Bolsa de Estudo na Espanha
A partir do dia 8 de dezembro estarão abertas as inscrições para o ano acadêmico 2008-2009 do Becas MAEC, principal programa de bolsas do governo da Espanha. São 24 opções de bolsas de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) para estrangeiros, inclusive brasileiros, que pretendem estudar no país europeu e, ainda, para espanhóis interessados em estudos no exterior.
O período de candidaturas varia de acordo com a bolsa desejada. A maioria delas se encerra no dia 28 de dezembro. Mas, há opções em que as inscrições seguem até 21 de dezembro e outras até 29 de fevereiro de 2008. Fique atento aos prazos!
As inscrições para a renovação do auxílio recebido durante o ano acadêmico 2007-2009 podem ser realizadas de 11 a 29 de fevereiro de 2008.
O programa é destinado a jovens que já terminaram o curso superior e, em alguns casos, estudantes do último ano da graduação. Podem participar da seleção cidadãos estrangeiros de qualquer país, inclusive brasileiros, que sejam maiores de idade, com estudos universitários ou trajetória reconhecida em determinadas atividades que se enquadrem no programa escolhido para estudos. Os participantes devem, de preferência, ter idade máxima de 35 anos.
Para se inscrever, o primeiro passo é procurar uma instituição de Ensino Superior da Espanha incluída entre os programas oferecidos pelo Becas MAEC e escolher o curso desejado. O interessado deve apresentar à escola o projeto de estudo que planeja desenvolver e ser pré-admitido por ela, segundo os critérios e processos de seleção de cada instituição. Somente então, o estudante poderá solicitar a bolsa, exclusivamente através do site oficial do programa.
Além de um auxílio mensal, que varia de acordo com o programa escolhido, os aprovados terão direito a alojamento, seguro médico não-farmacêutico, ajuda para a viagem e, ainda, pagamento total ou parcial das taxas escolares. As bolsas serão concedidas antes do início do verão, quando começa o ano letivo no Hemisfério Norte, ou, então, antes do início dos estudos.
Pré-requisitos
- No caso de estrangeiros, ter residência oficial, habitual e continuada em seu país de origem no momento da solicitação de bolsa;
- Possuir passaporte válido;
- Não ter sido beneficiado por programa de longa duração do Becas MAEC nem da Fundação Carolina nos últimos três anos;
- Ter o título universitário necessário para ingresso no curso solicitado;
- Possuir conhecimento suficiente da língua espanhola para conseguir acompanhar o curso;
- Não padecer de enfermidades;
- Apresentar endereço eletrônico seguro (que será usado para as notificações);
- Ter sido pré-admitido na instituição de ensino espanhola onde pretende realizar os estudos.
- Como solicitar uma bolsa
As inscrições só podem ser realizadas pela Internet, no site www.becasmae.es. As solicitações passam por pré-seleção que avaliará essencialmente o projeto de estudos e sua aplicabilidade e a motivação, os méritos acadêmicos, a experiência profissional, o currículo e as cartas de referência do candidato.
As solicitações pré-selecionadas passam por uma Comissão de Avaliação que contará com a participação de conceituados especialistas procedentes da universidade espanhola onde o estudante pretende ingressar. Essa comissão dará o parecer final sobre a atribuição das bolsas de estudo. A distribuição das bolsas por país seguirá os critérios da política de cooperação exterior espanhola e os selecionados terão 30 dias para apresentar ao programa os documentos requeridos a partir da data de comunicação de sua seleção.
-
- Obrigações dos bolsistas
Os bolsistas devem comunicar a aceitação expressa da bolsa por correio eletrônico à AECI e apresentar-se ao responsável do Escritório de Relações Internacionais ou departamento equivalente na instituição de Ensino Superior de destino. É da responsabilidade dos aprovados a obtenção dos vistos exigidos para poder entrar e residir legalmente na Espanha (clique aqui para obter mais informações – em espanhol) e o cumprimento das regras impostas no edital do programa.
