Página Inicial Destino Américas Como Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos

Como Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos

Como Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos

Explicamos neste artigo de forma bem detalhada como Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos. Confira o passo a passo.

Muitos motivos podem tornar interessante a ideia de abrir uma conta nos Estados Unidos. Seja para realizar compras no exterior, para quem viaja muito para lá ou deseja morar no país ou mesmo para diversificar investimentos. É importante frisar que é perfeitamente legal a abertura de conta bancária, por estrangeiros, nos EUA.

Nos Estados Unidos, assim como no Brasil, existem dois tipos de conta bancária, checking account que é a conta corrente, e a saving account, que é a poupança, mas essas contas são utilizadas apenas como segurança, pois não há vantagens financeiras em manter o dinheiro no banco nas contas simples (o rendimento da saving account é em torno de 1% ao ano). É muito comum as pessoas terem as duas modalidades de conta, mantendo uma apenas para acumular dinheiro e outra para movimentar.

Nos Estados Unidos os caixas Eletrônicos ficam na parte externa das agências bancárias, e é possível realizar saques em qualquer caixa, não sendo obrigatoriamente do seu banco, mas no caso de utilizar o caixa eletrônico de outra instituição haverá cobrança de taxa. O país oferece bastante segurança então não há com que se preocupar com os saques efetuados nesses caixas eletrônicos.

Escolha um banco nos Estados UnidosComo Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos

Assim como no Brasil, o melhor é escolher um banco que tenha agências em diversos lugares do país, pois assim, caso seja preciso resolver algum problema durante uma viagem, por exemplo, você não terá problemas em encontrar uma agência. Sim, lá qualquer agência da instituição bancária está apta a resolver problemas de qualquer cliente, mesmo que não seja vinculado à própria agência.

Hoje em dia é muito fácil abrir conta em qualquer banco dos Estados Unidos, mas três deles, o Citibank, o Bank of America e o Chase, recebem muitas solicitações de abertura de contas de estrangeiros, portanto estão bastante acostumados. Nesses bancos não é necessário residir nos Estados Unidos.

O Banco of America é uma espécie de ‘banco popular’, semelhante ao Banco do Brasil, sendo bastante presente em todo o país. Ele oferece facilidades como escolher o idioma no caixa eletrônico (tem português!), e a possibilidade de depositar valores sem envelope, depositando as cédulas mesmo, e acesso ao internet banking facilitado. Talvez seja o banco mais sólido dos EUA e por isso é muito procurado para garantir a segurança em momentos de crise econômica de longo prazo.

Documentos exigidos

Normalmente é preciso apresentar dois documentos de identificação com foto. Pode ser o passaporte e a carteira de motorista, por exemplo, mas esse bancos também aceitam os documentos do Brasil como identidade emitida pelo Detran, SSP OAB, etc. Também será necessário fornecer um endereço de residência, que pode ser o do Brasil, sem problemas.

Alguns bancos exigem um depósito inicial, e o valor depende do banco escolhido, mas em geral uma regra em comum é a isenção de cobrança de tarifas caso o cliente mantenha um saldo mínimo em conta, ou realize depósitos mensais. Nesses três bancos citados o valor necessário para a isenção de tarifa é de 1500 dólares americanos, caso contrário haverá cobrança de tarifa mensal de 12 dólares. Estudantes não pagam tarifas.

Cartões

Como Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos

Todas as contas oferecem o cartão de débito para realizar saques e outras movimentações. Muitas vezes você já sai da agência com um cartão provisório em mãos e após cinco dias recebe o permanente.

Mas para conseguir um cartão de crédito já é um pouco diferente. Nos Estados Unidos essa questão de confiança e crédito é levada a sério. Inicialmente o cartão de crédito funciona como um cartão pré-pago, sendo necessário que o cliente deposite o valor que deseja ter como crédito. O banco ainda não conhece o cliente então ele ainda não dará crédito a você. Caso a fatura do cartão não seja paga, eles apenas descontam o valor da dívida do valor depositado como garantia. Mas se os pagamentos forem efetuados corretamente, após seis meses, o banco devolve o valor depositado e oferece um crédito para as compras seguintes. Conforme a confiança do banco em você for aumentando, o seu limite de crédito também aumenta.

Como construir o seu crédito

A melhor maneira de iniciar um histórico de crédito nos Estados Unidos é através do cartão de crédito. O ideal é que você não gaste mais do que 70% do valor do seu limite e, obviamente, não atrase os pagamentos. Depois que você construir sua reputação com uma instituição financeira as outras irão se interessar por você e oferecer cartões com diversos benefícios.

Funcionamento dos bancos

Como Abrir uma conta Bancária nos Estados Unidos

O atendimento bancário nos Estados Unidos, em geral, é bastante diferente do Brasil. Normalmente não existem filas, e quando tem o atendente se desculpa pelo ocorrido. Como já foi dito antes, você consegue obter atendimento em qualquer agência sem qualquer burocracia. E os bancos na Bay Area funcionam até às 18 horas em dias de semana, e até às 17h nos finais de semana e alguns feriados.

Outra grande diferença é a existência do Drive Thru bancário, que permite que você realize operações simples, como saques, visualizar extratos, sem precisar sair do carro. Em espaços próprios são disponibilizados diversas máquinas, cada uma oferecendo uma função, que o cliente escolhe de acordo com sua necessidade. Tem até a opção de atendimento com funcionário, onde você se conecta diretamente com a agência, através de uma janelinha, sem sair do carro.

Como encerrar uma conta nos Estados Unidos

Se você quiser encerrar uma conta bancária encontrará as mesmas facilidades da abertura. É necessário apenas solicitar o encerramento em qualquer agência da instituição bancária e retirar todo o valor disponível da conta, no momento do encerramento.

Obrigações legais no Brasil

Quando você é titular de uma conta bancária fora do Brasil, é obrigatório o registro dessa informação na Declaração de Imposto de Renda, quando a mesma tiver saldo igual ou superior a R$ 140,00 em 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração (nesses casos será preciso fazer a conversão pela taxa de câmbio informada pelo Banco Central). Se o seu saldo for inferior a esse valor não será necessário declarar nada.

Agora você já sabe tudo sobre abrir uma conta bancária nos Estados Unidos. Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato e conte pra gente.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta