Página Inicial Estudar Bolsa de Estudos 7 bolsistas embarcam ao Japão com bolsas de estudo MEXT

7 bolsistas embarcam ao Japão com bolsas de estudo MEXT

Estudar no Japão é sonho de muitos estudantes brasileiros. No início de outubro, 7 bolsistas realizarão esse sonho e embarcarão ao Japão para aprender a língua, a cultura e a tecnologia japonesa em renomadas universidades daquele país através das bolsas MEXT.

No dia 2 de setembro (quinta-feira), os novos bolsistas tiveram uma audiência com o Cônsul Geral do Japão, Kazuaki Obe, que conversou com cada participante sobre os objetivos de estudo no Japão e planos futuros. Expressou o seu desejo de que, um dia, algum brasileiro que tenha estudado no Japão seja contemplado com um Prêmio Nobel e, ao final, desejou boa sorte nessa nova jornada.  Os novos bolsistas também se reuniram com veteranos, membros da ABMON – Associação dos Bolsistas do Governo Japonês, para receberem a orientação pré-embarque e dicas de como estudar e viver bem no Japão.

Desde 1956, o Consulado Geral do Japão em São Paulo intermedeia as bolsas de estudo MEXT*  realizando anualmente seleções para 6 tipos de bolsas diferentes. O processo seletivo é constituído de exame escrito, avaliação de documentos e entrevista. Uma vez aprovados pelo Consulado, os candidatos são indicados ao MEXT* que concede a aprovação final e as bolsas aos candidatos. Mais de 700 bolsistas já foram contemplados por essa bolsa do governo japonês através do Consulado Geral do Japão em São Paulo e convênios universitários dessa jurisdição.

Os  novos bolsistas contemplados com a bolsa MEXT* são:

Bolsistas de Pesquisa
1. Ana Jacomit – Universidade de Tsukuba (Engenharia Civil)
2. Victor Kumazawa – Universidade Nacional de Yokohama (Engenharia Mecânica)
3. Yul Otani  – Universidade de Tokyo (Ciências Moleculares)

Bolsista de Treinamento para Professores de Nível Fundamental e Médio
1. Lídia Matsumoto – Universidade Nacional de Yokohama (Química)

Bolsistas de Língua e Cultura Japonesa
1. Caio Mancini – Universidade de Hokkaido (Letras Japonês)
2. Caio Pacheco – Universidade de Osaka (Letras Japonês)
3.Luzia Teruya – Universidade de Osaka (Letras Japonês)

Os interessados em concorrer às bolsas de estudo MEXT podem obter informações detalhadas sobre os processos seletivos na página do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta