Vulcão volta a fechar aeroportos na Irlanda e Grã-Bretanha

Vulcão volta a fechar aeroportos na Irlanda e Grã-Bretanha

Aeroportos da Irlanda e de partes de Grã-Bretanha fecharam novamente durante algumas horas na terça-feira, por causa da nuvem de cinza vulcânica oriunda da Islândia, que já provocara graves transtornos ao tráfego aéreo europeu no mês passado.

Na Europa continental, os voos praticamente não foram afetados. A Autoridade Irlandesa de Aviação (IAA) deveria reabrir seus aeroportos às 12h (9h em Brasília), após seis horas de interdição, mas alertou que o problema pode se repetir durante a semana, por causa da previsão de ventos soprando do norte.

“Poderíamos enfrentar isso periodicamente durante o verão (no hemisfério norte)”, disse Eamonn Brenann, executivo-chefe da IAA. “Iremos provavelmente enfrentar um verão de incerteza devido a esta nuvem de cinzas.”

As cinzas vulcânicas podem danificar estruturas e equipamentos dos aviões. Durante a interdição na Irlanda, o sobrevoo de aviões oriundos de outros países não foi proibido.

Já os Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo (Nats) da Grã-Bretanha declararam zona de exclusão aérea no oeste da Escócia e na Irlanda do Norte a partir das 7h (3h em Brasília), pelo menos até as 13h (9h em Brasília).

A Eurocontrol, agência europeia do tráfego aéreo, minimizou o problema e disse que na Europa como um todo, a aviação comercial deve operar de modo quase normal.

Num dia de semana comum, a Irlanda tem um pouco menos de 200 pousos e decolagens – volume ínfimo em comparação aos 28 mil de toda a Europa, segundo a Eurocontrol.

Mas meteorologistas islandeses alertaram que uma mudança nos ventos pode fazer com que a nuvem vulcânica cubra o espaço aéreo do norte da Grã-Bretanha nos próximos dias.

No mês passado, o tráfego aéreo europeu praticamente parou devido às cinzas expelidas pelo vulcão que existe sob a geleira islandesa de Eyjafjallajokull. Cerca de 100 mil voos foram cancelados, e milhões de passageiros ficaram retidos.

O problema acarretou prejuízos de 1,5 a 2,5 bilhões de euros (US$ 2 a 3,3 bilhões) para as empresas aéreas, segundo cálculos da Comissão Europeia.

A empresa irlandesa Air Lingus informou que os problemas de abril reduziram seu faturamento em cerca de 20 milhões de euros (US$ 27 milhões), mas que o resultado final dependerá do impacto em longo prazo sobre os planos de viagens dos passageiros.

Por: Terra

0 comentário

comments user
Camilla

Olá, Como vocês tem meu Blog linkado ali do Lado (Alemanha muito além do Muro http://www.quedadomuro.wordpress.com) eu gostaria de avisar que eu mudei o endereço para http://www.alemanhaeinfach.blogspot.com
La no próprio Blog eu postei o novo endereço, mas queria pedir o apoio de vocês para mudara qui, porque vejo que muita gente chega ao meu Blog através de vocês.
E obrigada por ter meu link ali.
Camilla

    comments user
    tatidias

    Olá Camila,

    Já alteramos seu novo endereço, desejo muito sucesso ao seu blog!
    Abraços

comments user
Silva

Olá amigo, vim aqui para deixa o link onde estão todas as obras do Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira da área de Eletromagnetismo Aplicado e Aviónica. Ele é autor da Teoria do Triângulo das Bermudas, que visa explicar o que ocorre com os aviões ao entrarem nessa zona, Teoria dos Celulares e Eletricidade Estática, e Orientação aos Aviadores Brasileiros ao voarem a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, pois existe campo Magnético na área do Brasil (relaciona-se ao vôo 1907 e com o Tráfico Aéreo). Entre outras obras.
Deixo o Link aqui em baixo para Leitura e Downloads das Obras deles.

http://www.scribd.com/people/documents/13555060-fuma-a

Um abraço.

    comments user
    tatidias

    Olá Silva agradeço a contribuição
    Abraços

Publicar comentário