Trabalhar nos Estados Unidos: Como preparar seu currículo
Ótimo! Você está de partida para os Estados Unidos e, finalmente, aparece aquela vaga que tanto queria. Só falta o currículo e você pensa em usar o modelo que mandou para várias empresas no Brasil, certo?! Então, dê uma pausa e veja que lá o documento é bem diferente do nosso.
A primeira situação é que nos EUA, não se usa currículo e sim resumo. Este é uma síntese fundamentada em tudo de melhor que você já fez. Neste documento você precisa destacar os resultados que obteve em sua vida profissional.
É interessante também uma breve apresentação sobre cada empresa em que trabalhou no Brasil. Muitas vezes o entrevistador não sabe a importância da corporação na sua região.
Outra dica: não coloque idade, números de documentos pessoais, estado civil, data de aniversário. Lá existe lei antidiscriminação rígida e as empresas não querem correr o risco de contratar com estas informações e ter problemas futuros. Fotos são utilizadas somente em vagas para atores, por exemplo.
Regras básicas:
– Seja breve e conciso. Use pequenos parágrafos em algumas situações.
– Quando for descrever sobre resultados, comece as frases com verbos de ação. O impacto para quem lê é maior!
– Compile suas informações em uma ou duas páginas A4.
– Atente-se a gramática e a grafia. Erros deste tipo fazem com que recrutadores elimine o resumo antes mesmo de terminá-lo de ler.
– Mantenha seu resumo atualizado.
Evite:
– Escrever detalhes desnecessários. Lembre-se que os recrutadores leem vários documentos deste por dia. Não os desanime de ler o seu.
– Usar várias fontes e tornar o documento ilegível. Escolha uma fonte fácil de ler e um tamanho agradável. Verdana, Times New Roman, Arial e Calibri estão entre as preferidas. E o tamanho 10 ou 11, dependendo da fonte escolhida.
– As referências devem estar cientes que estão no seu resumo. Não corra risco de pegá-los de surpresa e não ter o resultado esperado.
– Hobbies ou passatempos devem ser descritos somente se solicitado na vaga.
Agora, vamos ao passo – a – passo de um resumo.
Informações pessoais – Personal Information :
Estes dados podem ser colocados no cabeçalho, de forma direta e simples. Acrescente seu nome, endereço, email e telefone. Caso seu email não seja profissional, modifique-o antes de inserir.
Resumo – Resume:
Usando três ou quatro linhas, resuma sua vida profissional. Destaque os resultados alcançados e prefira os verbos de ação para reforçar.
Experiência Profissional – Professional experience
Cite a empresa, localização, data de admissão e demissão e o cargo que ocupou. Faça um breve resumo das atividades, realizações e aspectos relevantes da experiência. Se tiver trabalhos voluntários, pode acrescentar também se aplicável à vaga pretendida.
Caso tenha ficado desempregado, encontre o lado bom disso. Durante este período observe se fez algum curso ou trabalho voluntário.
Formação Acadêmica – Qualifications summary
Considere os cursos de atualização mais recentes; e estes devem estar em primeiro lugar. Os treinamentos com mais de cinco anos, podem ser excluídos.
Se for graduação, mencionar o curso, o tipo de graduação – bacharelado, mestrado ou doutorado –, a instituição e a data de finalização.
Idiomas e Informática – Languages and Key Skills
O ideal aqui é fazer uma prova no TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e o IELTS (International English Language Testing System) para testar sua fluência e assim, inserir no resumo a sua pontuação.
Referências – References
Coloque nomes e contatos de pessoas para dar referência sobre você. Se já tiver experiência profissional, coloque de um supervisor ou coordenador. Mas, caso for seu primeiro emprego, ofereça informações de um professor; por exemplo.
Informações adicionais – Additional Information
Insira dados novos e relevantes. Certificado, publicação, participação em seminários ou algo semelhante.
Preparamos um modelo de currículo (resumo) em PDF para você, basta clicar no link aqui ao lado –> modelo de resumo em inglês para os Estados Unidos
13 comentários