Página Inicial Destino Américas Como estudar na Argentina

Como estudar na Argentina

Estudar na Argentina
Universidad de Buenos Aires, UBA. Foto: Jorge Láscar

Como funciona o sistema educacional da Argentina?

Semelhante ao sistema brasileiro, dividido em etapas: ensino primário, secundário e superior. Os detalhes dessa estrutura, porém, pode variar entre diferentes províncias do país, assim como o tempo de duração de cada etapa. As Universidades também possuem processo próprios e variáveis de seleção.Para brasileiros pode ser necessário prestar um exame não eliminatório de fluência em espanhol e cursar disciplinas complementares no Brasil.

O sistema universitário argentino está formado por:

•  Estudar na Argentina – 38 universidades nacionais: São universidades estatais e suas sedes cobrem todas as zonas do país – bonaerense, centro-leste, centro-oeste, metropolitana, nordeste, noroeste, sul-. Representam a proporção mais importante do sistema universitário argentino, onde cursa mais de 80% dos estudantes e se produz mais de 50% da pesquisa científica do país.

•  Estudar na Argentina – 43 universidades privadas: Cobram mensalidades, que dependem da instituição e da carreira. Suas sedes estão localizadas nas zonas urbanas mais importantes do país. Onde cursam aproximadamente 250 mil estudantes.

• Estudar na Argentina – Existem 7 institutos universitários nacionais e 11 institutos universitários privados: A oferta acadêmica se desenvolve a partir de uma única área disciplinar, como arte, aeronáutica, medicina, teologia, economia, negócios e administração, entre outros.

Somente em institutos privados comparecem cerca de 10 mil alunos. As instituições estatais não cobram mensalidade e os requisitos de ingresso para estudantes estrangeiros variam de acordo com a instituição, seja privada ou estatal. No caso dos privados, sobre as mensalidades você deve consultar em cada local.

Para ter acesso as Universidades disponíveis baixe nossos arquivos em PDF.

Baixar aquivo em PDF  Universidades Privadas

Baixar arquivo em PDF Universidades Nacionais

Baixar arquivo em PDF Institutos Privados

Baixar arquivo em PDF Institutos Nacionais

Baixar arquivo em PDF Outras Universidades

Com base nas informações acima você deverá entrar em contato com a universidade ou Instituto para saber sobre valores, método de avaliação e demais critérios para poder estudar.

O visto de estudante, válido por um ano pode ser tirado com a apresentação dos seguintes documentos:  certificado do aluno regular, fornecidos pela escola e ficha médica. Ambos deverão ser autenticados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério das Relações Exteriores em Buenos Aires. Caso seja necessário renovar o visto, o processo deve ser feito no Departamento de Migraciones antes do vencimento.

Para mais informação: www.migraciones.gov.ar ou “Guia de trâmites”, em Documentação e Migrações, do site www.argentina.gov.ar.

Trabalho

O trabalho ou atividades remuneradas não são permitidas para estudante estrangeiros no país e se o aluno for flagrado trabalhando estará sujeito ao cancelamento do visto e até a expulsão do país.

Hospedagem

Algumas universidades oferecem quartos ou residências. Aquelas que não oferecem costumam ter a disposição dos estudantes sugestões de hospedagem. Para todos os casos, deve-se consultar a casa de estudos. Os custos variam de acordo com a cidade, a zona, e o tipo de serviço contratado. Geralmente, as opções mais utilizadas pelos alunos são:

• Alugar um apartamento ou casa

• Alugar um quarto de um apartamento ou casa de família

• Alugar um quarto em uma residência estudantil

Custo de vida

Os preços são indicativos e se modificam de acordo com as localidades (Estão em pesos argentinos). A cidade de Buenos Aires, registra custos um pouco mais elevados que o interior do país. (1 dolar = 3,80 pesos – aproximadamente- )

Transporte

Buenos Aires é uma cidade de uns 3.000.000 de habitantes, com diferentes meios de transportes que se dirigem a todos seus bairros, a seus redores (Gran Buenos Aires) como assim também a qualquer parte do país. A seguir mostraremos um resumo do transporte disponível na cidade e no resto do país.

Metrô (Buenos Aires)

O metrô é o meio de transporte mais veloz para se trasladar dentro da Capital Federal. Atualmente a rede percorre 46 km, com 80 estações e transporta anualmente mais de 250 milhões de passageiros. O custo é fixo e se abona nos guichês de qualquer estação, onde se entrega um cartão por cada viagem a ser realizada. O valor da passagem é aproximadamente de $ 1,10 e o serviço funciona de segunda-feira a sábado das 6:00 às 23:00 h e aos domingos das 8:00 às 22:00 h.

Os subtepass (cartões magnéticos para uma ou várias viagens) e subtecards (semelhantes aos anteriores mas com a diferença que podem recarregar-se com cartão de débito automático ou cartão de crédito) podem ser adquiridos nas estações do metrô. Informes ao 0800-555-1616. Cada passagem serve para se locomover para qualquer ponto da cidade, inclusive para realizar viagens longas realizando baldeação entre várias linhas.

