Página Inicial Destino Passeios Paris, 8 Pontos turísticos + 5 Formas de explorar a cidade

Passeios Paris, 8 Pontos turísticos + 5 Formas de explorar a cidade

Passeios Paris, visão aérea da cidade de Paris
Passeios Paris, 8 Pontos turísticos + 5 Formas de explorar a cidade

Passeios Paris: Onde ir e Como ir

Paris foi uma das cidades mais visitada no mundo em 2016, tendo recebido mais de 18 milhões de turistas.

Todo esse interesse pela capital francesa é explicado pela sua riqueza arquitetônica, cultural e um ar que inspira o romantismo. Mas em uma cidade com mais de 40 pontos turísticos apontados como importantes, o que fazer na sua primeira visita?

O primeiro passo é definir de que forma você pretende conhecer a cidade e em quanto tempo. Devido à grandiosidade de seus monumentos, Paris é um lugar que pode ser desbravado em 4 ou 10 dias. Tudo vai depender do seu ritmo e do quanto vai querer aproveitar cada atração.

Então vamos começar pontuando os 8 pontos turísticos imperdíveis.

Onde não posso deixar de ir?

Torre Eiffel

Passeios Paris, foto da Torre Eiffel vista a noite
Torre Eiffel maior símbolo da capital francesa

O maior símbolo da capital francesa é também o ponto turístico mais disputado, então prepare-se para enfrentar filas.

Vale a pena ir até o topo ou posso me contentar com fotos do lado de fora? Sim, vale muito a pena subir até o topo da torre. A experiência é única e a vista de 360º é de deixar qualquer um sem fôlego.

Os valores praticados atualmente são de 17 euros para adulto, jovens de 12 a 24 anos pagam 14 euros, crianças de 4 a 11 anos e pessoas com mobilidade reduzida com seu acompanhante, 8 euros cada. Crianças de até 4 anos têm a entrada gratuita.
Mas se você estiver com poucos recursos, existe a possibilidade de subir até o primeiro andar gratuitamente. Precisará apenas de disposição para subir as escadas e paciência para encarar o grande fluxo de pessoas subindo e descendo.

Jardins du Trocadéro

Passeios Paris, foto noturna do Jardins du Trocadéro
Jardins du Trocadéro. Foto: Henry_Marion

Apesar de ser uma belíssima praça, o principal motivo para estar nesta lista é a sua localização privilegiada. A praça se localiza em frente ao Rio Sena e com a melhor vista possível para a Torre Eiffel. Aqui é um dos melhores locais para você tirar aquela bela selfie.

Ao redor da praça existem diversos cafés e restaurantes que são ótimas opções para conhecer a culinária parisiense.

Champ de Mars

Champs de Mars em Paris
Champs de Mars. Foto: Dewet

Esta é a maior área verde de Paris. E por assim ser, é o local mais usado pelos parisienses e turistas para fazer piquenique ou simplesmente bater um papo sentado na grama acompanhado de uma boa bebida. O cenário é espetacular.

Arco do Triunfo

Passeios Paris - Os 8 pontos turísticos imperdíveis - Arco do Triunfo
Arco do Triunfo, um marco da história francesa.

Este símbolo da Era Napoleônica é um marco da história francesa, portanto é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Nas suas paredes podemos identificar os nomes de diversos militares que lutaram junto com Napoleão, acompanhados das lembranças de suas respectivas batalhas vencidas.

Ao visitar o Arco do Triunfo, não deixe de subir para registrar uma Paris linda e em movimento, uma vez que a localização deste monumento é bem no centro de onde começam algumas das principais avenidas de escoamento da cidade.

Catedral de Notre-Dame

Passeios Paris, foto noturna da Catedral de Notre-Dame
Catedral de Notre-Dame

Uma das mais lindas catedrais do mundo, a Catedral de Notre Dame talvez seja o terceiro ponto turístico mais concorrido de Paris, perdendo apenas para a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. Aqui foram realizadas celebrações marcantes para a história do país, uma delas foi a coroação de Napoleão Bonaparte. Sua importância é tão grande para a história da França, que hoje o local é considerado o marco zero de Paris.

Museu do Louvre

Passeios Paris, foto noturna do Museu do Louvre
Museu do Louvre

Separe ao menos uma manhã inteira para conhecer o Louvre ou não valerá a sua entrada, pois estamos falando de um dos maiores museus do mundo e de um acervo riquíssimo. O museu é espetacular e tem um cenário inacreditável tanto dentro quanto fora.

Devido a sua magnitude, você sempre encontrará filas para entrar no museu, então não estranhe. Lá dentro são três alas de muita arte, incluindo as consagradas Monalisa de Leonardo da Vinci e Vênus de Milo. Mas como o museu é um mundo a parte, é muito importante que você leve junto um áudio guia, que pode ser alugado na entrada ou pode ser baixado no seu celular através do aplicativo do museu.

A entrada no Louvre custa 15 euros, mas as sextas-feiras a partir das 18h, jovens com menos de 26 tem entrada gratuita. Além de que, de outubro a março, todo primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita para todos.

Avenida Champs-Élysées

Passeios Paris, vista aérea da Avenida Champs-Élysées
Avenida Champs-Élysées

Também chamada pelos franceses de “La plus belle avenue du monde”, ou a avenida mais bela do mundo, a Champs-Élysées é famosa pela sua beleza arborizada e também pela riqueza das lojas que estão em toda sua extensão.

Chanel, Dior, Louis Vuitton, Hugo Boss e Cartier são só alguns dos nomes que podemos encontrar por lá. Um verdadeiro paraíso de beleza e tentações.

