Página Inicial Destino Américas Como validar diploma brasileiro no Canadá

Como validar diploma brasileiro no Canadá

Como validar diploma brasileiro no Canadá

Já sabe como validar diploma brasileiro no Canadá? Neste artigo explicamos TUDO o que você precisa saber para validar o seu diploma.

O Canadá é um dos países mais procurados por brasileiros que desejam Sair do Brasil, principalmente pela excelente qualidade de vida oferecida, segurança e altos salários para seus profissionais. A economia do país é bastante forte e existem muitas ofertas de emprego para estrangeiros, porém essas ofertas exigem uma qualificação específica.

A população nativa do Canadá está diminuindo, seguindo a tendência de diversos outros países no mundo, e para minimizar esse efeito o país oferece diversos programas de incentivo à imigração qualificada, ou seja, eles auxiliam a entrada de estrangeiros que possam contribuir para o desenvolvimento do país, ocupando cargos disponíveis no mercado canadense, que não dispõem de profissionais nativos capacitados.

O governo canadense é bastante rigoroso sobre os imigrantes que desejam morar no Canadá e querem garantir a continuidade da qualidade dos serviços prestados, por isso muitas profissões são regulamentadas e exigem do estrangeiro imigrante uma adequação aos requisitos profissionais do país.

Pensando nisso, hoje iremos explicar especialmente para você neste artigo “como validar diploma brasileiro no Canadá”.

Primeiramente será preciso um visto especial que permita a atividade profissional, e as três possibilidades para exercer algum trabalho são: através de uma permissão de trabalho em conjunto com programa de estudo, oferta de trabalho de alguma empresa canadense ou multinacional, ou a permissão de trabalho após a graduação (neste caso o ensino deve ser concluído no Canadá).

O passo seguinte é verificar se a sua profissão é regulamentada no Canadá e identificar o requisitos necessários para conseguir autorização para exercê-la no país. Pode ser preciso frequentar algum curso de especialização, fazer certificações específicas dependendo da profissão. E outra particularidade do Canadá é que os critérios para a concessão da autorização de trabalho são diferentes em cada província ou mesmo cidades. Por isso é preciso muita atenção na hora de pesquisar as exigências para cada caso, sendo necessário já saber a cidade onde deseja residir.

Outro ponto importante é a fluência no idioma, inglês ou francês, dependendo da cidade. É um dos critérios para autorização de trabalho e residência que você seja fluente, consiga se comunicar, sendo que a exigência é mais rigorosa se sua profissão lidar diretamente com público.

As profissões regulamentadas

Como validar diploma brasileiro no Canadá

Após todas essas informações o mais importante a saber é que o processo de autorização de trabalho costuma ser longo, podendo demorar meses ou até anos para profissões relacionadas à saúde. Cerca de 20% das profissões são regulamentadas, isso quer dizer que existem exigências explícitas que precisam ser cumpridas para que o profissional possa trabalhar, entre elas estão advogado, arquiteto, contador, dentista, enfermeiro, médico, professor, psicólogo e veterinário.

Outras profissões que não possuem regulamentação tem o processo bastante simplificado.

Validação do Diploma

No caso de estrangeiros que queiram trabalhar no Canadá exercendo uma das profissões que possuem regulamentação, esses deverão passar por um processo de validação de diploma estrangeiro, que é uma comparação do ensino e aprendizado que o estrangeiro recebeu em seu país, com o ensino oferecido pelas instituições do Canadá. A conclusão dessa validação é que vai determinar o que será necessário complementar para exercer a profissão por lá.

Esse processo de validação é diferente entre as profissões e entre as cidades de atuação, portanto não existe um padrão que englobe todas as possibilidades. Existem muitas empresas que auxiliam nesse processo de imigração e validação de diploma, procure por uma que apresente referências para ajudar a sua jornada.

Vale lembrar que toda essa burocracia é a forma encontrada pelo Governo do Canadá para manter a qualidade dos serviços.

O site do Governo do Canadá informa todas as profissões regulamentadas e os órgãos responsáveis em cada província que centraliza as validações, esse pode ser o seu ponto de partida para descobrir o seu caminho.

Como existem muitas profissões e muitos processos específicos em cada uma, seria impossível detalhar tudo, então escolhemos duas profissões bastante procuradas por imigrantes no Canadá para mostrar como iniciar o processo para validação do diploma.

Validando o diploma de Enfermagem

Como revalidar diploma brasileiro no Canadá

Enfermagem consta há muitos anos da lista de profissões mais procuradas por imigrantes no Canadá, além de também estar na lista das que oferecem mais vagas de trabalho no país.

A tendência é de permanecer nesse patamar justamente devido ao envelhecimento da população e dos profissionais da área. No Canadá a profissão de enfermagem possui três grupos diferentes, Enfermeira Registrada (RN), Enfermeira Prática Licenciada (LPN) e Enfermeiras Psiquiátrica Registrada (RPN) e o título de enfermeiro só poder utilizado por profissionais licenciados ou registrados pelo órgão regulador local.

O Canadá tem aumentado o rigor exigido dos profissionais desse segmento, pois cada vez mais os enfermeiros ganham responsabilidades maiores, substituindo o médico em algumas funções específicas.

Lá os enfermeiros realizam alguns atendimentos que estamos acostumados a ver médicos fazendo aqui no Brasil, por isso o rigor e a exigência de cursos complementares. Mas o salário também corresponde ao aumento de responsabilidade, pois um enfermeiro em nível gerencial chega a receber 860 dólares canadenses por semana.

  • O primeiro passo para validação do seu diploma de enfermagem é realizar o cadastro e inscrição no site do Serviço Nacional de Avaliação em Enfermagem (NNAS), criando um login e senha. Preencha todos os campos com suas
    informações, inclusive dados de cartão de crédito para pagamento da taxa de inscrição no valor de 650 dólares canadenses.
  • Será necessário o envio de dois documentos de identificação com assinatura e com foto (passaporte ou carteira de motorista internacional, por exemplo).
  • Deverá ser preenchido o Formulário de Educação em Enfermagem, pela instituição de ensino em que você tenha concluído sua formação no Brasil. No formulário constarão suas informações acadêmicas, currículo docente, cursos e outros dados referentes ao seu ensino na instituição.
  • O Formulário de Registro de Enfermagem também deve ser impresso e preenchido pelo órgão regulador da profissão no Brasil.
  • Outro formulário, Prática de Enfermagem Form/Emprego dever ser impresso e preenchido por todos os empregadores que você tenha trabalhado nos últimos 5 anos.
  • Resultado de certificação de idioma que deve ser enviado diretamente pela agência de teste para a NNAS. A validade do resultado é de 6 meses. As certificações aceitas são IELTS (apenas o formato acadêmico), com notas mínimas falando 7, ouvindo 7,5, leitura 6.5, escrevendo 7, em geral 7; CELBAN, com notas mínimas falando 8, ouvindo 10, lendo 8, escrevendo 7; ou TEF, com notas mínimas falando 5, escutando 5, lendo 4, escrevendo 4, vocabulário 4.

Todos os documentos deverão ser traduzidos, por agências especializadas, ou tradutores juramentados, e enviados por correios para a instituição NNAS.

A província escolhida recebe os documentos e aplica à legislação local. Nessa hora também são verificadas as necessidades de exames extras para identificar se o candidato está apto para exercer a profissão na área.

O processo todo pode demorar de 3 meses a 1 ano, dependendo da região para a qual se tem interesse.

Levamos em consideração o inicio do processo ainda no Brasil, com o envio de documentos até as duas etapas finais, já realizadas no Canadá. O processo também dispende boa verba, portanto é fundamental se programar financeiramente para tal.

Validando o diploma de contabilidade

Como validar diploma brasileiro no Canadá

Surpresa na última lista divulgada pelo Governo do Canadá figurando entre o top 10 profissões que empregam estrangeiros, a Contabilidade ou Chartered Professional Accountant (CPA) também é uma profissão regulamentada e para exercê-la é preciso à validação do diploma no país, principalmente por se tratar de uma área muito técnica e com detalhes muito específicos de cada região.

Desde a segunda metade de 2015, os órgãos reguladores de Contabilidade no país, resolveram unificar o entendimento da profissão. Essa unicidade trouxe vantagens para os profissionais da área já que os processos entre as províncias ficaram muito semelhantes o que tornou mais fácil a autorização para se trabalhar em diferentes regiões do país.

Caso o postulante a uma das vagas de trabalho possua bacharelado de uma universidade fora do país, ele poderá entrar no processo de validação usando como base o seu diploma desde que a sua instituição de ensino no país nativo seja reconhecida no International Handbook of Universities, publicado pela International Association of Universities. Aqui no Brasil a UNICAMP, A UNIFENAS e a Universidade Estadual Paulista – UNESP são afiliadas a este órgão. Assim como na enfermagem, o processo de validação do diploma de ciências contábeis também é diferente entre as províncias, sendo que cada uma possui um órgão regulador próprio.

Na Colúmbia Britânica, o Chartered Professional Accountants British Columbia (CPABC), é o órgão regulador da província. O histórico acadêmico determinará o que será necessário para obter a licença de exercício da profissão. Existem programas que complementam o ensino de quem possui o bacharelado em outras instituições de ensino e precisem se qualificar. Os brasileiros que desejarem trabalhar com contabilidade nessa província devem procurar o reconhecimento de Advanced Standing, que são profissionais internacionalmente designados. Ou se matricular nos programas educacionais da área reconhecidos no Canadá.

Principais órgãos reguladores:

Chartered Professional Accountants British Columbia
CPA Alberta
Chartered Professional Accountants of Ontario
CPA Manitoba

Agora que você já sabe como validar diploma brasileiro no Canadá, vamos mencionar uma estimativa do custo para tal investimento.

Qual o custo para validar o diploma 

O reconhecimento ou validação de diploma estrangeiro no Canadá é um processo que requer recursos. Portanto, planejar-se financeiramente para todas as etapas da mudança para o país pode ser o fator principal para conquistar seu objetivo.

Assim como em todo processo de validação canadense, essa área também não possui um padrão específico com os valores podendo variar de acordo com área, província e até mesmo urgência da documentação. Se levarmos em consideração as taxas dos órgãos, a quantidade de diplomas enviados (podem ser até no máximo três por processo), as traduções dos diplomas e as despesas com envio os valores podem chegar a 800 dólares canadenses.

O que você achou deste conteúdo? Ele foi útil para você? Então deixe seu comentário no espaço abaixo, e aproveite para compartilhar essa página nas suas redes sociais.

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta