Página Inicial Estudar Bolsa de Estudos Inscrições para as bolsas de estudo na França

Inscrições para as bolsas de estudo na França

Estão abertas as inscrições para as bolsas Master Ile-de-France 2010

As bolsas consistem em uma ajuda anual de 10.500 € e podem ser atribuídas por 1 ou 2 anos de Master. O estudante contemplado residirá na Cité Universitaire Internationale de Paris durante sua estadia de estudos na Região de Ile-de-France.

Existem procedimentos distintos para os candidatos de São Paulo e de outros estados do Brasil.

Estudantes de São Paulo, para se candidatar, é necessário ter concluído ou estar concluindo o último semestre da graduação em uma instituição de ensino superior do Estado de São Paulo.

Prazo de inscrição: 22 de março de 2010

A seleção será feita em duas etapas. Na primeira, haverá uma pré-seleção realizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), CampusFrance Brasil e Consulado Geral da França em São Paulo. Os selecionados para a próxima etapa terão os dossiês de candidatura encaminhados ao Conselho Regional Île-de-France que será responsável pela seleção final dos candidatos.

Para participar é necessário ser graduado ou graduando do último semestre de Instituição de Ensino Superior no Estado de São Paulo e cumprir a lista de exigências. Candidatos com comprovada proficiência na língua francesa (certificados: B2, C1 e C2) e graduação em instituições da capital paulista terão prioridade no processo seletivo. Quem não apresentar toda a documentação será automaticamente desclassificado. O prazo limite para a entrega dos documentos à SMRI é 22 de março de 2010.

Entre os documentos necessários para se candidatar estão:
•           Ficha de Inscrição preenchida em francês;
•           Cópia do diploma de graduação com tradução juramentada para o francês;
•           Histórico escolar de graduação com tradução juramentada para o francês;
•           Comprovante de matrícula do último semestre (alunos com graduação prevista para o primeiro semestre de 2010);
•           Carta de motivação em francês;
•           Currículo em francês;
•           Cópia do passaporte.

Para acessar a Ficha de Inscrição, clique aqui.

Entrega de dossiê:
Data: De 10 fevereiro a 22 de março de 2010
Horário: Das 10 às 12h30 e das 14h30 às 17h30
Local: Secretaria Municipal de Relações Internacionais – Viaduto do Chá, 15 – 7° Andar – Centro – Edifício Matarazzo – CEP 01002-020 – São Paulo – SP

Estudantes de outros estados do Brasil

Os candidatos de outros estados devem entrar em contato com a instituição de ensino superior da Região Ile-de-France onde pretendem cursar o Master.

Durante o processo de candidatura ao Master o estudante deverá solicitar à instituição sua indicação para a bolsa Master Ile-de-France.

A instituição de ensino irá transmitir as candidaturas ao Conselho Regional de Ile-de-France.

Atenção aos prazos: é necessário iniciar sua candidatura o mais cedo possível, pois a data-limite de envio dos dossiês pelas instituições de ensino ao Conselho Regional de Ile-de-France é o dia 26 de março.

Para obter mais informações acesse o site www.brasil.campusfrance.org ou entre em contato com o CampusFrance.
E-mail brasil@campusfrance.org / Tel.: (11) 3818-2888

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta