Página Inicial Emprego Bolsa de Trabalho: Internationale Journalisten-Programme (IJP) está com inscrições abertas

Bolsa de Trabalho: Internationale Journalisten-Programme (IJP) está com inscrições abertas

Ninguém melhor para promover o entendimento entre os povos do que os jovens, especialmente jovens jornalistas que tenham trabalhado algum tempo no exterior. Em 2011, pela décima quarta vez, o Programa Internacional para Jornalistas (IJP na sigla em alemão), organizará um programa de intercâmbio entre Alemanha e América Latina, com o apoio do Ministério da Relações Exteriores da Alemanha e de empresas privadas.
Com o objetivo de promover as relações entre Alemanha e América Latina e de dar a jovens das duas regiões a oportunidade de conhecer de perto o outro país, o IJP selecionará jornalistas do continente para ganhar uma bolsa de trabalho de dois meses como redator visitante em um veículo de comunicação alemão. Durante o período, os jovens profissionais latino-americanos poderão se familiarizar com as realidades política e econômica da Alemanha, assim como conhecer a cultura e mentalidade de sua população. O trabalho não será remunerado, mas o candidato selecionado ganhará uma bolsa no valor de 3.300 euros para ajudar no custeio da maior parte dos gastos (passagem, alojamento e alimentação).

Com realização prevista de fevereiro a abril de 2011, o programa é dirigido a jovens jornalistas com idade entre 23 e 35 anos, com conhecimentos regulares na língua alemã (em casos excepcionais, a fluência em inglês pode compensar a falta desse requisito). Os pedidos de inscrição devem ser enviados até 25 de setembro à Embaixada ou aos Consulados Gerais da República Federal da Alemanha e devem incluir: currículo, foto, cópias de três artigos ou reportagens do candidato que deem uma amostra de sua capacidade profissional e uma carta de recomendação do redator-chefe de seu veículo de comunicação (além de uma descrição da capacidade profissional do jornalista, a carta deve servir como permissão para que o interessado possa participar do programa por dois meses).

Os candidatos pré-selecionados serão convidados para uma entrevista na Embaixada, em Brasília, ou no Consulado Geral de sua respectiva área de jurisdição. O resultado da comissão de seleção será comunicado aos interessados até 1° de dezembro de 2010.

Jornalistas alemães na América Latina

O IJP também oferece oportunidade para que jornalistas alemães conheçam o trabalho de uma redação brasileira. Os veículos de comunicação interessados em receber um profissional da Alemanha devem entrar em contato com alguma das representações diplomáticas alemãs no Brasil, para obter mais esclarecimentos sobre o programa.

Fonte: www.alemanja.org

COMPARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Sendo em qualquer cidade da França,estou disposto a trabalhar pra vcs,porum salário consideravelmente rasoável,porque sou estudante de frances há alguns anos e pretendo aprimorar ainda mais os conhecimentos no idioma.No mais sou professor de literatura brasileira,matemática e linguas inglesa e portuguesa,atleta,mergulhador…connect me e a gente poderá bater um papo bem interessante e assim vcs poderão me conhecer melhor

Deixe uma resposta