Página Inicial Emprego Mais informações sobre trabalho na Noruega

Mais informações sobre trabalho na Noruega

Recebi alguns comentários em artigos passados com perguntas sobre a Noruega, o que fazer para conseguir um emprego, etc. No meu primeiro artigo sobre a Noruega eu enfoquei mais na burocracia, neste vou falar um pouco mais sobre como achar um trabalho por lá. 

Bem, o meu ponto de partida é minha experiência nos meses de julho, agosto e setembro em Bergen. Por ser uma cidade turística é muito comum que lojas, restaurantes, bares e hotéis contratem estrangeiros para o período do verão Europeu, com a temporada começando em Maio e terminando em Setembro. Por tanto a melhor época para se achar alguma coisa por lá é durante os meses que antecedem a temporada.

Bergen é uma cidade pequena e simpática. Digo pequena para os nosso padrões, mas era a antiga capital da Noruega e hoje a segunda maior cidade, só perdendo para Oslo. A principal atração de Bergen é o “Bryggen“, um conjunto de casas do tempo dos Vikings que serviam como galpões de estoque, hoje estas casas foram tombados como patrimônio da humanidade pela UNESCO. Por estar também à beira do mar e ser a porta de entrada para os famoso Fjords Noruegueses, Bergen é parada obrigatória de cruzeiros que estão a caminho do Círculo Polar, que durante o verão recebe muitos visitantes de todas as partes que vêem para ver a famosa Aurora Boreal e o Sol Da Meia Noite, fenômenos comuns durante o verão.

Então onde é que se pode trabalhar?! E quais são as habilidades necessárias?!

– Como a maioria dos trabalhos estão relacionados com vendas a chave do negócio está em saber vender.

– O Fishmarket (mercado de peixes), em Norueguês Fisktorget, é a parada principal de todos os turistas.  A maioria dos cruzeiros são espanhóis ou italianos, portanto se você fala um destes idiomas suas chances de conseguir um emprego no mercado são grandes. Pode parecer um pouco estranho, porém vale muito a pena.

– Inglês é extremamente necessário, claro. Os outros idiomas que são mais requisitados: espanhol, italiano, alemão e russo.

– Para conseguir um emprego é onde tudo se complica. Tem que ser por indicação ou “na cara e na coragem”. Conheci muitos que chegaram para buscar emprego e conseguiram, é um risco viajar e não ter um lugar onde com certeza você sabe que vai conseguir trabalho. Porém não é impossivel. Principalmente no mercado de peixes a presença é crucial. Os donos de negócio gostam de ver quem é que esta buscando trabalho e seu potencial. Para conseguir a permissão você precisa do contrato, preencher alguns formulários e se apresentar no distrito policial mais próximo, então é possível conseguir a permissão já na Noruega. Arriscado, mas possível. O risco aqui nem é tanto em termos legais, mas de gastos, porque se conseguir um emprego, ótimo! Mas se não conseguir vale a pena lembrar que turismo na Noruega é extremamente caro.

– Existem outros trabalhos no campo de agricultura que também são de temporada e requisitam mão de obra estrangeira já que a mão de obra norueguesa não é suficiente.

Encontrei um site (em inglês) que é bem relevante até porque te ajudar a navegar pelo website do NAV (Norwegian Employment Service). Leia esta página com atenção e começa a planejar seu verão (ou melhor, nosso inverno) na Noruega : http://www.eures.sk/agriculture-and-seasonal-work-in-norway-784-1.html

Sair do Brasil nem sempre fácil, requer planejamento, coragem e perseverança. Não é fácil, mas vale a pena!

Até o próximo artigo!

*Atenção: Não envie currículo para o nosso site, o site Sair do Brasil apenas divulga oportunidades. Não fazemos seleções e contratações, portanto, se deseja ter sucesso em sua busca de emprego encaminhe seu currículo para o endereço indicado na matéria.

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Olá Letícia!
    Nossa, voce esclareceu muitas cosias para mim.O meu sonho é sair do Rio de janeiro, e ir para Europa, estava verificando sobre a Irlanda, mas sempre me encantei com os países mais frios, e resolvi procurar sobre os que voce citou. Só queria saber mais algumas coisas se voce puder. Na irlanda, existem intercambios no qual voce pode ficar mais de um ano e talz, na Noruega tbm? E para tirar o visto é mais complicado? Tenho que juntar muita grana?

    Desde já agradeço.

    Alan.

    • Olá Alan!
      Para tirar o visto não foi tão complicado. Na verdade brasileiros não precisam de visto para entrar na Noruega, o que sim tive que fazer foi o pedido de permissão de trabalho.
      Não sei de nenhum intercambio, mas quero escrever um artigo sobre estudar na Noruega e vou pesquisar sobre intercâmbios.
      Juntar uma graninha é sempre bom antes de sair do Brasil, por necessidade, emergência ou coisas do tipo. Mas dinheiro não é tudo e é possível fazer muito com pouco.
      Vistos e afins custam algum e tem que se estar preparado para arcar com estes gastos.
      Até o próximo! Um abraço e boa sorte!

      • Opa, gostaria de saber onde tu encontrou o emprego lá na loja? Foi algum amigo que te arrumou ou tu conseguiu pela internet mesmo?
        Fico grato desde já.

        Anailton.

  2. Obrigadoo!!
    Mas também existe aquela regra de só poder ficar três meses sem visto? ou pode- se arrumar trabalho e ficar tempo ” indeterminado”, pois pretendo ficar um bom tempo! e referente a trabalho, ( que é meu interesse n° 1, o “tipo” de trabalho são iguais os da UE?? tipo: bar, cinema e talz?
    Para Irlanda, (com as dicas que peguei aqui no site), uns 11 mil reais são suficientes, para a Noruega também deve dar?

    Alan.

  3. Ola Leticia, Estou pensando em ir pra noruega passar um tempo e pra isso gostaria de poder trabalhar.
    Como funciona? eu nao sei nada a respeito. Brasileiro entra com visti de turista pode achar emprego e mudar o status ou precisa aplicar pro visto de trabalho de cara antes de ir?
    Super obrigada

  4. Oi Letícia, sou cabeleireiro a 12 anos até trenho meu próprio negócio mas gostaria de sair da mesmice e trabalhar fora mas na minha profissão inicialmente. Espero contato, muito obrigado!

    Ricardo Guimarães.

  5. Olá, sabe me informar sobre o mercado de trabalho na área da beleza? Sou cabeleireiro especializado, porém no Brasil a profissão está banalizada pelo uso de formol como alisante, oque atrapalha na performance dos profissionais de verdade. Como sei que fora do pais não é assim queria sair daqui para não ter que procurar outra profissão.
    abraços.

Deixe uma resposta