Página Inicial Vistos Visto para Alemanha tem dúvidas tire aqui

Visto para Alemanha tem dúvidas tire aqui

Quanto tempo demora a emissão do visto?

Para que um visto nacional (permanência acima de três meses) possa ser emitido, via de regra o Departamento para Estrangeiros competente na Alemanha precisa analisar o requerimento para concessão de um visto e autorizar a emissão do respectivo visto.
O Consulado da Alemanha não tem nenhuma influência sobre o tempo que o processo tramita no Departamento para Estrangeiros. A experiência mostra que deve-se contar com um  tempo de tramitação de no mínimo 8 até 12 semanas. Assim que a autorização do Departamento para Estrangeiros para a emissão do visto for concedida, o requerente será informado imediatamente. Por isso, pedimos que evitem entrar em contato para obter informação sobre o “andamento” do visto ou sobre o tempo de demora.
Poderão receber o visto sem a autorização do Departamento para Estrangeiros:
– Pesquisadores que viajam à Alemanha a convite de uma universidade pública alemã e que recebem uma bolsa que provenha de verbas públicas da Alemanha
– Estudantes que recebem para os seus estudos na Alemanha uma bolsa de estudos proveniente de verbas públicas da Alemanha.
Nestes casos, a emissão do visto demora aproximadamente uma semana.

Como ficarei sabendo quando poderei retirar meu visto?
Assim que o Consulado da Alemanha puder emitir o visto, avisará o requerente – via de regra por e-mail. Portanto, o requerente deverá consultar a sua caixa de entrada com frequência.

Há algum tempo, entreguei o meu Requerimento para concessão de um visto e já comprei a passagem para a Alemanha. Agora estou preocupado em saber se o visto vai sair a tempo, uma vez que, se eu não puder viajar no dia previsto, perderei o voo e terei que gastar muito dinheiro com uma nova passagem. Neste caso, não haveria um jeito de agilizar a emissão do visto?

Infelizmente não. O tempo de tramitação depende do Departamento para Estrangeiros na Alemanha que precisa enviar a sua autorização para a emissão do visto. O Consulado da Alemanha não tem nenhuma influência sobre o tempo de tramitação no Departamento para Estrangeiros. Uma vez que no ato do requerimento ainda não se sabe se o visto será concedido e quanto tempo isso levará, o requerente ainda não deverá comprar a passagem.

Preciso preencher formulários também para os meus filhos menores?

Crianças até 16 anos de idade devem constar no formulário de requerimento da mãe/do pai (no item 8 do formulário de Requerimento para concessão de um visto). Crianças acima de 16 anos de idade precisam preencher um formulário próprio que deverá ser assinado também pelos pais.

Não tenho certeza qual visto devo requerer, uma vez que não me encaixo em nenhum dos casos informados.

Nos casos informados (por exemplo: estudantes, curso de alemão, au-pair…) não se trata de tipos de vistos diferentes, e sim de um resumo de informações referentes a determinados motivos para residir na Alemanha.
Caso seja pretendida uma estadia prolongada (acima de 3 meses) na Alemanha, com certeza será necessário requerer um visto nacional para a Alemanha (Requerimento para concessão de um visto).

Da última vez que estive na Alemanha, ultrapassei o prazo de validade que constava em meu visto ou ultrapassei os 90 dias que podia permanecer sem visto. Isso poderá me causar problemas quando retornar à Alemanha?

Eventualmente sim. Provavelmente foi imposta uma restrição de entrada que o impedirá de retornar à Alemanha. Este tipo de restrição consta no Registro Central de Estrangeiros ao qual o Consulado da Alemanha não tem acesso. Através do seguinte formulário você poderá se informar diretamente junto ao Registro Central de Estrangeiros se consta alguma restrição no seu caso.

Selbstauskunft_AZR, Baixar PDF

Para a minha permanência para estudos / curso de alemão / Au-Pair etc. solicitei um visto de um ano. Recebi um visto com validade de três meses. Agora estou na Alemanha com este visto e gostaria de saber onde posso prorrogá-lo.

Independentemente do tempo de permanência pretendido na Alemanha, o Consulado da Alemanha emite, via de regra, um visto para três meses. Após a sua chegada na Alemanha, você deverá dirigir-se o mais rápido possível ao Departamento para Estrangeiros da cidade onde reside. Este lhe dará um título de permanência (Aufenthaltserlaubnis) com um prazo maior.

Estou na Alemanha com um visto nacional / com um título de permanência (Aufenthaltserlaubnis) e tenho dúvidas quanto à situação legal de minha permanência na Alemanha – neste caso, devo entrar em contato com o Consulado da Alemanha?

Não, se você já está na Alemanha, deverá entrar em contato com o Departamento para Estrangeiros competente no seu local de residência.

Preciso requerer meu visto pessoalmente ou posso delegar isso a outra pessoa? Seria possível enviar o requerimento e os documentos pelo correio ao Consulado da Alemanha?

Não – o comparecimento pessoal é imprescindível. Mas existe a possibilidade de entregar o pedido de visto (Requerimento para concessão de um visto) aos Cônsules Honorários em Curitiba, Rolândia ou Ribeirão Preto. Estes verificarão se os documentos e requerimentos estão completos e os encaminharão ao Consulado da Alemanha em São Paulo.

Tenho que retirar meu visto pessoalmente?