Táxi (todo o país)

A tarifa se compõe de um preço inicial e de um adicional por distância percorrida. O custo da bandeirada é bastante homogêneo em todo o território nacional e está situado aproximadamente nos $3,80 enquanto que o custo adicional varia segundo a localidade aproximadamente entre $0,20 e $0,30 (cada 150/200 metros). Se quiser fazer alguma consulta ligue para 0800-999-2727. também existem companhias de rádio-táxi (táxi especial) que se solicitam por via telefônica e o carro apanha o passageiro no ponto onde ele estiver, é uma alternativa mais segura em determinadas horas e lugares.

Ônibus (todo o país)

O ônibus (também chamado micro ou colectivo), é um dos meios mais utilizados para se trasladar em todo o país. A tarifa urbana depende das estações percorridas e se abona em máquinas automáticas localizadas dentro do ônibus. A básica atual é aproximadamente de $1,20 sendo a forma de pagamento com moedas ou notas eletrônicas. Existe em algumas linhas um serviço denominado diferencial que conta com unidades com ar condicionado e os passageiros vão todos sentados, sendo suas tarifas mais caras. É aconselhável adquirir o Guia de Transporte que lhe permitirá localizar rapidamente os pontos.

Trens (Gran Buenos Aires)

São uma ótima opção para chegar aos municípios mais próximos à Capital como Olivos, Martinez, San Isidro, Quilmes, etc. Passagem é aproximadamente: $0.70 – $1 dependendo da linha.

Outros:

  • Remis- carro tipo táxi – (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco) o valor é aproximadamente: $50- -$100
  • Mini-ônibus (aeroporto de Ezeiza até o Obelisco)o valor é aproximadamente: $38
  • Aluguel diário de um automóvel o valor é aproximadamente: $100 – $200
  • Litro de gasolina especial o valor é aproximadamente: $ 3 – $3,20

Alimentação

A seguinte lista de preços foi elaborada para que sirva de guia aos alunos estrangeiros que estudem na Cidade de Buenos Aires. Para o resto do país vale a consideração geral já enunciada de variações com tendência a um menor custo para bens e serviços. Estes custos são estimativos, e podem variar de acordo com os gostos pessoais e o modo de vida que leve o estudante.

Lista estimada de preços:

  • Pizza o valor é aproximadamente: $20 – $35
  • Massas o valor é aproximadamente: $10 – $16
  • Churrasco o valor é aproximadamente: $15
  • Empanadas o valor é aproximadamente: $2 a $3 cada uma
  • Sorvetes o valor é aproximadamente: Desde $5
  • Rodízio livre o valor é aproximadamente: $12
  • Fast food o valor é aproximadamente: $12
  • Café da Manhã em lanchonete o valor é aproximadamente: $7 – $10
  • Jantar por pessoa o valor é aproximadamente: desde $25- $45
  • Prato Executivo (ao meio-dia, de segunda a sexta-feira) o valor é aproximadamente: $20 – $30.

Recreação, Cultura e divertimento

Buenos Aires, assim como outras importantes cidades argentinas: Córdoba, Rosario, Tucumán, Mendoza, Salta, por fazer referencia a algumas, têm uma importante vida cultural. Museus, cinemas, teatros e shows oferecem uma variedade ilimitada de possibilidades para se entreter. Drama, comedias, musicais, teatro de revista, visitas guiadas e tango. Um leque de propostas para todas as idades durante todo o ano. Tanto o cinema quanto o teatro, são duas atividades muito importante para os argentinos.

Ver cultura e mais informação

Também são muito frequentes os recitais de artistas nacionais e estrangeiros de grande prestígio, em estádios de futebol ou instalações privadas.

Argentina é um país que se caracteriza pela variedade de expressões artísticas. O entusiasta admirador ou colecionador de arte, encontrará prestigiosas galerias e museus de arte onde poderá acessar a obras de artistas argentinos e estrangeiros.

As férias de artesanato são uma das propostas mais pitorescas de nosso país: aos sábados, domingos e feriados, os artesãos montam seus postos em parques e praças. Mais informação...

Também pode consultar o calendário das festas regionais do país

Saídas:

  • Cinema o valor é aproximadamente: $12 – $14 (Promocion)
  • Concertos e recitais locais o valor é aproximadamente: $15 – $45
  • Danceteria o valor é aproximadamente: $20 – $35
  • Ingressos para o Teatro Colón o valor é aproximadamente: $12 – $140
  • Ingresso para um jogo de futebol Boca-River o valor é aproximadamente: $15 – $30
  • Ingresso a um museu: grátis ou abono de o valor é aproximadamente: $1 – $10

Outros custos:

  • Jornal (diário) o valor é aproximadamente: $1,80 – $3,70
  • Academia de ginástica o valor é aproximadamente: a partir $75

Acompanhe também o vídeo abaixo pode lhe auxiliar.