Montmartre

Visão de uma das ruas do Bairro Montmartre em Paris
Bairro Montmartre em Paris

Apesar de ser um bairro mais afastado do centro e dos principais pontos turísticos de Paris, o Montmartre é a melhor região para você aproveitar a noite parisiense. Além dos famosos cabarés Moulin Rouge e Lapin Agile, é aqui que se encontram também os cafés e restaurantes mais recomendados da cidade.

Nesta região você ainda encontra a Praça da Concórdia e da Ópera Garnier e a exuberante Basílica de Sacre Coer. Atrações que tornam a região interessante para ser visitada tanto de dia, quanto a noite.

Como conhecer Paris?

Há cinco formas de você desbravar a capital francesa: a pé, ônibus, metrô, barco ou bicicleta, cada uma com as suas vantagens e desvantagens. Se quiser ter uma experiência ainda mais inesquecível, mescle todas e aproveite o que cada peculiaridade vai lhe trazer de bom em Paris!

A pé – Contemplativo

Explorando Paris a pé.
Explorando Paris a pé.

Essa é a opção contempladora, para aqueles que querem apreciar cada detalhe da cidade luz. Sim, é possível conhecer tudo apenas andando, embora a cidade tenha cerca de 40 pontos apontados como turísticos. Basta ter um bom mapa em mãos e disposição para caminhar. Será econômico, prazeroso (dá para reconhecer detalhes que acabam passando despercebidos do alto de um ônibus), porém um pouco mais cansativo e demorado.

Caso você deseje conhecer também sobre a história de cada lugar, existe a possibilidade de se integrar a algum free tour. Assim como diversas cidades pelo mundo, em Paris você também encontrará grupos que realizam tour a pé pela cidade contando apenas com uma gorjetinha da sua parte no fim do passeio. O bom desses tours é que dividem com os turistas a história por trás de cada monumento e curiosidades que dificilmente ele descobriria sozinho. Algumas opções são o Free Tour Paris, o Discover Walks  e o Sandemans New Europe.

Ônibus – Prático

Ônibus da hop on hop off em frente a Torre Eiffel
Paris – hop on hop off. Foto: hop on hop off

Essa é a opção mais prática, visto que a cidade oferece um serviço de Hop-on/Hop-off bem completo e com diversas opções para você escolher de acordo com o tempo que terá disponível na sua primeira visita à capital (sim, primeira, porque temos certeza que você desejará voltar outras vezes). Tem tour de 2h, de um dia inteiro, tour que inclui passeio de barco e até tour noturno, todos com guia em 9 idiomas diferentes, incluindo português.

Além disso os ônibus são confortáveis e com calefação para aqueles dias de inverno severo quando fica complicado andar pela cidade com vento gelado. O preço dos tours varia entre 19 e 30 euros, e crianças de até 11 anos têm gratuidade na maioria dos passeios. A Foxit oferece este serviço e alguns descontos para quem compra antecipadamente online.

Lembrete: Embora Paris tenha sido batizada de “Cidade Luz” devido aos movimentos que surgiram na cidade, tais como o Iluminismo. O tour noturno nos faz dar um novo sentido para este termo. Ver a cidade toda iluminada durante a noite é uma imagem que jamais sairá da sua cabeça.

Metrô – Veloz

Estação de Metrô em Paris
Estação de Metrô em Paris

O metrô é a melhor escolha para aqueles que têm pouco tempo disponível e muita curiosidade para matar. A maioria dos mais disputados pontos turísticos parisienses está próxima de estações de metrô, o que facilita bastante o escoamento do enorme fluxo de turistas que se encontram pela cidade. O ponto fraco do metrô é que é um meio de transporte subterrâneo, logo não dá direito a paisagem. Você ganha tempo, mas perde o prazer de se locomover admirando as mais diversas belezas da cidade.

Hoje a passagem está custando 1,90 euro, mas existem tarifas especiais para a área turísticas de acordo com o número de zonas que você vai passar durante o dia. Há também passes diários ou semanais que tornam sua viagem mais econômica. Se desejar, você pode comprar os passes pela internet ainda antes de sair do Brasil, aqui.

Barco – Relaxante

Foto de uma embarcação Turística da empresa Batobus.
Batobus. Foto: Dmytrok

Conhecer uma cidade espetacular com direito a um ventinho relaxante e uma paisagem encantadora na janela é inesquecível, né?! Pois é, um gostoso passeio de barco pelo Rio Sena as margens dos principais pontos turísticos de Paris é o tipo de passeio completo, que dá para você a sensação estar realmente em uma cidade que inspira o amor e a contemplação.

Existem diversas empresas que realizam este tipo de excursão, você pode encontrar informações sobre os passeios em guichês localizados nos principais pontos turísticos parisienses, nos aeroportos e galerias espalhadas pela cidade. Há também a possibilidade de agendar pela internet através da Batobus. No site você encontra passagem para passeios de um dia, dois dias consecutivos e até anual, com valores a partir de 17 euros.

Caso deseje um mergulho ainda mais profundo na cultura francesa, a Bateaux Parisiens oferece excursões com direito a almoço ou jantar com o melhor da culinária de Paris por 59 euros.

Bicicleta – Despojado

Foto de uma bicicleta pública de Paris.
Velib Bicicleta pública de Paris. Foto: Luciano Guelfi

Essa é a opção para aqueles que buscam um passeio diferente e descontraído, que envolve conhecimento e uma atividade física. Há vários tipos de roteiros disponíveis que vão dos mais básicos aos mais imersivos. Passando pelos principais pontos turísticos até os mais originais da cidade.

A Paris Bike Tour realiza esses passeios por pacotes a partir de 29 euros. Incluindo a bicicleta, acessórios de segurança, seguro e um guia.

Depois de todas essas dicas, agora é só arrumar as malas e #partiuparis!

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta