Página Inicial Vistos Trabalho legalizado na Costa Rica

Trabalho legalizado na Costa Rica

Veja o que é preciso para trabalhar na Costa Rica – Tipos de visto e documentação

Visto com Base no Contrato de Trabalho / Permissão de Residência Temporária (TRP/PRT)
Informações gerais:

Estrangeiros que querem trabalhar para uma empresa costarriquenha devem entrar na Costa Rica como turista (veja acima), pois os Consulados daquele país não emitem visto de trabalho.

Assim que chegar à Costa Rica como turista, você terá duas opções:

1. Conduzir seus negócios apenas durante os 90 dias permitidos para turistas

Se você vai à Costa Rica para trabalhar por um curto período de tempo (menos de 90 dias), você deve entrar no país como turista e conduzir seus negócios sem uma permissão de residência temporária.

Se seu trabalho terá duração de pouco mais de 90 dias, você pode sair da Costa Rica por uma de suas fronteiras (certifique-se de que o oficial alfandegário carimbe seu Passaporte com o selo de saída) e voltar ao país. Assim, você terá permissão para ficar mais 90 dias como turista.

2. Requerer uma Permissão de Residência Temporária (TRP/PRT)

Um TRP/PRT de trabalho é concedido a executivos de alto escalão, pessoas de negócios, membros da diretoria de uma empresa estrangeira ou internacional, professores de ESL (English as a Second Language), técnicos, cientistas, profissionais ou pessoas que querem trabalhar para uma empresa costarriquenha ou uma empresa internacional que tenha escritório na Costa Rica. Você deverá sair da Costa Rica ao término de seu contrato de trabalho.

A empresa deve ser reconhecida pelo Departamento de Imigração da Costa Rica. A empresa será 100% responsável por sua estadia e também por sua saída do país. O processo de seu pedido de renovação e a emissão da resposta leva de 90 a 180 dias úteis.

Se você está procurando emprego na Costa Rica, acesse nossa seção Empregos.

Documentos necessários para um visto de trabalho

1. Um Passaporte válido por pelo menos seis meses;

2. Diplomas acadêmico ou equivalente; *

3. Certidão de Nascimento original; *

4. Ficha criminal (policial); *

5. Carta pessoal endereçada ao Diretor de Permissões Temporárias e Extensões de Estadia, do Departamento de Imigração, com seu nome completo, nacionalidade, número de Passaporte, endereço atual, área da especialização profissional, nome do empregador (pessoa física ou jurídica), descrição do seu trabalho, salário esperado. A carta deve ser autenticada juridicamente (registrada em cartório) ou assinada perante a pessoa que receberá seu pedido no Departamento de Imigração;

6. Formulário de permissão completa de residência temporária com base no contrato de trabalho, emitido pelo Departamento de Permissões de Residência Temporária;

7. Quatro fotografias recentes 5×4 (se possível, 4,5×3,5 – que é o tamanho da fotografia para Passaporte costarriquenho);

8. Impressões digitais (para maiores de 10 anos) tiradas na Policial del Ministério de Seguridad Publica (Departamento de Polícia do Ministério de Segurança Pública). Eles abrem das 08:00 às 15:00 e ficam no Centro Comercial del Sur (Sur Shipping Center). Leve seu Passaporte e duas fotos 5×4 (se possível, 4,5×3,5 – que é o tamanho da fotografia para Passaporte costarriquenho);

9. Contrato de trabalho, de acordo com o Artigo 24 do Código do Trabalho;

10. Uma carta do empregador dizendo porquê ele/ela quer contratá-lo;

11. Cópia do CNPJ (tax ID) do empregador;

12. Cópia registrada de todas as páginas de seu Passaporte; cada cópia deve ter o carimbo e assinatura do notário público;

13. Cópia de todos seus diplomas profissionais autenticados e legalizados; **

14. Certificado da Caja Costarricense de Seguro Social (Administração de INSS Costarriquenho) dizendo que o empregador é registrado e não está em débito;

15. Mais quatro fotos 5×4 (se possível, 4,5×3,5 – que é o tamanho da fotografia para Passaporte costarriquenho);

16. Documentos adicionais poderão ser requeridos pelo Departamento de Imigração.

Quando sua permissão de residência temporária for aprovada, você deverá fazer um depósito de garantia de aproximadamente USD100,00; apresente o recibo ao Departamento de Imigração e pegue seu TRP/PRT.

Se você é um profissional, registre-se na associação (sindicato) de sua profissão na Costa Rica.

* Documentos normalmente não requeridos. Entretanto, em alguns casos o Departamento de Imigração da Costa Rica pedirá a apresentação dos mesmos. Os documentos devem ser autenticados pelo Consulado da Costa Rica antes de sua viagem, traduzidos para o espanhol (no Brasil, por um tradutor juramentado, por um tradutor costarriquenho certificado pelo Ministério das Relações Exteriores na Costa Rica, ou por um notário público (cartório) costarriquenho que certifique a tradução). A ficha criminal deve ter sido emitida entre 30 e 60 dias antes de sua chegada à Costa Rica.

** O documento deve ser autenticado por um Consulado da Costa Rica antes de sua viagem, traduzidos para o espanhol (no Brasil, por um tradutor juramentado, por um tradutor costarriquenho certificado pelo Ministério das Relações Exteriores na Costa Rica, ou por um notário público (cartório) costarriquenho que certifique a tradução). A tradução deve ter sido emitida entre 30 e 60 dias antes de sua chegada à Costa Rica.

