Empregos na Austrália
Arrumar emprego na Austrália não é tão difícil, ainda mais pra quem está costumado com a taxa de desemprego do brasil. Mas obviamente isso depende de fatores como nível de inglês, persistência e rede de relacionamentos. Nas maiores cidades existem mais ofertas e um custo de vida mais alto, porém a quantidade de ofertas pode variar também dependendo do tipo área em que se queira trabalhar: turismo, comércio, indústria.
Os portadores do visto de estudante podem trabalhar meio período após obter uma permissão de trabalho junto ao DIMIA. Com esta permissão pode-se trabalhar 20 horas por semana durante o período de aulas e em tempo integral durante as férias. Os membros da família do estudante também podem solicitar a permissão para trabalho.
Para quem vem com o visto de turista não há opções de trabalho formal, pois este visto não dá direito a trabalho. Muitas pessoas arrumam bicos informais como babysiter ou cleaner em casas particulares onde não há registro ou pagamento de impostos. Mas para empregos registrados, é preciso ter o Tax File Number que só pode ser obtido com a permissão de trabalho. Existem empregos onde se paga em dinheiro vivo (cash in hand) e porisso normalmente é uma relação de trabalho bem informal onde o patrão não está preocupado em saber se você possui permissão para trabalho. Muitos imigrantes trabalham neste esquema ilegal que pode acarretar penas rigorosas para os que forem pegos, incluisive deportação.
Para imigrantes que chegam com o visto permanente as coisas são mais fáceis pois não existem restrições quanto a trabalho (excluindo-se o reconhecimento de habilidades para exercer as mesmas funções na Austrália). Novamente vale a mesma regra principal: quanto melhor o nível de inglês, mais fácil e rápida vai ser a procura por empregos. Isto é ainda mais importante quando se está procurando vagas para posições mais qualificadas. Obviamente para uma vaga de kitchenhand não é exigido o mesmo nível de inglês necessário para exercer a profissão de médico ou engenheiro.
- Algumas oportunidades são estás;
Se você tem entre 18 e 30 anos, você pode morar e trabalhar na Austrália por até um ano através do visto Working Holiday Maker. No entanto, existem algumas restrições; por exemplo, você só pode trabalhar para o mesmo empregador por até 3 meses; a intenção é que o trabalho seja “casual”. Comece o processo de inscrição on-line nesse site do governo australiano. De acordo com o site, “O programa Working Holiday Program disponibiliza uma oportunidade para pessoas entre 18 e 30 anos de idade para passar as ferias na Australia e suplementar os custos da viagem através de um emprego casual”.
O visto permite ficar na Austrália por até um ano; você pode deixar a Austrália e retornar durante esse período.
A intenção do visto é permitir que você possa viajar pela Austrália, conhecendo as belas paisagens e aproveitando o país enquanto ganha alguns dólares para manter-se – não para um trabalho sério. A lógica parece ser que um trabalho manteria-o em somente um lugar do país – e o governo quer que você aproveite viajar pelo país. É também difícil conseguir trabalhar na Australia em empregos que requerem experiência especializada. Porém, você pode trabalhar casualmente (trabalhos agrícolas são muito comuns entre os estudantes) para um mesmo empregador por até seis meses, e então você deve ir para outro emprego.
- Achei alguns links de agências de emprego, segue a baixo para vocês
www.mycareer.com.au
www.daywork.com.au
www.employment.com.au
www.yellowpages.com.au
www.whitepages.com.au
www.careerone.com.au
www.monster.com.au
www.seek.com.au
www.au.plusjobs.com
www.jobsearch.gov.au
www.bluecollar.com.au
www.employment.byron.com.au
www.careersonline.com.au
www.egrannie.com/au/
www.jobnet.com.au
www.lgnet.com.au
www.australiajobsite.com
www.wages.com.au
www.traveljobs.com.au
www.workingin-australia.com
www.zdnet.com.au/jobs/
www.yahoocareers.seek.com.au
www.detya.gov.au/jobguideonline
Obs: Lembrado que o requisito básico para uma boa colocação no mercado é no minimo um domínio básico do Inglês.
6 comentários