Página Inicial Estudar Programa de Intercâmbio para Estudantes de Pós-Graduação 2009/2010

Programa de Intercâmbio para Estudantes de Pós-Graduação 2009/2010

College students walking across a campus lawn --- Image by © Strauss/Curtis/Corbis

O programa GSEP oferece bolsas de estudo de curta duração a estudantes de Mestrado e Doutorado para realizar pesquisa em uma universidade canadense pública ou instituto de pesquisa afiliado, durante um período mínimo de quatro e máximo de seis meses.

Durante o período em que estiverem no Canadá sob o programa GSEP, os estudantes continuam vinculados as suas universidades de origem no Brasil, responsáveis pelo pagamento de suas mensalidades e taxas.

O prazo de inscrição encerra-se em 22 de maio de 2009. Os estudantes deverão iniciar sua pesquisa no Canadá até 15 de março de 2010.

Elegibilidade:

  • Os estudantes devem ser cidadãos brasileiros que estejam cursando Mestrado ou Doutorado em período integral;
  • É desejável que haja um acordo vigente entre a instituição canadense e a universidade do estudante no Brasil. Caso não exista nenhum acordo de cooperação de pós-graduação, serão consideradas também as candidaturas referentes a pesquisas de pós-graduação, que envolvam uma nova ou já estabelecida colaboração entre professores de universidades canadenses e brasileiras que desejam desenvolver uma parceria institucional.

Temas/Áreas elegíveis:

Aberto a todas as disciplinas, incluindo programas interdisciplinares. Projetos com teor de pesquisa científica terão prioridade.

Valor:

Serão acordadas bolsas no valor de $ 7.500 dólares canadenses por estudante para um período de 4 meses e de $ 10.000 dólares canadenses por estudante para um período de 5 a 6 meses.

O pagamento será realizado diretamente à universidade canadense, que cobrirá as despesas relativas à emissão do visto, passagem aérea, seguro-saúde, livros e equipamentos para pesquisa e uma subvenção de $1,200 dólares canadenses mensais ao estudante para subsistência.


Observações:

  • É a instituição canadense que deverá apresentar a candidatura em nome do estudante interessado;
  • O estudante deverá contactar a assessoria internacional de sua universidade e professores para se informar sobre os acordos de cooperação existentes com universidades canadenses. Para referência, uma lista de acordos está disponível neste site (somente em inglês) (favor notar que esta lista pode não conter todos os acordos atualmente em vigor);
  • Informações adicionais sobre o GSEP, em francês e inglês, estão disponíveis neste site (somente em inglês, e francês).

Em caso de dúvidas, favor contactar:

Assessoria para Assuntos de Educação e Diplomacia Pública

Embaixada do Canadá

Email: academic.bsb@international.gc.ca ou academique.bsb@international.gc.ca

Por: Governo do Canadá

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta