Página Inicial Emprego Empreendedores brasileiros prosperam nos EUA

Empreendedores brasileiros prosperam nos EUA

Com apoio de pesquisas oferecidas pela internet, encontrei uma, um tanto interessante e resolvi postar aqui para tentarmos entender um pouco a respeito de nosso país se é que isso é possível.

Milhares de imigrantes brasileiros estão prosperando em negócios nos Estados Unidos, apesar do furor político em torno dos controles imigratórios, segundo uma das reportagens publicadas pelo jornal econômico Financial Times.

Segundo a reportagem, no Brasil “complicadas barreiras burocráticas e algumas das regras tributárias mais punitivas do mundo tornam a vida difícil para os possíveis empreendedores”. O jornal cita um estudo que diz que para abrir uma empresa no Brasil é necessário preencher 18 formulários diferentes e esperar em média 152 dias, enquanto nos Estados Unidos o processo leva seis dias e exige o preenchimento de seis formulários. A reportagem relata que os brasileiros na cidade de Boston encontraram um nicho em serviços domésticos especializados como limpeza, pinturas e jardinagem, nos quais eles podem ganhar até US$ 100 por hora – “cerca de metade do salário mínimo mensal no Brasil”, observa a reportagem. Para o jornal, esses nichos “não funcionariam no Brasil, onde limpeza doméstica e pintura de paredes são ocupações de pouco status e que pagam mal”. “Brasileiros da baixa classe-média adotam uma visão diferente nos Estados Unidos, porque as recompensas são muito maiores”, diz a reportagem, comentando que imigrantes que retornam ao Brasil raramente conseguem repetir no país o sucesso que tiveram no exterior.

O jornal cita um estudo da socióloga Sueli Siqueira, que estudou as experiências dos imigrantes da cidade mineira de Governador Valadares e descobriu que cerca de metade das empresas estabelecidas por eles após o retorno ao Brasil fracassam, levando-os a tentar novamente a sorte nos Estados Unidos.

A reportagem utilizada aqui foi retirada do jornal Brasil News. Cujo tema é um tanto animador “Empreendedores brasileiros prosperam nos EUA”

Ai eu pergunto para onde o Brasil deseja expandir, hoje a burocracia impede novos talentos de investir dentro de sua própria terra. Será este o verdadeiro desejo de nós humildes brasileiros, ter que investir no exterior por que nosso mercado, não só a criação de novas empresas e a divulgação de talentos mas a nossa valorização de mão de obra,sim porque enquanto os nossos políticos continuarem a ignorar fatos como estes, imigraremos sim. Penso eu que o nosso povo não pode esperar tanto por direitos que são nossos, prosperar dentro da nossa nação!

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. eu estou cansada com nossa política,com o Brasil,eu gostaria de trabalhar no exterior,meu irmão esta no Reino unido mas não tem condições de levar eu ,marido e dois filhos.eu tenho 42 anos fiz so o primeiro semestre de letras/inglês.
    Não tive condições econômicas de continuar
    Portanto se alguem souber de oportunidade pra trabalharmos no exterior nós nos oferecemos,mesmo que para trabalhar em limpeza.
    meu e-mail é adrianalb6@gmail.com

Deixe uma resposta