Página Inicial Emprego 150 mil Brasileiros em Londres:32% fazem faxina

150 mil Brasileiros em Londres:32% fazem faxina

O estudo Brazilians in London (Brasileiros em Londres), conduzido pela Universidade Queen Mary, em 2006, estima que a principal atividade desempenhada por brasileiros em Londres envolve trabalhos de limpeza.

O levantamento, que analisou dados obtidos a partir de um questionário aplicado a 423 brasileiros entre os meses de setembro e outubro de 2006, mostrou que 32% dos entrevistados faziam faxina em casas e escritórios. Deste total, cerca de 80% eram mulheres.

O ramo de hotelaria e restauração aparece em segundo, com 26% dos imigrantes empregados no setor. Em terceiro vem os que trabalham como motoristas e motoboys (10%), seguidos pelos que atuam na construção civil (9%) e pelas que disseram trabalhar como babá (3%).

Outros 13% disseram estar fazendo “outros serviços” e apenas 1% disse não estar trabalhando.

  • Benefícios

Yara Evans, coordenadora do estudo e pesquisadora do Departamento de Geografia da Universidade Queen Mary, afirma que os resultados mostram que a comunidade brasileira “está contribuindo para a economia de Londres”.
“Os brasileiros estão atuando em áreas essenciais para a economia e que normalmente não são desempenhadas pelos ingleses. É uma relação que traz benefícios para os dois lados”, avalia.

O brasileiro Otávio Braga, de 27 anos, chegou a Londres em 2001 com o sonho de dar uma “vida mais digna” a seus pais.
Apesar de descender de italianos, ele entrou na Grã-Bretanha como turista e ao fim dos seis meses permitidos para sua permanência conseguiu o visto de estudante.
“Essa foi a forma de comprar a minha permanência aqui. Não dava para ir ao curso de inglês porque trabalhava todos os dias como camareiro de um hotel”, conta Otávio, que renovou o visto de estudante três vezes antes de conseguir o passaporte italiano.
Do hotel, Otávio foi trabalhar num bar e hoje é gerente de um restaurante no centro de Londres.

Por: Eduardo

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Eduardo, gostaria muito de contatar a Yara Evans, do estudo
    sobre brasileiros em Londres. Estou escrevendo um livro sobre trânsito brasileiro, já tenho algumas informaçoes sobre os motoboys em Londres mas preciso de um pouco mais. Espero que ela tenha mais informação para mim. Pode me passar o número do telefone dela ? Obrigado e um abraço. J. Pedro, Curitiba.

  2. Olá gostaria de trabalhar em Londres como faxineira, camareira qualquer coisa pra mudar de vida, e ter uma vida mais confortavel, gostaria muito que me ajudasse a ir para a inglaterra

    Abraços

    Mayra Silva
    Minas gerais

  3. Boa Tarde,

    Gostaria de saber como faço para arrumar um emprego de motoboy m londres, pois o ano que vem estou indo estudar, e como ja trabalhei aqui em sao paulo por mais ou menos 2 anos acho que poderia ser uma boa oportunidade para eu ir me virando.

  4. moro em londres a quase 2 anos,e gostaria de dizer as pessoas que tem vontade de vir pra ca,que nao e facil mas e compensador primeira coisa e ter pelo menos um contato aqui pra vc chegar se instalar e logo comecar a trabalhar.estou voltando final desse ano estou feliz conquistei coisas que ai no brasil infelismente demoraria mt apesar de td valeu a pena.

    • ola , nao conheço voce mas, concordo com oce tambem morei em londres 5 anos . hoje estou no Brasil mas volto pra londres em junho . se voce conhece empresa de cleaner e possa me indicar me liga ok? 01170190904 65901909 27727132 estou em Sao Paulo ok amiga . aguardo seu retorno.

  5. Ola sou Marcio Ionck 27 anos solteiro, formado em Tecnologia em Redes de Computadores, Sistema da Informação e MBA em Gestão de Negócios, tenho habilitação de carro e moto, falo e entendo um pouco o Inglês, gostaria de ter uma oportunidade de trabalhar em Londres ou outro país da Europa, tem alguem poderia me dar essa força ou uma orientação, segue meu contato. Celular TIM: 11 8766-5000 e-mail: marcioionck@hotmail.com

    Aguardo retorno, obrigado e excelente dia a todos.

Deixe uma resposta