- O programa
O Becas MAEC é oferecido, anualmente, pelo MAEC-AECI (Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação- Agência Espanhola de Cooperação Internacional) e utilizado pelo governo espanhol como instrumento de política de cooperação para os países que recebem, oficialmente, ajuda para seu desenvolvimento. Desta forma, tem se consolidado como o principal instrumento de promoção das relações culturais e científicas entre a Espanha e o resto do mundo.
Além disso, os estudos de pós-graduação em instituições espanholas (doutorado, tese doutoral, pós-doutorado, pesquisa e especialização) destinam-se ao aperfeiçoamento lingüístico e cultura do espanhol de estrangeiros e os estudos europeus contribuem para a formação e para a ampliação de estudos de espanhóis.
A cada ano, o Becas MAEC estabelece uma relação de programas de cursos oferecidos pela convocação que devem ser escolhidos pelos candidatos.
- Conheça os programas em que brasileiros podem participar
Bolsas para Estrangeiros que não falam Espanhol – Estudos de Pós-graduação, Doutorado e Investigação de Língua e Cultura Espanholas, em Universidades e Centros Superiores na Espanha
Duração: Até um ano, a partir de outubro 2008. Prorrogável por mais dois anos para estudos de pós-graduação e investigação, e até três anos, exclusivamente para estudos de doutorado.
Requisitos específicos: Para realizar estudos de pós-graduação (mestrado e especialização) é necessário possuir título universitário equivalente ao bacharel espanhol. Já, para realizar estudos de doutorado ou investigação, os interessados devem possuir título universitário, equivalente a bacharel espanhol, preferencialmente três anos antes do início do programa, com perspectiva de prosseguir na carreira de docência ou pesquisa. E ainda, é preciso ter a pré-admissão da instituição de destino.
Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri a bolsa equivale a 600 euros mensais, alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri a bolsa passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros.
Inscrições: até o dia 28 de dezembro de 2007
Bolsas para Estrangeiros que não falam Espanhol – Cursos de Verão de Língua e Cultura Espanholas em Universidades do país
Duração: 1 mês, entre julho e agosto de 2008.
Requisitos específicos: Ser estudante universitário; e ser cidadão de países de língua oficial não espanhola.
Valor da Bolsa: 1.200 euros mensais
Inscrições: até o dia 21 de dezembro de 2007
Bolsas para pesquisadores sobre assuntos relacionados a Espanha e Tradutores de espanhol
Duração: Três meses, entre 1 de julho de 2008 e 30 de junho de 2009.
Requisitos específicos: Ser doutorandos ou doutores estrangeiros em temas espanhóis ou hispânicos; e ser tradutor estrangeiro de espanhol com experiência credenciada.
Valor da Bolsa: 1.200 euros mensais.
Inscrições: até 21 de dezembro de 2007
Bolsas para Estrangeiros de Países com Sedes das Academias Correspondentes e Sócias da Real Academia Espanhola para Estadias de Colaboração Formativa
Duração: Até 1 ano, a partir de 1 julho 2008. Prorrogável por até mais 1 ano.
Requisitos específicos: Ser nacional do país com sede da Academia Correspondente ou Sócia da RAE, onde se realizará a estadia de colaboração formativa e possuir título universitário superior em matérias afins à lingüística e filologia hispânicas.
Valor da Bolsa: 700 euros mensais.
Inscrições: até 21 de dezembro de 2006
- Bolsas para estudos de pós-graduação, de doutorado e pesquisa na Espanha
Bolsas para Estrangeiros para Estudos de Pós-graduação, Doutorado e pesquisas em Universidades espanholas Centros
Duração: Até 1 ano, a partir outubro 2008. Prorrogável até mais dois ano para estudos de pós-graduação e pesquisa, e até três ano para estudos de doutorado.
Requisitos específicos: Para realizar estudos de pós-graduação é preciso possuir título universitário, equivalente a bacharel espanhol. Já, para realizar estudos de doutorado ou pesquisa os interessados devem possuir título universitário, equivalente a bacharel espanhol, preferencialmente três anos antes do início do programa, com perspectiva de prosseguir na carreira de docência ou pesquisa. E ainda, é preciso ter a pré-admissão do Centro de destino.
Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri o valor da bolsa equivale a 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri o valor passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros.
Inscrições: até 28 de dezembro 2007
Bolsas para Estrangeiros para pesquisas e Estudos de Pós-graduação e Especialização em Órgãos Públicos espanhóis e Centros Docentes Não Universitários – Programa para estudantes ibero-americanos
Duração: Até 1 ano, desde outubro 2008. Prorrogável, excepcionalmente, até dois ano para estudos de pós-graduação e pesquisa.
Requisitos específicos: Para realizar estudos de pós-graduação (mestrado, especialização e experiente), é preciso possuir título universitário. Para realizar estudos de investigação, os interessados devem ter o título universitário superior, equivalente a bacharel espanhol, preferencialmente três anos antes do início do programa, com perspectiva de prosseguir na carreira da docência ou pesquisa. E ainda, é necessário ter a pré-admissão do Centro de destino.
Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri o valor da bolsa equivale a 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri o valor passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros.
Inscrições: até o dia 28 de dezembro de 2007
Bolsas para Diplomatas Estrangeiros e Titulados Universitários Superiores Estrangeiros para o Curso de Estudos Internacionais na Escola Diplomática de Madri
Duração: 9 meses, a partir outubro de 2008, com caráter improrrogável.
Requisitos específicos: Ser servidor público diplomático de um serviço exterior estrangeiro, apresentado oficialmente por Nota Verbal de seu Ministério à Embaixada da Espanha no país origem. Possuir título universitário superior, equivalente a bacharel espanhol, os não diplomáticos. Já os solicitantes não diplomáticos deverão superar a prova de admissão do Curso da Escola Diplomática, a celebrar nas Embaixadas de Espanha no país de origem.
Valor da Bolsa – 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores.
Inscrições: de 02 de janeiro a 5 de fevereiro de 2008
Bolsas para Brasileiros para Cursos Oficiais de Especialização nas Universidades Espanholas do Grupo Tordesillas e para Práticas em Empresas Espanholas participantes no Programa
Duração: Até nove meses, desde outubro 2007, para a fase acadêmica.
Requisitos específicos: Possuir título universitário superior, equivalente a bacharel; e ter a pré-admissão do Centro de destino.
Valor da Bolsa: Isenção de pagamento de matrículas até 2.500 euros, a cargo da Universidade correspondente. E ainda, 1.200 euros mensais para a fase acadêmica. Durante as práticas em empresas, que terão duração máxima de três meses, as despesas ficam a cargo das empresas.
Inscrições: até 29 de dezembro de 2007
Bolsas de Renovação para Bolsistas Estrangeiros da convocação de Bolsas MAEC- AECI 2006-05 para segundo ano de Estudos de Pós-graduação ou terceiro ano para Doutorado
Valor da Bolsa: Para cursos acadêmicos no termo municipal de Madri o valor da bolsa equivale a 600 euros mensais, mais alojamento e manutenção numa das duas residências universitárias da Fundação de Colégios Maiores. Para estudos fora do termo municipal de Madri o valor passa para 1.200 euros mensais. Para as matrículas o programa oferece uma ajuda de até 2.000 euros
Inscrições: de 11 a 29 de fevereiro de 2008
- Bolsas para espanhóis e estrangeiros de cooperação cultural na Espanha e no exterior
Bolsas para Espanhóis e Ibero-americanos para Ampliação de Estudos Artísticos na Academia de Espanha em Roma, em colaboração com o Ministério de Cultura e a Fundação Caixa Madri e Rafael del Pino
Duração: 1 outubro 2008 a 30 junho 2009, por trimestres naturais acumuláveis.
Requisitos específicos: Ser universitários superiores ou artistas.
Valor da Bolsa: 1.200 euros mensais, mais alojamento na Academia de Espanha em Roma, sem manutenção.
Inscrições: 2 a 31 de janeiro de 2008
46 comentários