Não, você também poderá solicitar o envio do seu passaporte com o visto por SEDEX.

Meu passaporte ficará retido no Consulado da Alemanha até a emissão do visto?

Só se você quiser receber o seu passaporte com o visto por SEDEX. Caso contrário, você poderá levar o seu passaporte depois de entregar o requerimento, mas obrigatoriamente terá que trazê-lo novamente depois de receber o aviso para retirar o visto.

Sou alemão e tenho dúvidas sobre a legislação brasileira para estrangeiros. O Consulado da Alemanha poderá me fornecer informações?

Não. Para esclarecer suas dúvidas sobre a legislação brasileira para estrangeiros, você deverá entrar em contato com a Polícia Federal (se já estiver no Brasil) ou com a Embaixada Brasileira ou com o Consulado Brasileiro na Alemanha.

Gostaria de permanecer como turista mais de 90 dias na Alemanha ou nos países membros do Acordo Schengen, onde normalmente não necessito de visto para uma permanência de até 90 dias. É possível obter um visto neste caso?

Não.

Tenho que viajar com frequência para a Alemanha a negócios. Os 90 dias por semestre que posso permanecer nos países membros do Acordo Schengen não são suficientes para isso. Posso receber um visto com o qual possa permanecer mais de 90 dias por semestre na Alemanha?

Não.

Meu namorado / minha namorada mora na Alemanha. Apesar de não sermos casados, gostaríamos de morar juntos, porque as visitas esporádicas não são suficientes para nós. Posso solicitar um visto para este fim?

Não, somente é possível requerer um visto (Requerimento para concessão de um visto) após o casamento ou para casamento na Alemanha.

Como e onde posso contratar um seguro de viagem e saúde para a Alemanha e Estados-Schengen respectivamente?

Você poderá obter maiores informações junto a seguradoras brasileiras ou também através de agências de viagem.

Posso contratar um seguro de viagem/saúde após minha chegada na Alemanha ou no Aeroporto em Frankfurt?

Não, esta possibilidade não existe.

 

COMPARTILHAR

17 COMENTÁRIOS

  1. sou brasileiro mas tenho parentes na alemanha, ja etive lá e falo alemão muito bem
    mas fiquei meio confuso, nao sei se devo dar entrada no visto pelo consulado ou embaixada
    aqui no brasil e nao sei se eles darão o visto pelo simples fato de eu querer ir morar lá que tenho “facilidade” da moradia e alimentaçao por ter parentes lá.
    grato

    heitor

  2. Olá, gostária de saber se posso pegar meu visto de 90 dias para turismo,
    e ir lá na alemanhã e casar com meu namorado. e assim conseguir dupla cidadania, sendo que meu namorado é brasileiro com dupla-cidania alemã e mora na alemanha.

  3. vou para alemanha 1 de dezembro de 2010 e retorno em 31 de janeiro de 2011. meu passaporte expirará em 18 de abril de 2011. isso é um problema@ o que é necessário para a imigração@ eu posso comprar a passagem e ir tranquilo que eu preencho os papeis no aviao@ quais os documentos e requisitos@ agradeço desde já!

  4. Tenhouma duvida,meu pai e brasileiro mas já e nacionalizado alemão ja mora la a mais de 20 anos,entao queria saber como filha dele tem=nho algum privilegio,ou entao posso tirar um visto mais facil?

  5. Oi Pessoal. Estou fazendo curso de alemão em Köln. Eu cheguei na alemanha dia 19 de Agosto. Eu tenho até o dia 20 ou 19 de Novembro para resolver o visto? Por favor, me ajudem, é muito importante

  6. Recentemente fiz uma solicitacao de visto para procura de emprego na alemanha, e a data prevista da viagem seria final de fevereiro. porem, tive alguns problemas pessoais e so poderei ir em setembro.
    seria possivel solicitar o adiamento do inicio de validade do visto para setembro?

  7. Ola, Gostaria de fazer 2 perguntas:

    -Com o visto de Estagio, com permanencia de 1 ano, o conjugê consegue o viste acompanhante para poder viajar e ficar 1 ano também?

    -Caso uma pessoa consiga uma vaga de estagio mas ja tenha terminado o curso superior é possivel conseguir um autorização de trabalho para conseguir realizar esse estagio, sem precisar da autorização do ZAV?

    Se sim, como funciona?

  8. Se eu casar com um alemão que mora e trabalha na Suíça consigo visto de permanência para também morar e trabalhar na Suíça? Como poderia resolver esta situação?

    • Estou indo pra Alemanha à trabalho, já tenho uma empresa lá mas ainda não tenho definido o local que vou morar. No formulário ”requerimento de concessão de uma autorização de residência” existe um campo que você deve destacar a residencia prevista. Eu ainda não tenho uma residência prevista, deixo o campo em branco?

  9. Olá soy senegalês mais mora aqui em Brasil eu quer ir para Alemanha preciso visto do turismo ….quer saber documentos para presentar

  10. Boa noite.
    Eu sou brasileiro,tenho uma irmã que mora em Berlim e vou para a Alemanha ano que vem. A minha dúvida é: tenho uma namorada russa,pretendemos nos casar na Rússia e morar em Berlim. Isso é possível?
    Alguém pode me ajudar a esclarecer essa dúvida?

Deixe uma resposta