Live in Caregiver uma oportunidade de emprego para você no Canadá
O Canadá tem sofrido com a escassez de mão-obra qualificada em diversas áreas. Este é o caso do profissional que se dispõe a residir na casa de seu patrão a fim de prestar assistência e cuidados especiais a algum membro da família.
O programa de “Live-in-Caregiver” foi então criado especificamente para tentar resolver o problema da dificuldade em se encontrar este tipo de profissional. De uma maneira simplificada, permite que profissionais que cuidem de crianças, idosos e deficientes trabalhem legalmente no Canadá.
Para você se qualificar para este programa é necessário que preencher alguns requisitos com relação a educação, treinamento, experiência profissional, capacidade de comunicação em uma das línguas oficiais e ter um contrato com o futuro empregador.
Este contrato deve ser assinado pelo empregado e pelo empregador e tem como objetivo proteger ambas as partes e evitar problemas futuros – o que frequentemente acontece em casos de acordos verbais.
Para ser válido, o contrato deve ser de acordo com as leis trabalhistas em vigor e deve descrever vários aspectos do relacionamento empregado/empregador como, por exemplo, as horas a serem trabalhadas, as folgas, os salários, as férias e que tarefas estarão envolvidas no trabalho.
O procedimento para a análise do processo se tornou bem mais simplificado e o prazo para um resposta do Centro de Recursos Humanos encurtou, justamente porque agora os pedidos podem ser feitos online também. O Centro de Recursos Humanos do Canadá (HRCC) analisará o pedido e determinará se esta oferta afetará ou não o mercado de trabalho canadense.
Se o pedido for aprovado pelo HRCC, o próximo passo é encaminhar um pedido de “Work Permit”às autoridades de imigração. O candidato terá que fornecer evidências de sua qualificação como, por exemplo, seus diplomas, históricos escolares e outros documentos pertinentes.
É importante salientar que, como em qualquer outro tipo de aplicação, a apresentação de informações não verdadeiras pode colocar em risco o sucesso de todo o processo. Se seu pedido for aprovado, a próxima etapa é fazer o exame médico.
Quando o Work Permit for emitido, você terá autorização para trabalhar apenas para o empregador cujo nome estará escrito no documento de permissão de trabalho. Porém, é importante que fique claro que, se por qualquer motivo, você ou seu empregador não estiverem satisfeitos um com o outro, o contrato pode ser terminado e você estará livre para buscar um outro empregador. Você não será deportado porque está procurando um outro emprego. Contudo, se você conseguir outro emprego, você deve fazer o requerimento de um novo Work Permit antes de começar a trabalhar para outro empregador. É considerado ilegal trabalhar, nem que seja a título de experiência, para um empregador diferente daquele nomeado em seu Work Permit.
Um dos pontos mais atraentes doe Live-in-Caregiver é o fato de que após você ter completado um período de dois anos de trabalho como caregiver (dentro de um período de até três anos) você estará qualificado para iniciar seu processo de Residência Permanente.
Se você ou alguém que você conheça, se encaixar neste programa, vale à pena explorar esta possibilidade, porque esta é, com certeza, uma excelente opção para trabalho legal com chances de imigração.
Estamos à disposição dos leitores para esclarecimentos sobre imigração através dos números: 647-430 74 20 / 647- 436- 4335 ou por e-mail: legal_immigration_services@yahoo.ca
Matéria feita por: Jane Desmond – Márcia Casado
34 comentários