Migração Feminina

Migração Feminina

A migração feminina já representa 51% das migrações internacionais. Também no Brasil houve um aumento no número de mulheres que migram sozinhas em busca de melhores oportunidades de vida. Isso implica em novos desafios em termos de proteção aos seus direitos humanos. Ao migrarem, as mulheres muitas vezes desempenham atividades domésticas (faxineiras, babás, atenção a idosos e doentes, cozinheiras, etc.) e no comércio e serviços (garçonete, dançarina, modelo, balconista de supermercado, atendente de loja de roupas, etc.). Também é grande a demanda dos países desenvolvidos por mulheres estrangeiras para se inserirem no mercado do sexo.
Atenção: há registros de convites para trabalhos domésticos ou serviços que resultaram no ingresso forçado no mercado do sexo. Por tanto Cuidado!  A oferta de casamentos com estrangeiros é outra realidade crescente. Existem registros de casamentos que se tornaram a porta de entrada para várias modalidades de exploração, trabalho forçado ou privação de liberdade.

Há vários registros de situações de exploração de mulheres brasileiras no exterior. Como por exemplo: trabalhos que não correspondem às expectativas e se revelam desumanos; a promessa não concretizada de permissão de residência e trabalho regular; vida sob constante ameaça, sem possibilidade de desligar-se do trabalho assumido; cerceamento de liberdade nos casos de casamento com estrangeiros. Para evitar situações de exploração, certifique-se da seriedade das pessoas ou agências de emprego que oferecem oportunidades no exterior e de agências ou propostas de casamento. Caso isso aconteça com você, entre em contato com o Consulado brasileiro. É importante sempre deixar um telefone de contato com sua família ou conhecidos. Nunca entregue seu passaporte a ninguém, nem se desfaça dele ao chegar no lugar de destino.

0 comentário

comments user
Elisangela

sou brasileira,meu namorado é espanhol e vive em Barcelona, queremos nos casar, mas não sei quais documentos são necessários para isso, gostaria de saber de todos os procedimentos, o que fazer, quem procurar,
poderiam me ajudar? Obrigada

comments user
Raquel

Gostaria dessa oportunidade muito…

comments user
Raquel

Gostaria d um emprego no exterior….

    comments user
    Raquel

    Contatos 016-994100247

Publicar comentário