Página Inicial Estudar Intercâmbio Intercâmbio entre Brasil e Uruguai

Intercâmbio entre Brasil e Uruguai

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) está com inscrições abertas para o intercâmbio educacional e de pesquisa com o Uruguai. Estudantes de doutorado, professores e pesquisadores brasileiros, vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior, podem se candidatar até o dia 10 de março. As atividades de pesquisa terão inicio em maio de 2008.

Programa CAPES/Udelar

  • Objetivo: O Programa CAPES/Universidad de La Republica, de cooperação interuniversitária entre o Brasil e o Uruguai, visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vinculada a projetos conjuntos de cooperação científica nas diversas áreas do conhecimento.
  • Requisitos: Apresentar proposta de projeto em duas vias, seguindo o Formulário de Apresentação de Projeto; Apresentar a aprovação da Pró-Reitoria, apontando o interesse institucional no projeto; Apresentar versão idêntica do projeto em espanhol, a ser entregue à Universidad de La Republica pelo parceiro uruguaio. O coordenador do projeto deve ter o título de doutor há pelo menos cinco anos e reconhecida competência na área.
  • Benefícios:
    – Pela CAPES: passagens aéreas internacionais para brasileiros em missão no Uruguai; diárias para uruguaios em missão de trabalho no Brasil; bolsas e passagens internacionais para brasileiros em missão de estudos no Uruguai; custeio de atividades correntes para a equipe brasileira, até o valor máximo de R$ 10.000.
    – Pela Universidad de La Republica: passagens aéreas internacionais para uruguaios em missão de trabalho no Brasil; diárias para pesquisadores brasileiros em missão de trabalho o Uruguai; bolsas e passagens internacionais para estudantes uruguaios.
  • Duração dos projetos: O projeto terá duração de três anos, sendo, excepcionalmente, renovável por mais um ano, dependendo dos resultados obtidos.

Clique aqui para consultar o edital do programa.

Contatos com a CAPES e outras informações sobre os programas de cooperação internacional desenvolvidos pela agência podem ser obtidas com a CGCI (Coordenação Geral de Cooperação Internacional) pelo telefone (0xx61) 2104-8875, Fax (61) 3322-9458 ou e-mail cgci@capes.gov.br.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta