Página Inicial Vistos Imigração Prova da Cidadania Canadense

Prova da Cidadania Canadense

Como vocês já sabiam, no final de semana passado fomos para Ottawa passar pela primeira etapa da “conquista” pela cidadania canadense? este post talvez não seja interessante para algumas pessoas, mas estou aqui pela comunidade brazucanadian.

Chegada em Ottawa?.
Chegamos em Ottawa 9h30 AM do sábado. depois de mais ou menos 6 horas de viagem, depois de ter dormido apenas 1 horinha durante o voo, depois de ter que ficar sentada “super confortavelmente” na zoo-class (vulgo classe econômica), depois da diferença de fuso e etc. Com a eficiência do descarregamento das malas no aeroporto e a velocidade da fila do aluguel do carro, conseguimos sair do aeroporto somente as 11AM ” ninguém merece” mas beleza! Chegamos em casa, tomamos um banho esperto, dormimos 15 minutinhos e fomos para o departamento de imigração e cidadania de Ottawa (200 Catherine St.).

No local da prova?.
Chegamos no prédio e pediram para irmos ao primeiro andar, chegando lá, vimos varias pessoas sentadinhas e esperando para a hora da prova, todo mundo com a mesma cara de interrogação uns vestidos lindamente, enquanto outros estavam de moletom e calca jeans, foi interessante perceber que naquela sala todos eram iguais. Não importava a profissão nível social, cor ou qualquer outro adjetivo estávamos todos lá, de certa forma ansiosos para ver logo como era o “tal teste”.

Imagine que no meio de todas aquelas pessoas, com certeza tinham umas 75 pessoas eu encontrei uma amiga que estudou comigo logo que me mudei para Ottawa (Abril/2001). Ela era do Afeganistão e chegou no Canada alguns meses antes de 11 de setembro” foi muito bom revê-la” pela minha cabeça passou toda sua historia de vida, tudo o que ela nos contou sobre seu pais e sua vida, suas privações e depois sua liberdade no Canada. E no sábado passado, ela estava lá, passando comigo pela mesma experiencia. Como o mundo eh pequeno!

A Prova?.
1PM as oficiais começaram a nos chamar, tivemos que mostrar o papel da convocação (mandada por correio) e depois de conferir as nossas carinhas com as fotos que ela tinha em seu arquivo, nos encaminharam para a sala da prova, que para minha surpresa era a mesma sala que no futuro próximo iremos prestar o juramento.

Notei que existiam 4 cores de prova… provavelmente elas continham perguntas e respostas diferentes, tudo isso para evitar a “cola” (risos).

Cada prova tem 20 questões de múltipla escolha (A, B, C or D), e dessas, vocês só pode errar 8. Na ultima pagina das questões, se encontram 2 sessões.. a primeira com 2 perguntas que você não pode errar e na segunda sessão, tinham outras três questões que você tinha que acertar pelo menos uma. A duração da prova foi 30 minutinhos, mais que suficiente!

As questões são fáceis e as vezes as respostas chegam a ser obvias, e se você ler o livro “A Look at Canada” com atenção, provavelmente não terá problemas? mas tente decorar algumas datas, pois uma das questões foi “trick” (Ex: Quando Nunavut se tornou um território? A) 1 abril/99, B) 1 Julho/99? entenderam?), o que não aconteceu com nenhuma outra?

A única coisa chata, eh que o papel das perguntas e das respostas são diferentes? então, você deve ter atenção na hora de responder (essa foi minha única preocupação quanto ao resultado do teste, pois do resto, sabia todas as respostas)

Depois de ter respondido todas as perguntas, você ergue a mão e a oficial vem pegar a folha da resposta e grampeia com o papel da convocação..

E agora? estamos esperando a resposta da prova e a convocação para o Juramento que virá pelo correio em um período de 1 a 3 meses.

Acho que foi isso?
Obs: Esses procedimento não são 100% parecidos em todos os lugares? a Adriana, aqui de Ottawa, que prestou a prova ha ano atras (eu acho)? disse que a resposta do teste foi dada no mesmo dia, logo depois da prova ” então diferenças podem acontecer”.

Créditos a Mirella pelo texto

COMPARTILHAR

Deixe uma resposta