Página Inicial Destino Américas Hawaí,um paraíso no meio do pacífico

Hawaí,um paraíso no meio do pacífico

A maioria das pessoas quando pesam no Havaí imaginam coqueiros, praias com areia branca e a dança do hula-hula. Entretanto, além do clima agradável e do cenário espetacular, o Havaí também é história, cultura, economia admirável, ótimos cursos profissionalizantes e faculdades, atividades ao ar livre e uma ativa vida noturna. Ou seja, um local ideal para estudantes que desejam desfrutar da educação americana em uma atmosfera internacional.

Com belíssimas ilhas, praias, muito sol e surfe, o Hawaí, quinquagésimo estado dos EUA, possui a capital mais desejada e visitada pelos turistas, Honolulu, um verdadeiro paraíso localizado na ilha Oahu. Pesquisas realizadas mostram que o Hawaí tem um dos mais altos índices de aprovação entre os turistas do mundo inteiro.

Porta de entrada da maioria dos turistas, Oahu é o local onde, ainda no aeroporto, as pessoas são brindadas com um perfumado colar de flores – orquídeas ou plumérias -, chamado “lei”.

Muitos “alohas”depois, dê um passeio rápido pela cidade. Você logo vai identificá-la com Miami, por causa da quantidade de lojas, restaurantes, shoppings e hotéis (só no bairro de Waikiki há 32 mil quartos, mais que na cidade de São Paulo).

Mas a impressão logo passa quando você explora a ilha. A primeira parada é na praia de Waikiki, onde os surfistas não muito ousados e os aprendizes tem ondas sob medida. Na areia, pranchas para alugar (US$8/hora) e instrutores de surf (US$ 35/aula) disputam espaço com banhistas e velhinhos caçadores de tesouro com seus detectores de metal.

Clima

No Havaí, as mudanças de estação são sutis, mas existem; somente é preciso se acostumar.
Em quase todo o Havaí a temperatura é agradável: entre 23°C e 31°C de abril a outubro, e mais fria e úmida, entre 18°C e 28°C, de novembro a março. O termômetro quase nunca é marca menos do que 15°C, nem ultrapassa os 32°C.

Quando há erupções vulcânicas na Grande Ilha, uma capa de fumaça se eleva no céu durante alguns dias, em especial na zona de Kona. Os ilhéus chamam a essa neblina vog, ou “névoa vulcânica”. As pessoas que sofrem de asma ou têm problemas respiratórios devem tomar precauções durante os dias que haja vog.

Esportes

Foto: H. Michael Miley

As pessoas desfrutam de atividades ao ar livre durante todas as estações do ano. Esportes aquáticos como surfe, body boarding e body surfing, pesca, mergulho, mergulho com snorkel, canoagem e windsurf estão entre as atividades mais populares. Outros esportes e atividades como voleibol, tênis, patinação, golfe, corrida, ciclismo, asa delta, paraquedismo, planador, iatismo, remo e hipismo podem ser desfrutados o ano inteiro.

Inundações repentinas

Nas zonas de montanha, as chuvas intensas produzem transbordamentos dos rios e as enchentes nos vales. Se for fazer excursão pelos vales, é aconselhável ter cuidado com as chuvas, já que as subidas se produzem num curto espaço de tempo e de maneira repentina.

População

Foto: belindah-Thank You!-550,000 Views Now

O que realmente torna o Havaí tão especial é sua diversificada população composta de havaianos nativos, americanos asiáticos, caucasianos, asiáticos, hispânicos, afro-americanos, americanos nativos e muito mais. No decorrer dos anos, o estado tornou-se um modelo para que muitas raças diferentes convivam em paz, lado a lado.

O Havaí ocupa o 2.º lugar em número de habitantes por casa; o 3.º em número de matrimônios; o 14.º em número de habitantes por quilômetro quadrado; e o 30.º em divórcios.

O turismo garante 72% da economia do estado, dispondo de um excelente nível de serviço nas categorias de hotelaria, transporte, espetáculos e também de restaurantes, reconhecidos mundialmente. Seus visitantes são respeitados e atendidos com o “Espírito de Aloha”, a hospitalidade das ilhas.

Além de sol, praia e surfe, o Hawaí dispõe de uma grande variedade de atividades como festivais, vida noturna, cultura, esporte e shoppings.

Um pouco mais sobre o Hawai

Situadas no meio do Oceano Pacífico as oito ilhas do Hawaii; contaram durante séculos com a distância, para manter-se praticamente isoladas de outras civilizações. Séculos atrás os primeiros habitantes das ilhas, os polinésios, cruzaram milhas e milhas do Pacífico provavelmente vindos do Tahiti. Os europeus só chegaram em 18 de janeiro de 1778, quando o Capitão Cook tomou posse das terras em nome da Coroa Britânica.