COMPARTILHAR

31 COMENTÁRIOS

  1. adoraria conquistar um emprego nesse pais maravilhoso.,sendo assim quem sabe eu possa tentar a vida em outro pais,pois no brasil,a situação está cada vez mais complicada e acredito que ainda na costa rica as portas estejam mais abertas para o mercado de trabalho

  2. Olá, meu nome é Maykelle. Tenho 18 anos. Eu gostaria de ir morar na Costa Rica em breve. Tenho amigos e pretendo morar com o meu namorado. Gostaria de saber quais são os documentos necessários para residir e mais, quais são os documentos necessários para ter a ‘legalização’ e poder conseguir um emprego fixo. Tenho conhecimento intermediário do idioma espanhol. Quais tipos de empregos eu conseguiria por saber um pouco de espanhol e que o meu idioma seja útil também? Poderia descrever o processo de tudo isso? Já agradeço..

  3. Gostaria de mais informações sobre empregos na Costa Rica, sou formado em Adm. de empresas e estudante do 8°semestre de engenharia civil, área que tenho bom conhecimento.

    Obrigado Diogo

  4. Olá, tenho 54 anos, sou recém aposentado (pol. militar) e gostaria de zarpar do Brasil… morar e até trabalhar na C. Rica seria maravilhoso. Tenho cursos de Elétrica industrial, eletrônica e mais alguns ligados a profissionalismo no segmento predial e industrial. Agradeço qualquer dica.

  5. Olá, já tive a oportunidade de visitar a Costa Rica e achei um país muito belo. Gostaria muito de voltar mas dessa vez para residir e trabalhar.
    Meus conhecimentos profissionais são:
    Motorista
    Piloto comercial de avião
    Grato.

      • ola quero muito ir pra costa rica vc ja trabalha ai a muito tempo?e bom morar ai trabalha r ai se vc etiver whtaz anota o meu ai brothers 065 9243 86 64 frank

  6. Oi, estou concluindo o curso técnico em edificações e pretendo fazer um curso de língua espanhola na intenção de sair do Brasil. e um lugar interessante seria Costa Rica, então gostaria de saber como é o mercado de trabalho para esse profissional na Costa Rica. agradeço desde já obrigado!

  7. Sou membro de um moto clube da costa rica, tenho vários amigos lá que estão me convidando a ir morar lá, oferecendo emprego garantido e moradia, sou estudante de logística e técnico em controle ambiental, tenho 34 anos, e gostaria de saber se, posso entrar no país como turista e providenciar toda a documentação e trâmites necessários no próprio país, Costa Rica? Muito obrigado

  8. Boa noite sou farmacêutica bioquímica estou indo a costa rica morar teria a possibilidade de eu trabalhar numa farmácia nem que for só atender.Trabalho a 10 anos com medicamentos se alguém souber de algo agradeço me ajudem obrigada!

  9. Boa noite sou Professor de Educação física e corretor de imóveis e minha esposa Jornalista e professora universitária gostariamos de saber se nestas áreas o trabalho na Costa rica é acessível. obrigado aguardo respostas.

  10. Boa noite, gostaria de saber se é possível a cidadania de Costa Rica já que tenho uma tia e primos residente naturalizados e estudei 5 anos em San José, porem agora estou no Brasil. É possível eu ter uma dupla cidadania de Costa Rica através deles?

  11. Como obter informações de quais os melhores lugares para se morar na Costa Rica, estou em busca de lugar tranquilo, sem agitação. Já somos aposentados e gostariamos de informações de locais de praias e imoveis de custo médio, casa com terreno

  12. Sou Empresária da área de Vestuário e quero mudar minha sorte. Brasil está muito difícil, não falo bem o espanhol mas sempre fui fascinada por esta terra, penso em trabalhar na minha área de Fabricante do vestuário, mas sou Administradora de Empresas e também seria ótimo . Se alguém tiver um contato bacana que possa me indicar, agradeço.

  13. Eu sou aposentada e meu marido se aposentará em 2017.
    Temos planos de nos mudar para a Costa Rica legalmente e se possivel, abrirmos um pequeno comercio.
    Gostaria de saber como faze lo.
    Temos 57 e 59 anos, respectivamente.
    Obrigada.

    • Olá Sra Denise meu nome é Lúcia estou interessada em morar na costa rica com minha madrinha e preciso de um emprego trabalhei como balconista se lhe interessar? Att

  14. Tenho 63 anos. Sou engenheiro de segurança do trabalho. Tenho mais de 20 anos de experiência como perito judicial, consultoria, assessoria, treinamentos, avaliação ambiental. Não falo espanhol. Tem oportunidade de trabalho na Costa Rica?

  15. Olá! Eu sou casado e tenho proposta de emprego para trabalhar na Costa Rica. Além de meus documentos, como faço para poder levar minha família junto, minha esposa e filha de 4 anos. ?

  16. Olá estou a procura de oportunidade na costar rica trabalhei como atendente de farmácia auxiliar de cozinha e restaurante por 12 anos.gostaria de sair com família do Brasil para puerto rico

Deixe uma resposta