Estudar na Argentina
Quando Falamos em estudar no exterior e relacionamos sobre esse tema (proposto no Texto abaixo), podemos ver que, a “maré está boa”, pois assim será melhor a sua emissão na Argentina. Irei listar um poção de Faculdades Privadas e Nacionais. Será de Suma importância que você procure uma faculdade conforme o suas facilidades entre elas: Facilidade de transporte, proximidade da casa de sua host entre outros fatores. Neste links você encontrará diversas informações sobre os cursos nas faculdades da Argentina!
Mãos a Obra!
Uma pesquisa inédita realizada com estudantes na Argentina revelou que os brasileiros são os estrangeiros mais aceitos do país.
Segundo o estudo, feito para avaliar a xenofobia entre os estudantes, os brasileiros tiveram maior índice de aceitação (52%) e menor índice de rejeição (30%) numa lista de doze diferentes grupos de estrangeiros.
A pesquisa, que ouviu 5 mil estudantes do segundo grau de 85 escolas públicas de várias províncias do país, foi realizada pelos sociólogos argentinos Ana Lia Kornblit e Dan Adaszko, do Instituto de Investigação Gino Germani, da Universidade de Buenos Aires (UBA).
Em entrevista à BBC Brasil, Adaszko disse que os resultados da pesquisa surpreenderam Pelo alto nível de “xenofobia”, com percentuais preocupantes, por exemplo, de rejeição a ciganos (67%), judeus (55%), chineses e coreanos (52%) e bolivianos (52%).
Os estudantes receberam listas com as nacionalidades e grupos e três opções de respostas – aceitação, rejeição e indiferença.
Mais de 40% dos estudantes rejeitaram os peruanos, chilenos, paraguaios, americanos e árabes.
Os brasileiros são uma exceção nesta lista, como disse Dan Adaszco: “Acreditamos que, diferente dos outros grupos de estrangeiros, citados na pesquisa, os brasileiros não são vistos como uma ameaça no mercado de trabalho local”, afirmou.
“Além disso, há a imagem positiva do carnaval, das férias nas praias brasileiras e o reflexo do que sai na imprensa argentina sobre o Brasil e os brasileiros”, completou Adaszco.
Para ele, a pesquisa confirma a fama de “xenofobia” em setores da sociedade argentina. “Nós entendemos que os adolescentes são um reflexo do mundo dos adultos e têm coragem de dizer o que os adultos não dizem”, afirmou.
Apesar da fama, Adaszko se disse surpreso com o alto grau de rejeição, de mais de 50%, em relação a ciganos, judeus, chineses e bolivianos.
Segundo o estudioso, existe um “discurso duplo” na Argentina por ser um país que abriu as portas para a imigração, mas não de forma igualitária. “Para muitos, especialmente nos grandes centros urbanos do país, o ideal e aceitável é o europeu e o branco e não o nativo da América Latina” avaliou.
“O latino é visto aqui com desconfiança e até desprezo”. Segundo ele, a pesquisa.
Mostrou ainda que o índice de “xenofobia” e “racismo” diminui à medida que aumenta o nível de educação dos pais. “Não é questão de classe social, mas sim que depende do nível de educação dos pais”.
“Dos estudantes adolescentes”, disse.
Na Argentina, no final do século 19 e início do século 20, as principais imigrações foram italianas e espanholas. Nos anos 90, segundo dados oficiais da Direção Nacional de Migrações da Argentina, a maior imigração partiu dos países da região como Bolívia, Peru e Paraguaios brasileiros são minoria nesse grupo.
A pesquisa de opinião recebeu o Prêmio Ibero-americano em Ciências Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México e será premiado, nesta terça-feira, pelo Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo (INADI) da Argentina.
Universidades Nacionais
- Sites das universidades da Argentina:
UBA – Universidade de Buenos Aires
Universidade Nacional de Catamarca
Universidade Nacional Del Centro de la Província de Buenos Aires
Universidade Nacional Del Comahue
Universidade Nacional de Córdoba
Universidade Nacional de Entre Ríos
UNF
Universidade Nacional de Formosa
Universidade Nacional de General Sarmiento
Universidade Nacional de General San Martín
Universidade Nacional de Jujuy
- Centro Universitário Regional Junín
Faculdade de Ciências Veterinárias
Faculdade de Arquitetura Desenho e Urbanismo
Faculdade de Ciências Exatas e Natural
Faculdade de Farmácia e Bioquímica
Faculdade de Ciências Econômicas
Faculdade de Filosofia e Letras
É isso aí, o Site tem um grande banco de dados, sobre faculdades na Argentina, se estiver procurando sobre outra faculdade, Diz, se ela é privada ou nacional, e em que parte da Argentina. Poste e logo informo. Terei o prazer de poder lhe ajudar. Abraços!
301 comentários