Batizaram-nas com o nome de Sandwich, em homenagem ao Lorde John Montagu Sandwich o quarto conde da família e primeiro almirante. Milionário e inveterado jogador. Para ficar mais tempo à mesa de jogo, Sandwinch costumava mandar seus empregados rechearem fatias de pão com carnes e molhos onde servia-se durante os seus intermináveis carteados. A rápida refeição popularizou-se e hoje confunde-se o seu nome com o do seu criador.

Todas as ilhas havaianas foram geradas por vulcões, sendo que a mais jovem delas, Big Island, continua crescendo graças as constantes erupções do Kilauea. Desde 1983, calcula-se que mais de 30 hectares foram acrescentados ao território da ilha pela lava vulcânica.

Foto: Eli Duke

Em matéria de Surf, as ilhas do Hawaii são consideradas como um dos principais points do planeta. Maui é famosa por Honolua Bay, uma das melhores direitas do mundo, que quando esta quebrando é um espetáculo para a platéia pois as ondas quebram direto embaixo de um “cliff” que permite uma visão privilegiada das ondas. Outro lugar onde as ondas são consideradas muito boas quando não venta, é Ho’okipa. Sem falar em outras praias do arquipélago, como: Pipeline, Sunset Beach, e muitas outras.

As ilhas têm uma flora variada com aproximadamente 2.500 tipos de plantas muitas das quais não encontradas em outro lugar do planeta. Orquídeas, hibiscos, buganvílias e gardênias são encontradas em grandes quantidades. Exóticos pássaros habitam o Hawaii;, como o nene e o ganso havaiano. São achados muitos marlins e golfinhos perto de suas praias.

Muitos dos locais históricos do Hawaii; datam do período pré-europeu: o Pu’uhonua Honaunau-Parque Nacional Histórico na ilha Hawaii;, inclui locais de casas pré-históricas, viveiros de peixes reais, coqueiros, e paisagem litoral espetacular. Puukohola Heiau é um local Histórico, ruínas de um templo real na ilha Hawaii

Das mais de cem mil pessoas que vivem nas ilhas, quase oitocentas mil residem em Oahu, onde está a cidade de Honolulu, capital do Estado, com sua famosa praia de Waikiki. Todo o arquipélago tem aproximadamente 130 ilhas mas apenas 8 são consideradas maiores: Oahu, Kahoolawe, Maui, Lanai, Molakai, Nihau, Kauai e Hawaii.

E se você está procurando mais dicas sobre esse destino maravilhoso que é o Hawaii não pode deixar de conferir esse artigo. Aqui tem dicas especiais para sua viagem.

COMPARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Alo.

    Parabens pela materia vai me ser util porque vou escrever no meu blog uma materia sobre Turismo em Moçambique. Sou um jovem moçambicano e espero que possamos trocar mais experiencias veja o meu blog noainacio.blogspot.com. Abraço

  2. Boa noite!
    Gostaria muito de saber quais as chances que tenho de abrir uma filial de minha clínica de fisioterapia no Hawaii,vou pra lá em dezembro e pretendo ficar até fevereiro.Sou formada há 14 anos e durante esse tempo fiz várias especializações em minha área.
    Grata!
    Adorei a máteria sobre o Hawaii,pórem não achei os empregos na ilha.
    Um abraço
    Carla.

  3. Voce tem algum tipo de informacao sobre meios de transporte para turistas no Havai? Se eh possivel alugar carro, se existe onibus ou taxi e se sao caros?

    Obrigada

    • E MUITO FACIL ALUGAR UM CARRO AQUI NO HAWAII….tAMBEM EXISTE A FACILIDADE DE SE LOCOMOVER DE ONIBUS. VALORES DE ALUGUEIS DE CARRO NAO TENHO IDEIA, MAIS O ONIBUS NAO PASSA DE 3 DOLARES POR PASSE. TAXI MAIS NA REGIAO CENTRAL E FACIL.

  4. Alguém pode me dizer qual é a temperatura média no Havaí em julho e qual lugar é melhor de ficar pra um turista de primeira viagem e que não é surfista?

  5. Boa matéria ,como seria bom conhecer um lugar tão lindo ,longe de poluição e violencia ,pena o ser humano só pensar em dinheiro, e não ver o que a natureza pode nos oferecer ,apenas pedindo para preserva-la .

Deixe uma resposta