ele arca com todas as despesas e o que eu precisar, enviamos várias coisas pra comprovar que o nosso relacionamento é verídico e o tempo que namoramos…não consegui esse visto mais longo, queriam mais provas de namoro. Então não sei como conseguir outro visto. Alguém sabe me dizer como eu consigo outro visto? O meu inglês é fluente portanto espero não ter que pagar pra fazer algum curso já que falo o idioma há muito tempo. Outra dúvida é como conseguir uma permissão para trabalhar aqui. Se alguém puder me explicar resumidamente eu ficarei muito agradecida!

    p.s.: Eu li toda essa matéria aqui nessa página, mas ainda não ficou claro.

    • Simplificando a matéria:
      quer o visto para trabalhar na irlanda?

      1° descendência ou união estável com um europeu (M/H)
      2° Work Permit (carteira de trabalho irlandesa)

    • olá,Mar.eu ainda não fui a Irlanda,mas sei q.a comida é horrível.MIOLOS DE CARNEIRO,BALEIA COM GOSTO DE PODRE.ETC.Mas a hospitalidade é muito boa.boa viagem e boa sorte.bia Teresina-Piauí-Brasil.

    • Olá Marcelo.

      Estou há cinco meses na Irlanda. O país é lindo, um povo acolhedor, mas tenho enfrentando dificuldade no sentido de conseguir emprego, não tem sido fácil. Gostaria de trocar impresssões sobre Dubai, onde vc já esteve.
      Abraços.

  26. Olá galera,

    Estou indo para Irlanda – Dublin em Maio / 2011. Pessoal gostaria de saber, de quem esta na Irlanda, se poderia me passar informações sobre algumas escolas de Dublin. São elas;
    Success College

    S.E.D.A
    Eden College 2010
    Abbey College
    ISI
    GALWAY CULTURAL INSTITUTE/Galway
    Emerald

    E pra quem esta indo em maio se quiser trocar ideias estarei a disposição.

    Abraxx
    Alan Carvalhais
    alan.carvalhais@kof.com.mx

  27. ola meu nome é juliano tenho 24 anos sou estudante de marketing, e gostaria muito de fazer um curso de ingles na irlanda em dublin ou qq outra cidade gde da irlanda, não tenho fluencia no idioma, sei bem pouco, por isso minha vontade de fazer um curso de ingles pra me tornar fluente no idoma, bem como tambem vivenciar novas culturas, se algum brasileiro ja estiver por ai na irlanda e puder me ajudar com uma escola com moradia e tambem um trabalho pra que eu possa me manter por la, ficaria muitissimo grato meu email pra contato é julianohenrique86@hotmail.com;
    Valeu galera abraços a todos.

  28. GENTE GOSTARIA MUITO DE ACHAR UMA PESSOA NA IRLANDA DO SUL… ALGUÉM QUE MORA OU VAI PARA LÁ PODE ME AJUDAR? DEPENDENDO DA RESPOSTA CONTAREI O QUE SE PASSA… É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADA.

  29. gente, to qrndo ir pra Irlanda fazer um curso e trabalhar. Tenho nacionalidade portuguesa. Mas queria saber informações sobre as escolas…alguem tem ideia??? a SEDA eh mais barata do q outras (pelo q eu vi)…tem diferenca??? e como vcs fizeram pra pegar casa? ta mt caro??? e trabalho???sera que da pra pegar algo na area de ENGENHARIA CIVIL?!?!?! quem souber me responde…meu email: diogoluismello@hotmail.com ….valeu!!!!!!!!!!!!!!

  30. Sou formado em Odontologia com especialização em Endodontia, saúde coletiva, prótese e Ortodontia. Gostaria de saber como faço para trabalhar na Irlanda, se tem alguem intereçado. Entrar em contato por email ou pelo tel: (92) 3184 8882

  31. Olá tenho 21 e Estou querendo ir para a Irlanda Trabalhar, nunca sai do Brasil, mas aqui ta dificil pra mim, estou querendo começar denovo, se alguem puder me ajudar com algumas dicas e ajuda mesmo, eu agradeço.
    obg Rafael

  32. olá eu gostaria de fazeruma pergunta…
    eu e meu marido gostariamos de mudar para Irlanda, meu marido fala ingles mas eu nao, eu so falo portugues ,alemao e espanhol..Será que temos chance de conseguir um trabalho por lá..
    meu marido é engenheiro mecanico mas nao tem experiencia na area.
    Por favor preciso de uma resposta.
    Obrigada

  33. Ola cheguei a pouco menos de duas semanas,e estou desesperada para conseguir um trabalho,nao falo ingles fluente mais estou muito disposta,como faço para conseguir isso com mais rapidez?
    Estou pegando linpesa baba seja o que for sendo honesto e dando para conseguir uma grana,esta tranquilo.

  34. olha só, eu tô pensando em ir para a Irlanda em maio, mas eu não tenho noção se dá para ir com visto de turista e depois conseguir um visto de trabalo? E como faz pra conseguir o visto?
    Espero resposta.
    Obrigada

    • oi jeniffer,

      eu vivo aqui e jah te falo, nao existe mais visto de trabalho pra estudante nao, vc como estudando e vai voltar como estudante. A nao ser que vc seja médica especializada, grande profissonal de T.I. e que ainda eles façam de tudo pra arrumar uma pessoa da união europeia…caso contrário nao se iluda…vai ser visto de estudante pelo tempo que vc ficar aqui…
      Boa sorte..

  35. Gente, eu quero fazer intercâmbio para a Irlanda mas sem a ajuda de agências de intercâmbio, eu queria saber como faço isso? Alguém sabe algum contato de alguma escola? Se alguem tiver paciência para ajudar um sonhador add meu msn:diegofficial@ymail.com

  36. Olá, boa tarde!

    Meu nome é Lucas, tenho 21 anos. Gostaria de saber como é e como está o mercado de trabalho para um profissional de TI aí na Irlanda? Trabalho na área em um grande banco aqui no Brasil e estou na faculdade, porém almejo migrar para outro país assim que terminar a universidade. Meu nível de inglês é avançado, consigo me comunicar normalmente, porém estou trabalhando para deixá-lo fluente. Quais as chances você acha que eu teria de conseguir um bom emprego?

    Obrigado

    Lucas

  37. Recebi uma proposta de emprego em Dublin, vou trabalhar com TI, porem me disseram que eu tenho que preencher os formularios, tirar foto, etc e mandar para eles, porem eu sou responsavel pelo pagamento da taxa.
    Alguma ideia de como se paga isso daqui do Brasil? Ou eles será que vao pagar e me descontar depois?
    É preciso tirar algum tipo mais de visto alem do work permit?

  38. Estou me aposentando de um órgão publico em sp,tenho 54 anos, e por não ver futuro algum aqui, desejo sair do Brasil, tenho 2 filhos um de 15 anos e uma filha de 31 anos que é publicitária, procuro algo informal, mas para eles procuro estudo e emprego legalizado, será que temos chances?

  39. oi estou querendo ir para a Irlanda trabalhar na área de construção civil,alguém sabe me dizer se tem muita procura nesta área alguém ode me responder ? agradeço desde já obrigado

  40. oi estou querendo ir para a Irlanda trabalhar na área de construção civil,alguém sabe me dizer se tem muita procura nesta área alguém pode me responder ? agradeço desde já obrigado

Deixe uma resposta