Página Inicial Estudar Bolsa de Estudos Quer estudar nos EUA veja as Bolsas da Comissão Fulbright

Quer estudar nos EUA veja as Bolsas da Comissão Fulbright

Conheça as modalidades de bolsas de estudos da Comissão Fulbright

Aproximadamente 2.821 estudantes e professores brasileiros já estudaram nos Estados Unidos da América por intermédio da Comissão Fulbright. Agora, pode ser a sua vez de realizar o tão almejado sonho de embarcar para a Terra do Tio Sam e completar seus estudos em instituições norte-americanas. As inscrições para o Programa Study of the United States Summer Institute já estão abertas e podem ser realizadas até o próximo dia 25 de janeiro de 2008.

Para esta edição, a Embaixada dos Estados Unidos anunciou seis novas oportunidades de bolsas para professores e educadores brasileiros. Há vagas nos cursos de “Civilização Americana”, “Política americana e pensamento político”, “Literatura Americana”, “Política Estrangeira”, “Mídia e Jornalismo” e “Instituto no Pluralismo Religioso”.

O programa acadêmico de pós-graduação intensivo com excursões integradas ao estudo, será realizado em universidades norte-americanas, com início previsto para junho de 2008. A iniciativa terá duração de seis semanas cada. A bolsa cobrirá todos os custos do participante, o que inclui os gastos com o curso, material didático, refeições, hospedagem, passagem de ida e volta e seguro saúde.

Para participar, é preciso ter fluência em inglês, graduação completa com conhecimento na temática do curso, além de estar veiculado a uma instituição de ensino brasileira de elevado nível. Será dada prioridade aos candidatos de universidades interessadas em introduzir aspectos de estudos norte-americanos em seu currículo acadêmico, através do desenvolvimento cursos referentes aos assuntos abordados no programa.

Outras opções

Se você não se interessou por esse programa, é possível escolher por outras 11 opções, que englobam todas as áreas do conhecimento (confira no quadro ao lado as opções). Cada uma delas possui particularidades e requisitos próprios de seleção. Mas, em geral, as bolsas não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem auxílio financeiro mensal. As inscrições estão encerradas, mas você já pode começar a se preparar, pois novos editais serão lançados no primeiro semestre de 2008.

O primeiro passo é identificar quais das opções atendem as suas necessidades e se encaixam no seu perfil. Feito isso, é hora de separar toda a documentação e correr atrás dos pré-requisitos dos programas. Por exemplo, se é exigida a fluência no inglês e você não a tem, é preciso buscar esse conhecimento. Segundo especialistas, essa preparação deve começar com, no mínimo, seis meses de antecedência.

Os critérios de seleção para as bolsas da Comissão Fulbright são bem rígidos. Para se inscrever em um deles, os candidatos devem apresentar uma relação de documentos que envolvem três cartas de recomendação, o teste oficial em proficiência na língua inglesa, cópias do diploma e histórico escolar da graduação, além de um plano de estudos, que deve ser redigido, obrigatoriamente, em inglês.

Outro critério seletivo é a duração do curso universitário do proponente. Só são aceitos estudantes graduados em habilitações com carga horária igual ou superior a oito semestres letivos. Estas regras são aplicadas a todos os programas da entidade, no entanto cada modalidade oferecida apresenta suas exigências próprias.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta