Página Inicial Estudar Universidade no Canadá: saiba tudo

Universidade no Canadá: saiba tudo

Estudar no Canadá é uma experiência que não se esquece nunca. O inglês no Canadá tem um sotaque neutro, bem falado, entendido e respeitado na comunidade internacional de negócios. Todos os anos mais de 5.000 estudantes brasileiros viajam para o Canadá para aprender inglês ou para estudar em uma universidade canadense.

O estudo universitário no Canadá não é gratuito, mas é bem acessível as famílias brasileiras de classe média. O custo médio para um estudante estrangeiro para um ano letivo (8 meses) em um programa de Artes e Ciência em uma universidade canadense é de Cad$ 7.100 dólares canadenses. Todavia, o ensino varia de instituição para instituição.

Já o preço para estudar inglês em uma das muitas escolas disponíveis para estrangeiros varia muito de instituição para instituição. Certamente, os interessados poderão encontrar cursos de inglês, com acomodação e refeições inclusas, a partir de Cad$ 1.000 dólares canadenses por mês.

O ano universitário geralmente vai de Setembro a Maio. Algumas universidades possuem o sistema Semestral ou Trimestral, com todos os cursos disponíveis até no verão. Não há um teste geral para ingresso no Canadá, cada universidade estabelece seus próprios padrões de admissão e avalia as qualificações de cada requerente individualmente.

Uma vez que o Canadá possui duas línguas oficiais (inglês e francês), um estudante internacional pode obter um diploma seja em uma instituição de língua inglesa ou francesa. Algumas universidades oferecem o ensino em ambas as línguas. Todavia, os estudantes não precisam ser fluentes em ambas as línguas para freqüentar uma universidade canadense.

Para se qualificar para um programa de graduação na maioria das universidades de língua inglesa, os estudantes para os quais o inglês não é o primeiro idioma deverão ter sido aprovados em um teste de inglês. O TOEFL é comumente aceito, mas as universidades canadenses freqüentemente possuem seus próprios testes para os alunos ou podem aceitar outros testes como, por exemplo, o IELTS.

Caso você esteja interessado em estudar em uma instituição de língua francesa, favor observar que não existe um teste padronizado em língua francesa, no qual os estudantes internacionais devam ser aprovados para qualificar-se para um programa de graduação. As universidades francesas, todavia, irão determinar o nível de habilidade do estudante na língua francesa caso a caso, e poderão optar por administrar seus próprios testes escritos caso as habilidades na língua estejam em questão.

No Canadá, o método de educação é diferente da do Brasil. Aqui no Canadá o estudante ao terminar a high school (que equivale ao Ensino Médio no Brasil), o estudante escolhe se deseja entrar em uma Universidade ou fazer um Curso de Diploma (ou de “college”).

Tanto na Universidade quanto no College são oferecidos cursos no nível superior. Em tese, os cursos no College são mais práticos, mais profissionalizantes, focando o mercado de trabalho, e os cursos da Universidade são mais acadêmicos.

Um curso de graduação no community college normalmente tem duração de 2 a 3 anos, e ao final você recebe um diploma. Os cursos Universitários geralmente tem duração de 4 anos e ao final você ganha o título de Bacharel. Também é possível transferir do 1º ou 2º ano do college para um curso universitário, uma das vantagens da transferência é obter a experiência do college e ao mesmo tempo ter um título de bacharel.

Quando se termina o college ou universidade se pode fazer uma especialização (normalmente 1 ano) dentro de um college e receber um diploma de pós-graduação. Para você fazer um Mestrado no Canadá, o tempo gasto é de 2 anos, e Doutorado de 2 a 5 anos, e em ambos você precisa ser Bacharelado.

Em ambos os casos, o aluno estrangeiro tem o direito de pedir visto de trabalho enquanto estuda no Canadá.

Agora existe a possibilidade de você trabalhar legalmente durante a graduação ou pós. Isso já era possível antes, mas a diferença é que agora o trabalho não precisa ser vinculado ao seu curso como era obrigatório antes. Dessa forma, você sai do Brasil com o visto de estudante e, já no Canadá, obtém a permissão para trabalhar até 20 horas por semana. Sempre surgem vagas em livrarias, restaurantes, universidade, lojas, etc.

Se você se interessou em trabalhar enquanto faz sua graduação ou pós, o primeiro passo é você procurar uma agência no Brasil que represente alguma universidade canadense. As aulas têm início em Setembro e Janeiro. Se você quer começar seu curso em Janeiro, você deve efetuar sua inscrição ainda no mês de Agosto, e se pretende iniciar suas aulas em Setembro, você deve fazer sua inscrição entre Novembro e Fevereiro.

Para cursar a graduação no Canadá:
Idade mínima: 18 anos
Inglês avançado
Preço: cerca de CAD$ 12,5 mil (em torno de R$ 20 mil) por ano, fora gastos com moradia, alimentação e passagem aérea
Duração: de 3 a 4 anos

Para a pós-graduação:
Idade mínima: 21 anos
Inglês avançado
Preço: cerca de CAD$ 9,8 mil (em torno de R$ 15 mil) por ano acadêmico. Não inclui gastos com moradia, alimentação e passagem aérea
Duração: cerca de um ano

Não existe um ranking oficial das melhores faculdades canadenses, o ensino no Canadá é uniforme e de alta qualidade e como as instituições oferecem cursos diferentes, e isso torna difícil montar um ranking oficial. Algumas instituições variam em diferentes aspectos, algumas são mais baseadas em pesquisas com focos mais voltados para compreensão dos estudos. Você deve escolher os fatores que mais preenchem suas necessidades, e não somente a reputação de um programa em particular, daí então você fará a melhor escolha para seus estudos.

Cabe ressaltar que, ter um bom domínio do inglês é um pré-requisito para entrar em qualquer college ou universidade no Canadá, além de ser exigido também quando se busca um (bom) emprego no Canadá. Em suma, isso quer dizer que, se você não domina o idioma, não adianta tentar entrar porque você não vai conseguir. Foque primeiramente no estudo do idioma, depois pense em outra coisa.

Sobre os valores para fazer uma faculdade no Canadá, não pense que é um valor exorbitante, pois podemos até comparar com o preço de algumas universidades brasileiras.

Veja a relação completa dos VALORES MÉDIOS de universidades canadenses.

Veja ainda mais informações sobre universidades do Canadá no site da Study Canadá.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta