Morar e Trabalhar no exterior
Antes de mais nada, cabe aqui ressaltar que o Canadá Brasileiro não é nenhuma agência de empregos, não é uma empresa que oferece serviços de consultoria e nem “papai noel” que presenteia à todos pelo mundo… digo isso após receber centenas de emails de pessoas “pedindo emprego” aqui no Canadá para mim. Eu não trabalho com turismo, não trabalho com serviços de imigração e nem em nenhuma agência. Vale a ressalva que o caráter deste e de todos os demais textos aqui do Canadá Brasileiro são informativos, relatos de experiência. Portanto, ficaria muito triste se eu receber mensagens de pessoas me pedindo emprego.
Bom, vamos lá… para você que pensa em morar e trabalhar no exterior, seguem algumas dicas:
Adquirir fluência no idioma, conhecer uma nova cultura e ainda ganhar por isso. Sem dúvida, os programas de trabalho no exterior são um atrativo e tanto, principalmente para jovens estudantes. E ainda tem a vantagem de tudo ser controlado do Brasil, por meio das empresas de intercâmbio que asseguram a qualidade e idoneidade da experiência lá fora.
O tipo de trabalho, sempre legalizado, varia de acordo com as expectativas e possibilidades do intercambista. E, dependendo da empresa que oferece, tem características diferentes, o que inclui, também, o país em que é oferecido. Os programas podem ter de um mês a um ano, e cada um exige seus pré-requisitos.
Para ter certeza de que tudo vai dar certo, é preciso conhecer todas as regras do programa antes de embarcar e verificar, por exemplo, quais as condições da acomodação e a quantidade de horas que se vai trabalhar.
Em todo caso, um fator importantíssimo deve ser levado em conta por quem escolhe esse tipo de aventura: não se deve imaginar que se vai ganhar rios de dinheiro, pois o salário será apenas para subsistência. O que se ganha é uma enorme experiência de vida.
Trabalho temporário
Esse tipo de programa é voltado, normalmente, para estudantes universitários. São oferecidos no período de férias e nos Estados Unidos ou Canadá. A maioria pede que o interessado esteja estudando em alguma universidade no Brasil. Os trabalhos variam, dependendo da época do ano (normalmente, férias de verão e inverno), em hotéis, restaurantes, resorts, parques de diversão etc.
Estágios remunerados
A maioria das ofertas está concentrada nas áreas de hotelaria, marketing e administração, combinados com curso de idioma. Mas há possibilidades de encontrar estágios em áreas variadas, como relações públicas, tecnologia da informação, desenho gráfico, turismo etc. Os jovens recrutados são universitários e alguns programas admitem recém-formados. As vagas são sempre na área de estudo dos candidatos.
Au pair
É um tipo de trabalho na maioria das vezes exclusivo para mulheres e sempre em casa de família para cuidar dos filhos (um ou mais). Algumas das exigências é ter ensino médio completo, carteira de motorista e idade entre 18 e 29 anos – mas pode variar de acordo com o país destino. São cerca de 20 a 35 horas de trabalho por semana, para um período de seis ou doze meses. Algumas famílias também contratam um au pair que possa cuidar da casa. Além de dois dias livres por semana, há normalmente um tempo para estudar. O au pair recebe moradia, alimentação e um salário que deverá ser pago por semana ou mensalmente. O valor varia, dependendo do país. A maioria dos programas de au pair estão concentrados na Alemanha, Estados Unidos, França e Holanda.
A principal dica é: nem pense em ir e ficar ilegal, os agentes da imigração estão muito atentos a isso nos aeroportos e você pode ser preso e deportado, sem direito a entrar nunca mais.
40 comentários