Página Inicial Destino Américas Transporte em New York, explicamos para você como funciona

Transporte em New York, explicamos para você como funciona

Transporte em Nova York

Nova York é uma cidade para ser conhecida andando por suas ruas, admirando os edifícios que ali se encontram, fazendo parte, realmente, do movimento dos pedestres. A melhor forma de circular pela cidade é aliando caminhadas com viagens de metrô, principalmente circular em Manhattan.

Como o trânsito é um tanto caótico e congestionado, principalmente quando está no horário de pico, o melhor a fazer é se programar e sair com antecedência caso circule pelas ruas de táxi ou carro.

Se localizar em Manhattan é bem fácil, pois há uma organização para isso. As avenidas de Manhattan cortam a ilha na vertical enquanto que as ruas cortam na horizontal.

As avenidas que vão para o leste (em inglês é east) para oeste (em inglês é west) são a 1st Avenue, 2nd Avenue, Park Avenue, Lexington Avenue, 3rd Avenue, 5th Avenue, Madison Avenue, Avenue of the Americas que também é a 6th Avenue, de 7th Avenue até 12th Avenue.

As ruas que recebem a numeração 1St, 2St e assim por diante vão no sentido sul para o norte dessa ilha. Quando algo está localizado na parte sul usa-se o termo Downton para se referir a ela.

O termo utilizado para se referir a algo que está no norte da ilha, ou seja, na parte de cima, é Uptown. É por isso que quando se quer entender um endereço as pessoas usem referências como “entre a 33St e a 34St”, pois fica bem mais fácil de se localizar.

Caminhada

Nova York a pé. Transporte em New York, explicamos para você como funciona

A caminhada é uma ótima forma de circular pela cidade. Além do mais, ao sair a pé tem-se a oportunidade de conhecer mais os bairros ou até ver algo diferente daquilo que se esperava encontrar por aquele caminho.

Essa prática de caminhar é muito prazerosa e uma atividade muito legal que deve ser feita, inclusive, se sentar num café e observar como está o movimento da rua é sempre muito interessante.

Os bairros Chelsea e SoHo são ótimos lugares para se soltar por suas ruas já que a possibilidade de encontrar novidades pelo caminho é muito grande. Para fazer uma caminhada assim é claro que o ideal é usar um calçado confortável. O dia a dia de um turista em Nova York é fazer caminhadas por suas ruas e isso também vale para quem vive na cidade.

Subway – metrô

Transporte em New York, explicamos para você como funciona. Metrô Estação Nova York.

Se no Brasil o metrô não é dos melhores em Nova York não dá para reclamar, pois é bastante eficiente apesar de não ser moderno nem muito limpo. Mas a função de levar os passageiros até o lugar desejado é realizado.

O metrô possui várias linhas que cortam Manhattan do norte ao sul e podem se encontrar. Já os trens seguem sempre no sentido Downtown que a parte baixa de Manhattan ou Uptown que é a parte de cima. É de costume que essas linhas sigam o trecho norte-sul. O trecho leste-oeste não é seguido.

Assim, se o turista estiver num ponto extremo do leste de Manhattan e pretende chegar ao outro extremo, o oeste, muito provavelmente só uma linha de trem não vai servir. Dependendo do caso, pode ser muito mais vantajoso seguir a pé que utilizar o metrô.

Ônibus

Transporte em New York, explicamos para você como funciona. Ônibus Manhattan

Não são todas as pessoas que se lembram dos ônibus, mas para circular por toda Manhattan eles são uma ótima opção apesar de sofrer com o trânsito. Os ônibus possuem pontos específicos para parar ao longo do trajeto. Não são todas as linhas que utilizam os mesmos pontos para parar.

Para poder esperar por um ônibus é preciso procurar uma placa indicativa que faça a sinalização exata do ônibus que se deseja pegar. Esse transporte pode ser utilizado para ir até as cidades próximas ou locais que ficam um pouco mais distantes de Manhattan.

Para pegar esse tipo de ônibus é preciso se dirigir até o Port Authority Bus Terminal que está próximo a estação de metrô da 42St. É por meio desse terminal é possível realizar a compra de passagens de ônibus para os mais variados locais do país incluindo New Jersey, Atlantic City e locais para fazer compras como o Woodbury e Jersey Gardens.

