Página Inicial Estudar Sistema educacional do Canadá

Sistema educacional do Canadá

Educação no Canadá é altamente descentralizada. O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e/ou ditar regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios canadenses. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como a idade compulsória no qual crianças e adolescentes são obrigados a frequentar a escola varia de subdivisão para subdivisão.

A escolaridade é obrigatória em todas as províncias/territórios. A idade em que há essa obrigatoriedade varia no país, geralmente iniciando-se aos 5~7 anos, e sendo obrigatória até os 16~18 anos (ou até à conclusão do segundo grau), o que contribui para uma taxa de alfabetização de mais de 99%.

Na maioria das subdivisões, o inglês é o idioma mais usado. No Quebec, o idioma mais utilizado é o francês. Porém, cada escola, dependendo da comunidade em volta, pode instituir outros idiomas a ser utilizado como principal na escola. Por exemplo, o francês é muito utilizado em escolas localizadas em pequenas comunidades francófonas no oeste canadense (onde a grande maioria da população é anglófona). Porém, o francês é o único idioma que pode ser utilizado como idioma primário nas escolas do Quebec, exceto em algumas comunidades anglófonas em Montreal.

Como nos EUA, as escolas no Canadá em geral são administrados por distritos escolares, cuja jurisdição é coexistente no geral com os limites de uma cidade ou uma outra entidade administrativa. Distritos escolares possuem o poder de cobrar impostos dos habitantes vivendo dentro de sua jurisdição. Verbas adicionais podem ser fornecidas pela província. Universidades e faculdades públicas no geral são administradas pela província/território no qual localizam-se.

No Canadá, ao sair da Secondary School, o estudante pode buscar um diploma obtido, em regra, nos cursos oferecidos por colleges ou ir atrás de um Bachelor’s Degree em uma universidade. O problema é que não é tão “preto no branco”. É possível que um college dê um Bachelor?s Degree e que você saia de uma universidade com um diploma ou um certificado. Ah, sim, e você também pode optar por fazer um Apprenticeship (que é uma espécie de profissionalizante para profissões mais “mão na massa”). A duração desses cursos, seja no college ou na universidade, varia de 1 a 4 anos. Para um Bachelor’s, é preciso estudar de 3 a 4 anos.

No sistema brasileiro, após concluir a faculdade, ou seja, seu curso superior, você pode querer se especializar através de pós-graduação ou seguir pela área acadêmica, fazendo mestrado e doutorado. Lá, para o graduate studies (que são os mestrados, doutorados e afins) é preciso ter um Bachelor’s, que é um “undergraduate”. Leva um tempo para nós, brasileiros, nos acostumarmos com essa nomenclatura. Você estuda quatro anos para receber um undergraduate degree, enquanto que, por aqui, você termina a faculdade graduado.

No Canadá, para fazer um mestrado (master), é possível ter o Bachelor’s em qualquer área, a não ser em casos específicos em que exigem pré-requisitos. Por aqui, se não me engano, o mestrado tem que ter a ver com sua graduação. Por lá, ainda existem cursos específicos para o que eles chamam de “professional programs”, como Medicina, Direito, Odontologia, etc.

Para finalizar, disponibilizamos para vocês duas tabelas; uma mostrando um comparativo do sistema educacional nas províncias canadenses (para visualizá-la, clique aqui), e a outra mais genérica, dando uma visão geral sobre o ensino no Canadá (para visualizá-la, clique aqui).

.

Partes das informações foram retiradas do Folha do Canadá e Wikipedia

COMPARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi Vera,

    Obrigado por complementar as informações deste artigo… é sempre bom receber mais informações relevantes como essa =)

    Obrigado pela participação, e continue sempre presente em nosso site, ok?

  2. site muito bom =)
    tenho 18 anos e pretendo trocar o 3* ano do ensino médio do Brasil(cursando só até junho do próximo ano) por 1 ano de high school no canadá próximo ano começando em setembro, sei que tô velho más uma agência disse que há programas de high school para quem completa até 20 anos durante o intercâmbio, e pretendo antes do final do high school em 2011 requrisitar a entrada em uma universidade canadense. Você acha que é possível?e esse seria o melhor jeito de ser aceito em uma universidade canadence para cursar bacharelado Biologia?as universidades são muito exigentes?
    fico feliz se vc poder responder!
    obrigado

    • Prezado Thyago,

      Infelizmente não sei dizer, pois além de não ter feito high school aqui no Canadá, eu também não curso uma universidade, então isso inviabiliza qualquer tentativa de ajuda =/

      Recomendo que busque informações em nosso site para se inteirar mais do assunto.

      Att.

  3. Opa!
    Muito legal o texto!
    Será que você pode me dar informações sobre a Educação Física no Canadá?
    Estou formando em Ed.Física e além de estar fazendo um trabalho sobre EDF em vários países, penso em um dia tentar imigrar e gostaria de saber mais sobre a área
    Obrigado

    Fabiano Vassalli

  4. Olá. eu gostaria muito de saber sobre uma escola de idiomas chamada A.L.I em montreal se vcs souberem em inforamarem alguma coisa dela ,seria muito bom pois pretendo estudar la .
    bjs

  5. Olá,

    Pretendo fazer o programa de imigração para o Quebec. Sou arquiteta e já me informei que preciso fazer a validação do meu diploma lá, o que leva um bom tempo. Então, gostaria de saber se antes de eu validar meu diploma, se posso fazer algum curso de pós graduação lá!?

    Obrigada!

    • Olá Fran!
      Conversei a poucos minutos com o departamento de Educação do escritório de Quebéc.
      A pessoa que me atendeu, responsável pelo departamento, disse que essa pergunta é muito complexa e que pode depender da instituição de ensino. A orientação que ela me deu, foi para que você procure uma faculdade que tenha um convênio com o Canadá para esclarecer melhor.
      Abraços e sucesso!

  6. Ola…
    Tenho 18 anos e acabo de voltar de um intercâmbio de 6 meses no Canada, la eu só estudei na escola ILSC ( não sei se você conhece ), mas eu estou muito interessado em voltar para o Canada e fazer uma Graduação. Gostaria de saber como é o sistema que as universidades usam para aceitar os estrangeiros (para ser mais especifico eu estou visando a UBC ou SFU), eu também fiquei sabendo que é possível entrar em um College primeiro e depois entrar em uma universidade através do College e gostaria de saber o processo para poder realizar isso e também gostaria de saber se é possível trabalhar e estudar ao mesmo tempo enquanto esta em uma universidade e, por ultimo se demora para a universidade liberar o visto de trabalho.
    Eu ficaria muito feliz e você me ajudaria muito se respondesse essas perguntas.
    PS: Se você souber de algum site ou lugar que tenha mais informações sobre esses assuntos, por favor, eu gostaria de saber.
    Obrigado pela atenção

Deixe uma resposta