Página Inicial Estudar Bolsa de Estudos Inscrições abertas para bolsas de estudo em diversos países

Inscrições abertas para bolsas de estudo em diversos países

bolsas de estudo

Bolsas de estudo no exterior: A alternativa para a queda do Ciências Sem Fronteiras

Todos sabem que atualmente o Brasil passa por um momento delicado de crise econômica e política, e devido a tudo isto, o maior programa voltado para a internacionalização da educação superior, o “Ciências sem Fronteiras”, sofreu um enorme corte. O programa que chegou a atender mais de 90 mil estudantes do ensino superior, hoje não chega a ter 5 mil bolsistas.

Ainda que esteja na agenda governamental o lançamento de um novo programa previsto para começar em 2018, agora voltado apenas para doutorado, pós-doutorado e docência, as incertezas nos fazem duvidar que isto realmente se concretize. Mas nem tudo está perdido para aqueles estudantes que continuam tendo o sonho de ter uma experiência acadêmica no exterior.

Existem diversas bolsas de estudo ofertadas por universidades estrangeiras voltadas para estudantes de outros países, algumas delas inclusive voltadas especificamente para brasileiros. Então não desista do seu sonho! Lembrando que, para alcançar esses benefícios, é importante que você tenha uma vida escolar e/ou acadêmica bem estruturada em um alto nível.

As universidades optam quase sempre pelos estudantes nos quais enxergam um grande potencial de desenvolvimento e um interesse mais aguçado. Então não esqueça, quanto mais trabalhos publicados e eventos extracurriculares importantes você tiver, maiores serão as suas chances.

Agora vamos a lista de algumas das bolsas de estudo com inscrições disponíveis atualmente.

Bolsas de estudo – Estados Unidos

American University - Bolsas de estudo
American University

Com inscrições que se encerram ainda neste mês de junho, o país tem dois tipos de bolsas que estão sendo ofertadas atualmente. A American University, localizada em Washington está oferecendo uma bolsa de graduação através do programa “Emerging Global Leader”. Há opções para cursos de diversas áreas, tais como Administração, Direito, Comunicação, Relações Internacionais, Psicologia e Artes.

O programa “Emerging Global Leader” tem validade para os 4 anos de graduação e tem como objetivo formar profissionais que possam servir de incentivo, inspiração e exemplo para a sociedade local ao voltarem para o seus países de origem. A bolsa inclui os custos de moradia, alimentação e taxas durante todo o período do curso.

Para participar, o estudante não pode ser residente dos Estados Unidos e nem já ter estudado ou se inscrito em qualquer outro curso de graduação. As inscrições vão até o dia 15 de dezembro através do site da universidade.

Ainda nos EUA, o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) estão disponibilizando em parceria duas bolsas para um Mestrado Profissional de Formação de Roteiristas, com inscrição só até o próximo dia 12 de junho através do site da Fulbright.

O curso terá 21 meses de duração, custos totalmente cobertos pelo programa. Além das taxas, estão inclusos na bolsa o seguro saúde, passagens aéreas (ida e volta), mil reais para custeio da instalação e um valor mensal para a manutenção das despesas nos EUA.

Para concorrer, o candidato deverá ter nacionalidade brasileira, não pode ter recebido qualquer outro auxílio do Governo Federal para programas de mestrado e doutorado, deve ter concluído curdo superior de graduação até o dia 12 de junho, ter proficiência em inglês e ter experiência comprovada na elaboração de roteiros para produções cinematográficas e/ou audiovisuais.

Bolsas de estudo – Reino Unido

Bath Spa University - Bolsas de estudo
Bath Spa University

A Bath Spa University está com um programa voltado para cursos da Indústria Criativa, que englobam programas de mestrado nas áreas de literatura, artes, publicidade, design e mídia. Estão sendo ofertadas uma bolsa integral e duas parciais. As inscrições estão abertas exclusivamente para estudantes e cidadãos latinos americanos até o próximo dia 22 de junho através do site da universidade.

A University of Sussex, em Falmer, também está oferecendo bolsas para estudantes da América do Sul. Serão cinco vagas para mestrado em cursos na área de projetos, ciências e tecnologia, sustentabilidade e administração. As bolsas, que incluem o custo total do curso mais as despesas de manutenção, são em comemoração pelo 50º do reconhecido Centro de Pesquisa em Ciências Políticas da universidade. As inscrições vão até o próximo dia 1º de julho na página do concurso de bolsas.

Bolsas de estudo – Japão

Bolsas de estudo

O governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, oferece bolsas de graduação no país em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil.

As bolsas MEXT são para cursos de ciências humanas e ciências naturais, com duração prevista entre 5 e 7 anos, dependendo do curso escolhido. A bolsa engloba a isenção das anuidades dos cursos, as passagens de ida e volta para o Japão, um auxílio financeiro de aproximadamente R$3.460 mensal, além de curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

Os estudantes interessados devem procurar o consulado ou escritórios consulares do Japão referente a sua região de moradia. Os respectivos endereços e sites estão dispostos no site da Embaixada do Japão no Brasil. As inscrições vão somente até o próximo dia 12 de junho. Serão aceitos candidatos que tenham entre 17 e 21 anos com um bom domínio de inglês e/ou japonês.

Bolsas de estudo – Austrália

bolsas de estudo

Com o objetivo de internacionalizar a alta qualidade do ensino australiano, o governo do país distribui anualmente as bolsas Endeavour. O programa inclui a cobertura de todas as despesas do estudante, incluindo curso, passagens, seguro saúde, alojamento e auxilia financeiro. O valor total da bolsa é de 140 mil dólares australianos para mestrado e de 272 mil dólares australianos para cursos de doutorado.

Para se inscrever, o candidato precisa ter acima de 18 anos, ter proficiência em inglês de acordo com a exigência do curso escolhido ou ter estudado em algum país de língua inglesa por pelo menos um ano durante a graduação, e nunca ter recebido nenhuma outra bolsa do governo australiano.

Além disso, é necessário que se apresenta a carta de aceitação do curso no qual você está interessado. Para tanto, você pode pesquisar o curso que você deseja pela sua área de atuação ou pelo nome das universidades através do site do Departamento de Educação do governo australiano, e mediante a aceitação neste curso, anexar a carta na sua inscrição para a bolsa. Mas corra! As inscrições irão somente até dia 30 de junho na página da Endeavour.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ja Pensaram Em Oferecer Bolsa Para Um Africano Especificamente Angolano ? Deveria Implementar Isso Pois Eu Em Especial me Sinto Muito Afastada Dos Países.

Deixe uma resposta