Táxi

Transporte em New York, explicamos para você como funciona. Manhattan Táxi

Praticamente são um patrimônio de Nova York. É praticamente impossível não reparar naqueles veículos amarelos que percorrem as ruas da cidade todos os dias.

Eles podem ser encontrados em todo lugar e ainda são um ótimo meio de transporte para quem quer rodar por toda a cidade. O melhor é que simplesmente basta esticar o braço que um táxi aparece rapidamente.

Quando está chovendo na cidade ou nos locais que há um movimento maior eles acabam sendo bastante disputados. Mas realmente é impressionante a quantidade de carros que a frota de táxi possui.

Outro ponto importante é com relação ao seu preço que é bastante razoável, principalmente quando o trajeto a ser feito e longo. Já o lado negativo é que eles sofrem com o trânsito.

Os táxis na cor amarela funcionam com o taxímetro e muitos deles possuem televisores em seus bancos para permitir que o cidadão possa acompanhar o quanto que está sendo cobrado. Alguns desses televisores são touchscreen que podem ser tocados para pedir o recibo ou definir se vai pagar em dinheiro ou cartão.

A tarifa regular que é cobrada começa em $2,50 e cresce a cada 320 metros $0,40. Também é cobrado um imposto que ao valor final é adicionado. Sempre vale pedir para que o taxista percorra o caminho que seja considerado mais vazio que é para saber como que o trânsito está. Uma boa ideia é usar os aplicativos no celular para isso.

Nas cidades grandes como é o caso de Nova York, o ideal é saber exatamente qual o endereço que se deseja ir, qual a avenida, bairro e rua que o estabelecimento está localizado, pois não são todos os taxistas que são familiarizados com os locais e conseguem chegar no ponto certo somente com o nome.

Se não tiver o endereço completo outra opção é usar pontos de referência que são muito famosos como os edifícios e as praças. Isso funciona muito mais do que simplesmente dizer o nome do hotel ou restaurante que deseja ir.

Outro fato importante é não se esquecer da gorjeta que em inglês é tip. Nos Estados Unidos ela é muito comum e até nos táxis são dadas. O valor dessa gratificação fica entre 15% e 20% do valor cobrado pela corrida.

Trem

Transporte em New York, explicamos para você como funciona. Trem Nova York

Fazer uma viagem para Nova York também permite que as cidades vizinhas sejam visitadas e para chegar até elas uma alternativa muito boa é usar o trem. Existem casos que é possível fazer um bate-volta indo pela manhã e voltando ao fim do dia.

Para utilizar esse serviço é preciso se dirigir até a Penn Station que é o local que vende a passagem e logo em seguida embarcar no trem. A vantagem de utilizá-los é que não é preciso chegar a estação com uma antecedência muito grande, somente é preciso que esteja no local alguns minutos antes do embarque.

Esse sistema de trens é o que se utiliza para ir de Manhattan até New Jersey e vice-versa. Ele não funciona com o metro card que é o cartão recarregável que se utiliza no transporte de Nova York. É preciso adquirir as passagens a parte levando em consideração a quantidade de viagens que deseja fazer.

Não se trata de um transporte tão difundido como é o metrô e ele ainda possui uma quantidade menor de estações. Mas para o turista que se hospeda em New Jersey e deseja ir todos os dias até Nova York para fazer passeios e compras, utilizar o Patch se torna uma opção rápida.

Alugar Bicicleta

Transporte em New York, explicamos para você como funciona

Uma forma barata e legal de se locomover por Nova York e ainda conhecer boa parte da cidade é alugando bicicleta. Fazer um passeio de bicicleta pela Brooklyn Bridge, Central Park ou qualquer outro lugar se torna ainda mais especial.

Existem diversas ciclovias além de pontos que permite alugar a “magrela”. Isso pode até ser feito online facilmente. O aluguel não tem um custo alto e para quem vai em grupo é uma ótima pedida.

No Central Park há uma locadora de bikes. Assim é possível dar um belo de um passeio por ele que, em certos horários fica fechado para os carros.

Quando a pessoa aluga uma bike recebe um voucher que tanto pode ser impresso quanto apresentado no smartphone para conseguir retirar a bicicleta.

Seu preço varia, pois o custo é por hora, mas uma hora costuma valer $ 4,35. Pessoas de qualquer idade podem alugar uma bicicleta e ainda recebe cadeado, cestinha e capacete. Caso prefira, é possível alugar cadeiras infantis e trailers para as bicicletas.

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta