Página Inicial Vistos Imigração Possíveis Mudanças em Processo de Imigração Canadense

Possíveis Mudanças em Processo de Imigração Canadense

O departamento de “Cidadania e Imigração do Canadá” (CIC) anunciou recentemente que estão pensando em mudar  vários aspectos da Skilled Worker Program Federal. CIC planeja  alterar o número de pontos ganhos em três dos seis fatores de seleção. Eles também propõe alterações nos requisitos educacionais e de estabelecer normas mais rigorosas para avaliação da validade das ofertas de trabalho canadense. De acordo com o CIC, estas alterações sugeridas visam refletir as necessidades atuais da economia canadense e permitir uma melhor integração dos imigrantes na economia canadense.

Alterações nos Pontos dos Fatores de Seleção

Os candidatos ainda terão que  atingir pelo menos 67 pontos em 100, mais os requisitos de elegibilidade, a fim de qualificar para o Skilled Worker Program Federal. CIC propõe-se alterar o número máximo de pontos que os candidatos podem receber nas três seguintes fatores de seleção: a linguagem, a idade e a experiência de trabalho. Atualmente, os candidatos podem receber um máximo de 24 pontos para a sua primeira e segunda língua oficial do Canadá, um máximo de 10 pontos para a idade, se um candidato está entre as idades de 21 e 49, e um máximo de 21 pontos para experiência de trabalho remunerado qualificados nos últimos 10 anos..

Linguagem

Uma mudança seria aumentar o número de pontos que os candidatos podem receber por dominar uma primeira língua oficial do Canadá (Inglês ou Francês) para 20 pontos, ao invés dos 16 atuais. CIC também está considerando o estabelecimento de requisitos mínimos para a linguagem para certos níveis profissionais. Seria exigido um  maior domínio da língua (Inglês ou francês) para os candidatos com experiência profissional em áreas tais como médicos, enfermeiros e engenheiros. Os candidatos com experiência de trabalho em áreas de nível técnico como eletricista, marceneiro, hidráulico, etc, teriam uma exigência menor de proficiência de linguagem.

Idade

CIC propõe a aumentar o número de pontos no fator idade de 10 a um máximo de 12 pontos. Ao invés de o máximo de pontos ser emitidos até 49 anos, conforme é atualmente, a idade máxima seria somente até 35 anos.

 

Experiência de Trabalho

CIC propõe reduzir o máximo de pontos para experiência de trabalho de 21-15 pontos e aumentar os anos de experiência exigido para obter o máximo de pontos. CIC observou que a experiência de trabalho em seu país de origem não é um forte indicador de sucesso no mercado de trabalho canadense e os pontos adicionais seria mais benéfico no fator língua e idade.

Outras possíveis Mudanças

A fim de fazer o Federal Skilled Worker Program mais acessível aos candidatos da área com habilidades comerciais, a CIC propõe-se reduzir o número de anos relacionados com a educação para aqueles que tem somente certificado técnico na área comercial. Atualmente, os candidatos que têm um diploma técnico comercial de 1 ano também devem ter completado 13 anos de educação em tempo integral, a fim de reivindicar o máximo de pontos para o diploma sob o fator educação. Os candidatos que tenham diploma de dois anos em área de comércio devem ter completado 14 anos e aqueles com um diploma em de três anos devem ter completado 15 anos de educação. Se a alteração proposta for aceita, os candidatos com diplomas em comércio seriam capazes de reivindicar o máximo de pontos para a sua educação com menos anos de educação em tempo integral.

O CIC está também considerando exigir que os aplicantes provem que suas credenciais são reconhecidas pelas autoridades competentes canadenses, isto é, se a sua profissão é regulamentada no Canadá. Por exemplo, a engenharia é uma profissão regulamentada no Canadá. De acordo com a alteração proposta, qualquer candidato que tenha experiência de trabalho como engenheiro seriam obrigados a ter as suas credenciais reconhecidas por um órgão de licenciamento profissional canadense antes de apresentarem o seu pedido de residência permanente canadense.

Por último, o CIC deverá ser mais rigoroso ao checar as empresas canadenses que oferecem vagas para um profissional estrangeiro. O fator “Arranged  Employment “  é um aspecto importante do Skilled Worker Program Federal e o CIC observou que os candidatos que já tem emprego arranjado na chegada ao Canadá tem melhor salário em comparação com aqueles que vem sem emprego. Porém, devido a numerosos casos de ofertas de emprego fraudulentas de empregadores que tem a intenção de explorar os imigrantes, o CIC deve estabelecer regras mais rígidas e orientações mais claras de avaliação das ofertas de emprego e os empregadores, tentando assim dissuadir possíveis fraudes.

O advogado David Cohen chama a atenção para o potencial desafio que estas alterações propostas irão representar, “CIC não estará dando aviso prévio de quando as alterações propostas entrarão em vigor. Se essas alterações entrarem em vigor, os candidatos que estão com idade acima de 35 anos e têm níveis mais baixos de proficiência de linguagem podem ter dificuldades de qualificação para o Skilled Worker Program Federal. Portanto, se você se qualificar agora para a imigração no âmbito do atual Federal Skilled Worker Program, você deve apresentar o seu pedido o mais rapidamente possível, pois você não pode qualificar uma vez que as mudanças tenham  sido implementadas “.

CIC não anunciou quando esperam mudar o Programa Federal para trabalhadores qualificados, porém Canadavisa.com e CICNews.com prometem divulgar qualquer informação na mesma hora que forem reveladas.

COMPARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

    • Ana, sua irmã deve pedir o visto de turista. Se você é imigrante legalizada ( acredito ser o caso), você pode enviar cartas de convite e comprovantes de endereço. Eu me enquadrei exatamente no caso da sua irmã pois minha cunhada é imigrante também. Porém como moro fora de SP eu utilizei um serviço de despachante indicado pela CI. Ficou mais barato do que perder um dia de trabalho e ir até SP. Eles me ajudaram a preencher os papéis e deu tudo certo. O visto de 1 entrada ( que eu tirei) tinha validade de 6 meses a partir da data que foi aprovado.

      Abraços

  1. Alguém poderia me informar como faço para ver os procedimentos para ir ao Canadá a trabalho? Sou formado em ADM e estou em processo de retirada do passaporte para posterior visto, porém, não sei onde me dirigir para verificar se me encaixo dentro das exigências solicitadas pelo Canadá.
    Desdee já, agradeço a atenção.

    Att.
    José Aloisio.

  2. Eu gostaria de saber se o conjuge também precisa fazer o teste do Ielts e se a pessoa que for imigrar já com vaga de emprego garantida também precisa fazer a prova.

  3. Minha noiva e eu estamos decididos a fazer um curso de 1 mês no início do ano que vem. Tínhamos pensado na Irlanda, mas em abril houve uma mudança na lei que exige uma comprovação de 3000 euros por pessoa na entrada, o que atrapalhou os planos. Para cursos no Canadá, existe exigências desse tipo, com valores fixos?
    Obrigado!

Deixe uma resposta