Sistema educacional do Canadá
Educação no Canadá é altamente descentralizada. O Canadá não possui um órgão governamental central encarregado de monitorar e/ou ditar regras e padrões quanto à educação no país. Ao invés disso, a educação é responsabilidade das províncias e territórios canadenses. Cada subdivisão possui um Departamento de Educação, que dita regras e padrões válidos para o sistema educacional na subdivisão. Portanto, regras tais como a idade compulsória no qual crianças e adolescentes são obrigados a frequentar a escola varia de subdivisão para subdivisão.
A escolaridade é obrigatória em todas as províncias/territórios. A idade em que há essa obrigatoriedade varia no país, geralmente iniciando-se aos 5~7 anos, e sendo obrigatória até os 16~18 anos (ou até à conclusão do segundo grau), o que contribui para uma taxa de alfabetização de mais de 99%.
Na maioria das subdivisões, o inglês é o idioma mais usado. No Quebec, o idioma mais utilizado é o francês. Porém, cada escola, dependendo da comunidade em volta, pode instituir outros idiomas a ser utilizado como principal na escola. Por exemplo, o francês é muito utilizado em escolas localizadas em pequenas comunidades francófonas no oeste canadense (onde a grande maioria da população é anglófona). Porém, o francês é o único idioma que pode ser utilizado como idioma primário nas escolas do Quebec, exceto em algumas comunidades anglófonas em Montreal.
Como nos EUA, as escolas no Canadá em geral são administrados por distritos escolares, cuja jurisdição é coexistente no geral com os limites de uma cidade ou uma outra entidade administrativa. Distritos escolares possuem o poder de cobrar impostos dos habitantes vivendo dentro de sua jurisdição. Verbas adicionais podem ser fornecidas pela província. Universidades e faculdades públicas no geral são administradas pela província/território no qual localizam-se.
No Canadá, ao sair da Secondary School, o estudante pode buscar um diploma obtido, em regra, nos cursos oferecidos por colleges ou ir atrás de um Bachelor’s Degree em uma universidade. O problema é que não é tão “preto no branco”. É possível que um college dê um Bachelor?s Degree e que você saia de uma universidade com um diploma ou um certificado. Ah, sim, e você também pode optar por fazer um Apprenticeship (que é uma espécie de profissionalizante para profissões mais “mão na massa”). A duração desses cursos, seja no college ou na universidade, varia de 1 a 4 anos. Para um Bachelor’s, é preciso estudar de 3 a 4 anos.
No sistema brasileiro, após concluir a faculdade, ou seja, seu curso superior, você pode querer se especializar através de pós-graduação ou seguir pela área acadêmica, fazendo mestrado e doutorado. Lá, para o graduate studies (que são os mestrados, doutorados e afins) é preciso ter um Bachelor’s, que é um “undergraduate”. Leva um tempo para nós, brasileiros, nos acostumarmos com essa nomenclatura. Você estuda quatro anos para receber um undergraduate degree, enquanto que, por aqui, você termina a faculdade graduado.
No Canadá, para fazer um mestrado (master), é possível ter o Bachelor’s em qualquer área, a não ser em casos específicos em que exigem pré-requisitos. Por aqui, se não me engano, o mestrado tem que ter a ver com sua graduação. Por lá, ainda existem cursos específicos para o que eles chamam de “professional programs”, como Medicina, Direito, Odontologia, etc.
Para finalizar, disponibilizamos para vocês duas tabelas; uma mostrando um comparativo do sistema educacional nas províncias canadenses (para visualizá-la, clique aqui), e a outra mais genérica, dando uma visão geral sobre o ensino no Canadá (para visualizá-la, clique aqui).
.
Partes das informações foram retiradas do Folha do Canadá e Wikipedia
13 comentários