Você está interessado em trabalhar com prestador de serviço no Canadá?
Um dos requisitos mais importante deste programa é que os empregados residam no local de trabalho. Este programa foi criado justamente pela carência de pessoas que queiram morar no local de trabalho. Porém há carência de funcionários residentes, porém não existe carência de trabalhadores não residentes.
Deverá ser pago um taxa para que seu pedido de visa lhe seja concedido. Você deverá entrar em contato com o Consulado Canadense, Embaixada ou outro órgão competente mais próximo para saber o valor da taxa que deve ser paga. Você não terá seu dinheiro, se seu pedido não for aprovado, a taxa cobre apenas o valor do tramite. Desse modo lhe aconselhamos a ler e entender bem as exigências contratuais antes de tomar qualquer atitude. Haverá também despesas de exames médicos, viagem e passaporte.Você será responsável por estes custos, a não ser que o seu empregador as pague.
Um contrato de emprego assinado por você e seu empregador é um requisito legal do Programa Prestador de Cuidados, residentes. O empregador precisa lhe enviar uma cópia do contrato. É parte da documentação que deverá ser enviada ao escritório de visto, quando fizer seu pedido para trabalhar como prestador de cuidados. Você deverá ter uma nova cópia sempre que for solicitar outra licença de trabalho.Você e seu patrão deverão estar bem a par das condições de seu emprego antes de assiná-lo. O relacionamento entre o empregado e o empregador será como qualquer relacionamento profissional. É muito importante deixar bem claro que cada um espera do outro, é que não haja qualquer tipo de desentendimento no relacionamento de trabalho.
O governo do Canadá não faz parte do contrato. Não tem autoridade para intervir no relacionamento empregador-empregado, ou reforçar as condições de emprego. É de vossa responsabilidade conhecer as leis que lhe é aplicada e cuidar-se de seus próprios interesses. O contrato lhe ajudará proteger seus direitos como empregado e elaborando um acordo das condições de seu emprego. O contrato pode ser usado como base nas discussões com seu empregador se por acaso surgir qualquer desavença. O contrato também serve como referencia se uma queixa for apresentada às autoridades trabalhista. Você deverá entrar em contato com o ministério ,responsável pelos padrões trabalhistas, na província ou território em trabalha se você tiver questões ou queixas referente ao teu emprego como prestador de serviço, residente.
Como prestador de serviço residente, você terá direitos legais respeitando as condições justas de trabalho, e um tratamento justo sob as legislações padrões na maioria das províncias e territórios. Seu contrato não deverá ter nada que viole estes direitos. A legislação sobre os padrões sobre emprego. Cobre os direitos nas áreas tais como:
- Um dia folga por semana.
- Férias remuneradas.
- Feriados públicos remunerados.
- Horas extras remuneradas.
- Salário mínimo.
Jamais você poderá ser maltratado pelo empregador. Conheça seus direitos e se familiarize com as condições de trabalho de seu contrato. Segundo as leis vigentes da maior parte dos territórios e províncias, não se pode deixar de pagar horas extras , ou trabalhar horas excessivas e você não poderá ser deportado se recusar ou reclamar, deverá ter conhecimento de que lhe poderão deduzir de seu salário , o que for permitido por lei.
O sistema canadense de saúde permite que algum tipo de atendimento médico seja gratuito, porém dependendo de certa província ou território, em que trabalha, o seu empregador poderá pagar seu plano de saúde. Uma vez estando no contate as agencias de plano de saúde onde estiver trabalhando.
Você terá direito ao Seguro Desemprego no caso de ser demitido sem justa causa, enquanto estiver procurando um outro emprego.Contudo os participantes deste programa deverão encontrar outro empregador o mais breve possível. As taxas de seguro desemprego serão deduzidas da folha de pagamento de acordo seu salário enquanto você estiver trabalhando. O empregador também paga a parte que lhe é devida igual ao nosso FGTS. Que deverá ser depositada ao setor governamental; o qual você terá direito de sacar quando ficar desempregado e tiver direito. O (PPC) é um outro plano que deve ser contribuído por você e seu patrão.
O Plano de Pensão canadense provem uma aposentadoria no caso da pessoa estiver se aproximando dos 60 anos, ou se já faz algum tempo que não trabalha ou trabalha apenas algumas horas, o plano também paga pensão no caso de deficiência, tanto para a esposa como parceira, também paga pensão para os filhos no caso de morte do contribuinte.
Antes que possa receber qualquer beneficio, você deverá encontrar certas condições elegibilidade, incluindo a exigência de residência, ou seja, se trabalhou no Canadá um ou dois anos e voltou ao seu país de residência anterior, você não terá direito à pensão.
