Estudar na Dinamarca? Por onde começar…
No meu blog pessoal eu recebo de vez em sempre perguntas relacionadas a vistos de estudantes na Dinamarca. Infelizmente por aqui não existe aquele tradicional visto de estudante como conhecemos de outros países (o que faz sentido, afinal, quem quer aprender dinamarquês)?
Mas vou tentar detalhar o assunto.
Hoje vou comentar sobre:
- Como conseguir uma vaga em faculdades na Dinamarca?
- Scholarship?
- Estudar em inglês ou em dinamarquês?
- Reconhecimento de diploma, histórico escolar e afins.
Na próxima semana comentarei sobre os tipos de visto de estudante, como dar entrada e vou postar um monte de sites com dicas e mais informações sobre estudar na Dinamarca.
Para começar ….
As universidades e faculdades aqui SÓ SÃO de graça para europeus. Ou seja, qualquer pessoa que tenha passaporte europeu tem direito a estudar na Dinamarca de graça – bacharelado e alguns cursos de mestrado/doutorado. Para todos os outros mortais da face da terra, custa os rins da família inteira. Em media, 16 mil euros por ano. Isso mesmo 16 mil euros! Um absurdo.
Tem aqueles que conseguem bolsas de estudo, os scholarships. São bolsas de estudos oferecidas pelo governo dinamarquês para alguns estudantes. As bolsa além de oferecer os estudos de graça, ainda contam com uma ajuda de custo no mesmo valor que os dinamarqueses recebem mensalmente para estudar. Sim, aqui a gente recebe pra estudar, algo em torno de 1500 reais depois dos impostos SÓ para estudar. Mas não vá achando que é suficiente, porque infelizmente não é.
Scholarship?
Esse programa de bolsa de estudos do governo é oferecido uma vez por ano e a data limite de inscrição é dia 15 de março.
Como proceder? Durante o processo de seleção para a universidade/faculdade, a pessoa que gostaria de receber a bolsa, escreve também uma carta de motivação – onde comenta sobre o porquê de querer estudar na Dinamarca, quais os planos de futuro, porque o curso, porque Dinamarca e por ai vai.
Dai então envia essa papelada toda. Vai por mim, no final das contas é muita coisa a ser enviada.
A resposta a pessoa receberá por e-mail mais ou menos uns 3 meses depois.
Como conseguir uma vaga em faculdades na Dinamarca?
Aqui não tem vestibular. O processo seletivo é feito enviando documentos como histórico escolar, carta de motivação, Curriculum Vitae para a faculdade que você quer estudar. O coordenador do curso vai ler a sua inscrição, e de acordo com o nível do curso, os seus resultados durante o ensino médio e suas experiencias profissionais vão decidir se você poderá estudar ou não. Isso mesmo, tudo muito subjetivo!
Caso suas qualificações e notas não sejam suficientes, a pessoa tem a opção de estudar mais para se qualificar para o curso. Mas não é promessa de se conseguir o curso no ano seguinte. É só mesmo para aumentar as chances de se conseguir uma vaga.
Estudar em inglês ou em dinamarquês?
A maioria dos cursos aqui é em dinamarquês. Mas tem um bom numero em inglês. Veja aqui a lista de cursos oferecidos na Dinamarca em inglês: Programmes in english
Para conseguir estudar aqui em inglês é necessário ter um desses diplomas que reconhecem seu nível de inglês, como Cambridge, tofel, essas coisas. Mas para saber qual o nível exigido de inglês pelo curso, o melhor é mesmo entrar em contato com a instituição de ensino que pretende estudar.
Quanto a estudar em dinamarquês, veja aqui o nível exigido pelos cursos e faculdades: På dansk
Reconhecimento de diploma, histórico escolar e afins
Na Dinamarca os estudantes ficam 12 anos na escola (ensino fundamental e médio), no Brasil são 11 (na minha época pelo menos era). Por isso é necessário – na maioria das vezes – que o estrangeiro tenha estudado um ano extra pra conseguir uma vaga nas faculdades daqui. Pode ser por exemplo, ter feito um ano de faculdade.
Os documentos precisam ser traduzidos em um dos seguintes idiomas: inglês, dinamarquês, alemão, norueguês, sueco.
Depois disso, é só enviar os documentos para uma agência responsável por validar diplomas estrangeiros na Dinamarca: Danish Agency for International Education e esperar uns 3 meses e é de graça.
Vou ficando por aqui hoje, na próxima semana escrevo sobre como dar entrada ao processo de visto.
29 comentários