Programa de bolsas para brasileiros na França
A França é a menina-dos-olhos de muitos estudantes, pesquisadores e professores que pretendem complementar a formação no exterior. Motivos não faltam para justificar tal preferência, e não se trada apenas da Torre Eiffel e tampouco do Rio Senna. Os tradicionais centros de pesquisa e a excelência acadêmica das universidades locais estão entre os principais pontos de atração. Para contribuir com a estadia de estrangeiros, esse país europeu oferece diversos programas de bolsas, alguns ofertados pelo Ministério de Relações Exteriores e da Educação da França e outros disponibilizados por universidades do país.
Ao todo, são oferecidos seis diferentes programas, que englobam todas as áreas do conhecimento (confira no quadro ao lado as opções). Cada um deles possui particularidades e requisitos próprios de seleção. Mas, em geral, as bolsas não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem auxílio financeiro mensal. As inscrições já estão abertas e os prazos são variados. Fique atento!
Para participar, em geral, é preciso comprovar bom desempenho acadêmico e apresentar o projeto de estudos a ser desenvolvido na França e, ainda, uma carta de motivação. Além disso, são exigidos conhecimentos intermediários na língua francesa e, para os estudantes das áreas de Humanas, a exigência é de francês em nível avançado. Vale lembrar que algumas universidades oferecem cursos intensivos do idioma antes do início das aulas.
Os candidatos que não se enquadram nas possibilidades apresentadas e que possuem pretensão de realizar a pós-graduação na França podem apresentar sua candidatura ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou às FAPs (Fundações de Amparo a Pesquisas), órgãos nacionais e estaduais competentes para a gestão e concessão de bolsas para pós-graduação no exterior, inclusive na França.
Para orientação personalizada, da busca de cursos até a inscrição, os estudantes brasileiros podem contatar a CampusFrance, pelo site www.brasil.campusfrance.org.
0 comentário