Como estudar na Europa de graça?
Se você sempre quis saber como estudar na Europa de graça, fazer intercâmbio, esse artigo é para você, porque hoje você vai descobrir que é possível conseguir isso de graça, ou pagando bem pouco no velho continente.
E o custo de estudar no exterior normalmente é uma das principais dificuldades, já que além das despesas com moradia, alimentação e transporte em um país diferente, ainda teria que pagar altos valores da faculdade.
Mas felizmente hoje já existem muitas universidades da Europa que não cobram mensalidades ou que oferecem bolsas de estudos integrais para os estudantes, inclusive brasileiros.
Então vamos começar essa viagem rumo a sua graduação no exterior…
Em quais países da Europa é possível estudar de graça?
Quando o tema é estudar fora, a maioria dos estudantes pensa em países como o Canadá, Estados Unidos ou Inglaterra, mas eles frequentemente esbarram nos altos custos desse projeto.
Nos Estados Unidos, por exemplo, quase todas as universidades são particulares e pagas, com poucas vagas para bolsas de estudos. Mas na Europa o cenário é diferente.
Muitos países entendem a importância de qualificar sua população de maneira mais abrangente e assim reduziram os valores cobrados pelas mensalidades (ou anuidades) ou oferecem incentivos do governo, chegando ao pagamento de meras taxas administrativas, em alguns casos.
As bolsas de estudo, geralmente, são concedidas nos seguintes casos:
- Necessidade – a universidade considera a renda ou a situação econômica do candidato;
- Mérito – o candidato demonstra que possui um diferencial acadêmico, esportivo ou artístico em relação aos concorrentes;
- Perfil – acontece quando a instituição deseja aumentar a participação de determinado grupo, como mulheres, idosos ou alunos de alguma especialidade.
Na maioria dos casos, para conseguir uma bolsa de estudos é preciso cumprir alguns requisitos:
- Ter excelentes notas;
- Apresentar bom currículo e atividades extracurriculares;
- Comprovar proficiência no idioma do país;
- Entregar todos os documentos solicitados pela instituição;
- Enviar uma boa carta de motivação, um Personal Statement (uma apresentação) e cartas de recomendação.
Estudar de graça na Europa: Alemanha
A Alemanha atrai muitos brasileiros e pessoas de outras nacionalidades por oferecer alta qualidade de vida.
Desde 2014 praticamente todos os estados eliminaram a cobrança de tuition fees, como são chamadas as mensalidades no país. Inclusive alunos estrangeiros podem se matricular e fazer cursos de graduação e mestrados integrados sem pagar nada.
A exceção é a universidade de Daden-Wüetemberg, que hoje ainda cobra cerca de 1500 euros dos alunos semestralmente.
Em alguns casos, como os das Universidades Federais, são cobradas taxas administrativas (cerca de 50 euros).
Bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)
Mas o melhor, é que existem bolsas de estudos que ajudam a pagar os custos de vida no país também, como é o caso da Bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que está com inscrições abertas para algumas modalidades de cursos até o dia 31 de março de 2021.
São cursos de pós-graduação em áreas de desenvolvimento sustentável, que compõem o Programa EPOS, que tem como objetivo a especialização de profissionais que se destacam nos países em desenvolvimento.
O valor da bolsa depende do curso e do nível do estudo, entretanto normalmente estão incluídos um valor mensal para despesas, as passagens aéreas, seguro saúde e curso preparatório de alemão.
A documentação e os requisitos exigidos dependem do curso escolhido, sendo assim, verifique as condições no site do programa. Mas é preciso lembrar de que é preciso ser aceito primeiro no curso, para depois solicitar a bolsa de estudos.
Outra opção de bolsa de estudos na Alemanha é para profissionais da Comunicação fazerem mestrado em International Media Studies, com duração de dois anos, totalmente ministrado em inglês.
A DAAD também oferece bolsas integrais e parciais para o curso, e as inscrições também vão até 31 de março de 2021. As bolsas integrais oferecem um valor de 750 euros, além das passagens e dos custos com a instituição de ensino. No caso das bolsas parciais, o incentivo cobra apenas os custos com a universidade. Você pode ter mais informações aqui.
Bolsa de estudos na França
A França também oferece oportunidades de estudo quase de graça. No site Campus France, uma agência ligada ao governo francês, você pode verificar todos os cursos disponíveis com bolsas de estudos de até 90% do valor do curso.
As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de março de 2021 e as bolsas de estudo são concedidas pela Embaixada da França ou pelas próprias universidades.
Você pode conseguir todas as informações sobre as candidaturas no site, inclusive o passo a passo para enviar os documentos.
Outro programa de bolsas de estudos da França, o Bolsa Eiffel, oferece incentivos financeiros para alunos de mestrado (1.181 euros), doutorado (1.700 euros), além das passagens aéreas e seguro saúde para estrangeiros. Mas as inscrições acabam cedo, em 2021 foram encerradas em 08 de janeiro, então é preciso ter atenção para o próximo ano.
Estudar de graça na Europa: Holanda
Se a Holanda é o seu sonho de destino, o Holland Scholarship pode ser a melhor opção para você. Um programa de bolsas de estudos do Ministério Holandês da Educação, Ciência e Cultura, em parceria com universidades do país, que oferece auxílio financeiro no valor de 5 mil euros para estudantes de fora do Espaço Econômico Europeu (EEA).
Esse valor tem a intenção de cobrir as despesas do aluno no primeiro ano de estudos, mas não é passível de renovação.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de maio, conforme o curso desejado. Mais informações, como os requisitos e documentos necessários, você consegue no site do programa.
Outra excelente opção de bolsa de estudos na Holanda é o programa Holland High Potential Scholarship, da Universidade de Maastricht. O incentivo cobre o valor integral do curso escolhido e o estudante ainda recebe uma ajuda de custo de 12,3 mil euros para 13 meses e 23,7 mil euros para 25 meses. Além disso, também recebe seguro saúde e é reembolsado dos custos com o visto.
Nesse ano as inscrições se encerraram em 1º de fevereiro, mas você pode se preparar para o próximo ano.
Bolsa de estudos na Suécia
O programa Swedish Institute Scholarships for Global Professionals (SISGP) oferece 300 bolsas integrais de estudos anualmente, financiadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Suécia, para cursos de mestrado, com duração de 2 anos em várias áreas.
A bolsa de estudos cobre as taxas da universidade, oferece ajuda de custo de 10 mil coroas suecas por mês, mais 15 mil coroas suecas para cobrir os custos com as passagens de ida e volta, seguro saúde e anuidade da plataforma profissional SI Network for Future Global Leaders (NFGL) e SI Alumni Network.
Mas você precisa estar matriculado em uma universidade do país para se candidatar à bolsa de estudos. As inscrições estão abertas desde o dia 08 de fevereiro de 2021.
Viu só como existem várias opções para você estudar de graça, e ainda receber ajuda de custo para morar na Europa?
Entretanto é importante se preparar para essa grande mudança. É preciso se planejar financeiramente e também emocionalmente para ficar longe da família e dos amigos por um longo período.
Além disso, tenha sempre todos os seus documentos organizados, para aproveitar as oportunidades tão logo elas apareçam.
Publicar comentário