COMPARTILHAR

33 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber como faço para ir para o Canadá.Tenho um tio que mora lá e gostaria de ir morar com ele.
    Meu passaporte italiano serve?
    Sou brasileiro e tenho passaporte italiano
    Tenho 28 anos, sou publicitário, e tenho muito interesse em ir para o Canadá.
    E para a Itália com meu passaporte italiano, seria mais fazil para mim arrumar um emprego por lá? tenho interesse em fazer uma pós.Teria os estudos gratuitos? Gostaria de ter informações
    Obrigado
    Meu email é rrlagua@hotmail.com

  2. Olá, precisso de informações sobre programas de intercâmbio para se estudar Psicologia em Buenos Aries, e também gostaria de saber aproximadamente qual o custo de vida mensal para estudar lá, incluindo o aluguel, trasporte, o valor do curso, etc. Por favor se alguem poder me ajudar entre em contato comigo, segue abaixo meu e-mail.

    lopes-marlon@hotmail.com

    Desde já agradeço!

  3. Por favor,
    Gostaria de informações, pretendo cursar Medicina, tenho interesse em estudar este ano de 2011, gostaria de algumas dicas se possível e informações referente ao necessário para ir (documentação) e custo de vida no pais, locais para morar, valores !

    Se puder ajudar agradeço muuuito !!!

    Felipe Huertas
    MSNe-mail: Felipe.huertas@hotmail.com

  4. Olá .. Eu sou estudante de Psicologia e vou para o terceiro ano .. tenho uns parentes que estão de mudanças para a Argentina nesse ano de 2011 e eu me interessei pelo baixo custo de vida pois isso possibilitaria eu terminar minha faculdade, com um custo menor e também além de me especializar na minha área, gostaria de cursar medicina. Se possivel entrarem em contato no meu e-mail para maiores informações ficaria grata, e gostaria de saber a possibilidade de estágios, também me interesso.
    Meu e-mail é barbi_stephanie@hotmail.com
    Atenciosamente.
    Barbara

  5. Olá, estou no terceiro ano do ensino medio e estou pensando em fazer psicologia. Gostaria muito de ir estudar na Argentina, mas não sei muito bem como fazer para tirar visto, conseguir lugar para morar e trabalhar lá… etc.
    Quem puder me ajudar com informações, serei grata.
    Obrigada,

    Kyani Molina

  6. Olá, estou no terceiro ano do ensino medio e estou pensando em fazer psicologia. Gostaria muito de ir estudar na Argentina, mas não sei muito bem como fazer para tirar visto, conseguir lugar para morar e trabalhar lá… etc.
    Quem puder me ajudar com informações, serei grata.
    Obrigada,

    Kyani Molina

    (molina.kyani@hotmail.com)

  7. Gostaria de saber como eu fasso para pedir transfência de curso para argentina, pois eu ja estou cursando o ensino superior e gostaria muito de conclui-lo na argentina

    att
    Caio Faria

  8. OLA TUDO BEM COMO POSSO ESTUDAR EM BOENOS AIRES E MORA LA AS ESCOLA OFERECE CASA PARA ALUNOS SOU BRASILEIRO E MORO EM GOIANIA POR FAVOR ME AJUDE POIS QUERO ESTUDA EM BOENOS AIRES TENHO 13 ANOS E TENHO UM AMIGO QUE TEM 14 ELE TAMBEM QUER ESTUDAR LA COMO FAZEMOS

  9. oiii , gostaria de saber como entrar em uma faculdade publica na argentina , e se são acessiveis também para brasileiros , qual o processo seletivo etc

    • Cara Lila, todas as as universidades são acessiveis para os brasileiros, tem muitas universidades boas, Argentina e um pais de gente culta que gosta da leitura e do estudo muito diferente a nossa realidade no Brasil, tem miles de brasileiros estudando na Argentina, a maioria estuda medicina porque não existe vestibular e as mensalidades nas particulares são bem acessiveis e nas do governo não tem custo. Algumas tem ingresso 3 vezes por ano, a documentação como historico escolar,diploma,e certidão de nascimento tem que estar de acordo as normas argentinas, aqui em Brasilia temos o MEC e o Itamaraty , todos os documentos tem que ser carimbados isto e legalizados aqui, e nos fazemos isto como parte do nosso trabalho, recebemos os documentos o o mesmo dia ficam legalizados e devolvemos via SEDEX ou enviamos para Argentina e ajudamos na matricula , falamos fluentemente o Espanhol , a mesma coisa fazemos com Bolivia, Paraguay e Uruguay e outros paises. nosso endereço de correspondencia para envio de documentos pode ser conseguido no nosso email, brasiliadocumentos@gmail.com nosso whatsapp estudar medicina ou otras coisas são de mita utilidade para nosso pais, as pessoas com conhecimento aumentan e fortalecem seu poder ,Proverbios 24:5

Deixe uma resposta