Página Inicial Emprego Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo

Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo

Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo

Ótimo! Você está de partida para os Estados Unidos e, finalmente, aparece aquela vaga que tanto queria. Só falta o currículo e você pensa em usar o modelo que mandou para várias empresas no Brasil, certo?! Então, dê uma pausa e veja que lá o documento é bem diferente do nosso.

A primeira situação é que nos EUA, não se usa currículo e sim resumo. Este é uma síntese fundamentada em tudo de melhor que você já fez. Neste documento você precisa destacar os resultados que obteve em sua vida profissional.

É interessante também uma breve apresentação sobre cada empresa em que trabalhou no Brasil. Muitas vezes o entrevistador não sabe a importância da corporação na sua região.

Outra dica: não coloque idade, números de documentos pessoais, estado civil, data de aniversário. Lá existe lei antidiscriminação rígida e as empresas não querem correr o risco de contratar com estas informações e ter problemas futuros. Fotos são utilizadas somente em vagas para atores, por exemplo.
Regras básicas: 

– Seja breve e conciso. Use pequenos parágrafos em algumas situações.

– Quando for descrever sobre resultados, comece as frases com verbos de ação. O impacto para quem lê é maior!

– Compile suas informações em uma ou duas páginas A4.

– Atente-se a gramática e a grafia. Erros deste tipo fazem com que recrutadores elimine o resumo antes mesmo de terminá-lo de ler.

– Mantenha seu resumo atualizado.


Evite:

– Escrever detalhes desnecessários. Lembre-se que os recrutadores leem vários documentos deste por dia. Não os desanime de ler o seu.

– Usar várias fontes e tornar o documento ilegível. Escolha uma fonte fácil de ler e um tamanho agradável. Verdana, Times New Roman, Arial e Calibri estão entre as preferidas. E o tamanho 10 ou 11, dependendo da fonte escolhida.

– As referências devem estar cientes que estão no seu resumo. Não corra risco de pegá-los de surpresa e não ter o resultado esperado.

– Hobbies ou passatempos devem ser descritos somente se solicitado na vaga.

Agora, vamos ao passo – a – passo de um resumo.

 

Informações pessoais – Personal Information : 
Estes dados podem ser colocados no cabeçalho, de forma direta e simples. Acrescente seu nome, endereço, email e telefone. Caso seu email não seja profissional, modifique-o antes de inserir.

Resumo – Resume:
Usando três ou quatro linhas, resuma sua vida profissional. Destaque os resultados alcançados e prefira os verbos de ação para reforçar.

Experiência Profissional – Professional experience 
Cite a empresa, localização, data de admissão e demissão e o cargo que ocupou. Faça um breve resumo das atividades, realizações e aspectos relevantes da experiência. Se tiver trabalhos voluntários, pode acrescentar também se aplicável à vaga pretendida.

Caso tenha ficado desempregado, encontre o lado bom disso. Durante este período observe se fez algum curso ou trabalho voluntário.

Formação Acadêmica – Qualifications summary 
Considere os cursos de atualização mais recentes; e estes devem estar em primeiro lugar. Os treinamentos com mais de cinco anos, podem ser excluídos.

Se for graduação, mencionar o curso, o tipo de graduação – bacharelado, mestrado ou doutorado –, a instituição e a data de finalização.

Idiomas e Informática – Languages and Key Skills 
O ideal aqui é fazer uma prova no TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System) para testar sua fluência e assim, inserir no resumo a sua pontuação.

Referências – References 
Coloque nomes e contatos de pessoas para dar referência sobre você. Se já tiver experiência profissional, coloque de um supervisor ou coordenador. Mas, caso for seu primeiro emprego, ofereça informações de um professor; por exemplo.

Informações adicionais – Additional Information
Insira dados novos e relevantes. Certificado, publicação, participação em seminários ou algo semelhante.

Preparamos um modelo de currículo (resumo) em PDF para você, basta clicar no link aqui ao lado –> modelo de resumo em inglês para os Estados Unidos

COMPARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Sou Medica aqui no Brasil e gostaria de uma vaga nos Estados Unidos, depreferencia na California que é um estado o qual viajo frequentemente desde 21012.
    Sou graduada em Medicina há 37 anos na especialidade de Ginecologia.
    Grata.
    Dra BERENICE DE AGUIAR SILVA.

    • Infelizmente nos Estados Unidos a maioria dos diplamas brasileiros não são reconhecidos, sendo assim seria necessário que a senhora forsse formada
      lá.

  2. Sou formado na área de segurança do trabalho em nível técnico e universitário, sou formado também na área de MBA em Organização a Saúde do Trabalhador, gostaria muito de obter uma chance para trabalhar nos Estados Unidos.

    • Infelizmente nos Estados Unidos a maioria dos diplamas brasileiros não são reconhecidos, sendo assim seria necessário que o senhor forsse formado lá.

  3. Trabalho como,mecânico diesel motores Cumins. Volvo, MWM- International, Mercedes,Caterpillar
    formação tecnólogo em Automação Industrial, conhecimentos práticos, motores,transmissões (câmbio e diferencial), freios,sistemas pneumáticos e hidráulicos comandados por solenoide eletroeletrônica. circuitos microcontrolador.trabalho com motores marítimos.

  4. Sou Eletricista, Técnico em Eletrônica e instalador de câmeras de vigilância. Tenho 20 anos de experiência atendendo condomínios, empresas e pessoa física. Procuro emprego formal nos Estados Unidos, preferencialmente Flórida, estado que conheço. Tenho visto americano válido B1/B2 e disponibilidade para viajar ainda em 2017. Atualmente estudo língua inglesa e além de português sou fluente em espanhol.

  5. Sou formado em técnico em administração e gestão de empresas,tenho curso de mecânico de maquinas industriais,tenho curso de moto fretista,já trabalhei na industria petroquímica,estou a procura de uma oportunidade nos estados unidos ou em outro país.

Deixe uma resposta