O Programa Seguro do Idoso (PSI) provém o pagamento mensal ao residente no Canadá que tenha no mínimo 65 anos de idade. Depois desta idade não é mais necessário contribuir para com este programa. Outras informações podem ser obtidas Desenvolvimento dos Recursos Humanos do Canadá.
Somando ao acordo de desconto referente ao alojamento e alimentação, o empregador pode também deduzir imposto de renda do seu pagamento. Seu empregador deve remeter tais descontos ao fisco canadense anualmente. Você receberá uma cópia destes relatórios mencionando a quantia descontada, todos os anos no fim de fevereiro, em formulário especial, que lhe permitirá conferir seu imposto de renda por volta de 30 de abril de cada ano. Dependendo da taxação anual de salários recebidos, você pode ter restituição total ou parcial do valor que foi recolhido. Você consegue os formulários folhetos explicativos nos Departamento de Correios do Canadá.
Você terá privacidade total na residência, você terá a mesma chave da porta do seu patrão.
Os prestadores de serviço residentes que quiserem participar de cursos profissionais ou acadêmicos deverão pedir uma licença para estudar, se a duração do curso for mais de seis meses. Os solicitantes devem ter em mente que o objetivo principal de sua presença no Canadá é de trabalhar como prestador de cuidados. Contudo os prestadores de cuidados poderão estudar em escolas pagas sem licença, se for de seu interesse.
O guia informativo para o pedido de licença para estudar pode ser obtido pelo Call Centre da Cidadania e Imigração Canadense.
Se o seu empregador lhe tratar injustamente, você pode escrever ou telefonar sindicato mais próximo de sua província ou território. O empregador não poderá puni-lo por causa desta queixa ao sindicato. Você será questionado se você tentou resolver o problema diretamente com o patrão, seu patrão não poderá molestá-lo se houver tal problema, e ele deverá saber como você se sente á este respeito. Em cada província ou território existe escritórios públicos que vai encorajá-lo, ajudá-lo se passando por outras dificuldades tais como stress, ansiedade ou qualquer outro problemas.
O abuso pode ser criminal, sexual ou negligente, ofensa verbal, vexame, humilhação e degradação violando os direitos humanos nesse caso trabalhador deverá prestar queixa para as autoridades competente.O trabalhador deve estar bem informado de seus direitos.
O trabalhador pode mudar de emprego quando achar necessário, porém não poderá ter mais de um emprego com a mesma licença de trabalho. Uma licença de trabalho quando estiver próximo da data de seu vencimento. Para obter uma nova licença deve anexar uma cópia da carta de confirmação do emprego junto com o novo pedido de licença de trabalho.
Quanto tempo mais você permanecer no emprego, mais depressa você completará os dois anos de trabalho necessário para pedir o visto para condição de residente permanente, no país. Se realmente você quiser se demitir você tem que lhe dar aviso prévio, para que ele. Contrate um outro para substituí-lo.Porém sempre é estar a par de tudo o que está no seu contrato.
Mudando, ou permanecendo no mesmo emprego deve-se providenciar. Caso você queira mesmo deixar o emprego, pela ocasião da rescisão o empregador deverá lhe fornecer documentos que equivale a nossa Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por tempo de serviço. Nestes documentos deve constar quanto tempo que você trabalhou, quanto ganhou e quanto contribuiu em tal período de trabalho. Se você não requerer seus benefícios, guarde estes documentos para apresentá-los quando for pedir visto de residência permanente. Seu empregador é obrigado fornecer todos os documentos exigidos pela lei.
Se você perder seu emprego você precisar entrar em contato com centro de recursos humanos para retirar seus benefícios (fundo de garantia). Mas você precisará conseguir outro emprego imediatamente, para não perder tempo e completar os dois anos exigidos pelo programa.Pois qualquer período que você ficar desempregado, poderá atrapalhar de você cumprir o prazo total de três anos, a partir da data de sua chegada.
PARA PEDIR CONDIÇÃO DE CIDADÃO PERMANENTE NO CANADA.
Você precisa completar dois anos dentro da profissão da qual você foi contratado, dentro dos três anos da data de sua chegada. Períodos de desemprego, férias viagens para outros países não serão computados como tempo válido para o programa.
Se você ficar mais de um ano fora do Canadá, e sua licença de trabalho vencer você terá de dar entrada com novo pedido de visa para poder retornar. Contudo você é livre para voltar ao seu país quando quiser após dar aviso prévio ao seu patrão.
Uma vez confirmada o seu status de residente permanente, você terá liberdade para conseguir outro tipo de emprego em qualquer área.Tal permissão pode ser que não saia de imediato, devido a enorme quantidade de pedidos na sua frente.
Sua família pode ser incluída no pedido de residência permanente e poderão obter os visto permanente ao mesmo tempo de o seu, mas este pedido deve ser feito em seu país de origem. Você e sua família deverão passar por exames médicos, e apresentar atestado de antecedentes criminais.
45 comentários