Informações para quem deseja estudar no Canadá
Todos os anos, dezenas de milhares de estudantes escolhem o Canadá para estudar. Buscam tudo, desde programa de high school (colegial) e acampamentos de verão, passando por treinamento intensivo em inglês ou francês, até cursos de graduação e pós-graduação, além de treinamento profissional e técnico.
O Canadá possui várias opções de estudo superior a preços competitivos e um ambiente caloroso e amistoso. Os diplomas das universidades canadenses são reconhecidos mundialmente, inclusive como base para admissão nos mais prestigiados programas de graduação e profissionais da América do Norte e da Europa. E, por vários anos consecutivos, uma pesquisa das Nações Unidas considerou o Canadá o melhor lugar do mundo para se viver; as principais razões para isso foram à baixa taxa de criminalidade e violência, espaços naturais bem preservados e acesso universal à educação e aos serviços de saúde.
As línguas oficiais do Canadá são o inglês e o francês e existem programas nesses dois idiomas para alunos internacionais.
Como o Brasil, o Canadá é um país de imigrantes.
Possui tradição, e a política de estimular a diversidade multicultural de forma que mesmo os filhos de imigrantes costumam aprender o idioma e a herança de seus antepassados.
Quase todas as etnias do mundo estão representadas no Canadá, tornando-a uma sociedade muito cosmopolita e aberta na qual alunos estrangeiros sentem-se bem vindos e à vontade o suficiente para aproveitar ao máximo seu intercâmbio cultural.
Dada a sua altíssima qualidade, a educação no Canadá tem um preço surpreendentemente acessível. Um programa intensivo de idiomas de um, dois ou seis meses custa menos do que em outros países que oferecem programas semelhantes; um ano acadêmico em uma universidade ou faculdade canadense (mensalidade mais despesas pessoais) também custa menos para alunos internacionais do que programas semelhantes em outros países. Assim, alunos estrangeiros com uma quantia fixa para investir em educação internacional podem estender sua experiência por um período maior de tempo ao escolher o Canadá. O custo de vida no Canadá é, em geral, bem baixo e o dólar canadense vale menos do que o dólar americano e a libra esterlina; além disso, nos últimos anos a inflação do Canadá foi uma das mais baixas do mundo industrializado.
O sistema educacional canadense combina instituições públicas e particulares. Mais de 90% dos alunos canadenses frequentam escolas públicas para educação primária e secundária, e praticamente todas as universidades e faculdades comunitárias são públicas, embora os alunos devam pagar para frequentá-las. No entanto, existem também várias faculdades que oferecem programas profissionais pós-secundários, e pode-se frequentar programas intensivos de idiomas tanto em escolas particulares quanto em instituições públicas.
A admissão aos programas das faculdades e universidades canadenses é baseada principalmente no desempenho acadêmico medido através de notas obtidas no curso secundário; embora não exista vestibular no Canadá, algumas escolas levam em consideração os resultados dos vestibulares brasileiros. Quase todas exigem alguma prova de sua capacidade para estudar em inglês ou francês, tal como o TOEFL (Teste de Inglês como Língua Estrangeira) ou IELTS. Vale a pena observar que determinados programas profissionais, como Direito, Medicina, Odontologia e Arquitetura são oferecidos apenas no nível de graduação em outras disciplinas. Além dos programas de pré-graduação com duração de quatro anos, dos programas das faculdades com duração de dois ou três anos e do nível de graduação (Mestrado e Doutorado), mais e mais universidades estão também desenvolvendo programas de Estudos no Exterior que permitem que alunos estrangeiros freqüentem apenas um ou dois semestres no Canadá e depois voltem a seu país natal para completar seus estudos.
É muito simples obter os documentos necessários para estudar no Canadá.
Qualquer um que deseje freqüentar um curso intensivo de idiomas por até três meses precisa apenas obter um visto normal de entrada; para qualquer outro programa de estudo o aluno também precisa obter uma autorização de estudante. Embora não haja uma permissão automática para que alunos estrangeiros trabalhem no Canadá, existem três exceções: podem fazer estágio no Canadá, se isso for parte de seu programa de estudos numa instituição canadense; podem trabalhar até 10 horas por semana no campus se estiverem matriculados em um curso pós-secundário de período integral; e podem trabalhar durante um ano no Canadá depois de se formar em tal programa.
Fonte: estude no exterior
6 comentários