Mercado de Trabalho na Alemanha
Breve panorâmica do mercado de Trabalho na Alemanha.A população da Alemanha é aprox. 82,4 milhões. Destes, 65,7 milhões vivem nos ocidental dos Estados federados (Länder) e 16,8 milhões nos cinco Länder orientais. Alguns 75,2 milhões de pessoas têm nacionalidade alemã e 7,2 milhões são estrangeiros.
Há 42,09 milhões de pessoas em idade de trabalhar na Alemanha. Em maio de 2007, 3,806 milhões eram desempregados, 26,56 milhões de empregos foram sujeitas ao seguro social obrigatório.
A maioria dos empregados na Alemanha trabalham no setor dos serviços. Os três setores de serviços com a maioria dos empregados são serviços públicos e privados, comércio e serviços prestados às empresas.
A indústria transformadora é o segundo maior empregador na Alemanha. Os setores mais importantes em termos de número de empresas e empregados são o fábricas de metais básicos e produtos metálicos fabricados, a engenharia mecânica, equipamento informática, eletroeletrônicos, precisão de engenharia, bem como da indústria agro – alimentar, tabaco processamento.
Agricultura desempenha um papel secundário em termos de ganhar a vida.
Germany’s maiores empresas incluem Allianz, Deutsche Bank, E. ON, Daimler AG, Deutsche Telekom, a Siemens, a RWE, Münchener Rück, Deutsche Post, a BASF, BMW, Volkswagen, Commerzbank e da empresa farmacêutica Bayer.
As melhores perspectivas de emprego existentes nos seguintes setores: serviços prestados às empresas, saúde e serviços sociais, turismo, hotelaria, restauração comércio, lazer e desporto.
A procura de pessoal também é crescente no setor da indústria transformadora, em especial para licenciados e pessoal não qualificado, e para os trabalhadores sazonais na agricultura.
Especialista trabalhadores estão em grande demanda. Por exemplo, companhias marítimas estão buscando quadros qualificados (convés oficiais e engenharia oficiais).
Além disso, existe uma carência de médicos e engenheiros consultores (engenheiros eléctricos e mecânicos), bem como especialistas TI (software, IT projeto gestores e consultores).
- Onde existem postos de Trabalho disponíveis?
Qualquer pessoa à procura de emprego na Alemanha, atualmente, tem uma boa chance de sucesso.
O número de vagas tem aumentado. Por exemplo, a procura aumentou acentuadamente para cuidados trabalhadores, gabinete pessoal, horticulturalists e pessoal de vendas.
Além disso, há muitas ofertas de emprego para os trabalhadores não qualificados e trabalhadores agrícolas sazonais. Limpeza pessoal, eletricistas, hospitalidade pessoal, motoristas, instaladores, profissionais de saúde, cozinheiros, armazém gestores e trabalhadores dos transportes, contas clerks IT e peritos também estão em razoável procura.
Segundo a Monster Emprego Index Alemanha, que avalia em linha emprego propagandas numa base mensal, o maior aumento de novos postos de trabalho foi na Primavera de 2007 no setor do turismo, hotel, restaurante comércio, bem como atividades de lazer e desporto.
Office pessoal e comercial tem oportunidades na construção comércio e do setor público têm boas perspectivas de encontrar um novo emprego.
Ofertas de trabalho para plantas e máquina operadores, juntamente com operários agrícolas, que também subiram fortemente.
Empresas individuais e os setores estão gradualmente anunciando os seus planos de recrutamento. Por exemplo, no final de 2006 Siemens (2300 lugares), Bosch (2000) e as duas empresas de auditoria KPMG (1360) e PricewaterhouseCoopers (1200) já anunciou empresa recrutamento números para 2007.
Investimento bancos têm também começou recrutar novamente depois de anos de derramamento empregos. Há 20000 ofertas de emprego no setor German IT, com consultores e gerentes de projeto de maior demanda.
A indústria mecânica alemã pretende criar 25000 novos postos entre 2007 e 2008. Está procurando engenheiros, acima de tudo especialistas em engenharia elétrica e de processo, usina e da engenharia de minas, engenharia aeronáutica e industrial.
Continental AG tenciona criar 1300 novos postos graduação mundial em 2007, mais de 400 dos quais na Alemanha. A Capgemini Group está a recrutar 600 funcionários, incluindo os consultores empresariais, IT consultores e gerentes de projeto.
Alltours terá recrutamento de 250 novos funcionários, a partir de Verão 2007, com os anfitriões / recepcionistas e turnê grupo líderes sendo os principais especializações.
Postbank tem planos para assumir 1000 novos recrutas para a sua força de vendas, aumentando o seu serviço móvel para 5000 membros do pessoal.
- Profissões mais enumeradas:
Engenheiros mecânicos;
Engenheiros electrotécnicos;
Especialistas de informática;
Canalizadores e montadores de tubagens;
Representantes comerciais e técnicos de vendas;
Engenheiros de electrónica e telecomunicações;
Empregados de escritório;
Montadores de estruturas metálicas e trabalhadores similares;
Arquitectos, engenheiros e especialistas similares.
54 comentários