Página Inicial Vistos Imigração Imigração para o Canadá

Imigração para o Canadá

Visto de Residente Temporário (Visitante)
O escritório processa pedidos de residência permanente, documentos de viagem para residentes permanentes, e residência temporária como turistas, estudantes ou trabalhadores. Todos os pedidos estão sujeitos à uma taxa de processamento que não é reembolsável.

Quem necessita de visto de visitante para o Canadá, também conhecido como visto de residência temporária, pode apresentar seu pedido neste escritório, através de uma agência de turismo, despachante, ou pessoalmente de segunda à quinta-feira, das 09:30 as 11:00 horas da manhã.

O escritório sugere que você encaminhe o seu pedido de visto de residente temporário através de despachante ou agente de viagem. A decisão de utilizar os serviços desses profissionais é de livre escolha e ao seu critério. Nenhum agente ou despachante receberá tratamento preferencial.
Você também pode entregar seu pedido pessoalmente, contudo, deverá primeiro agendar sua presença. Lembramos que nós temos um limite de atendimento diário para pedidos entregues pessoalmente, o que poderá acarretar numa longa fila de espera.

Nós recomendamos que você faça o seu pedido de visto com pelo menos um mês de antecedência de sua viagem.

Para obter um visto de visitante, o solicitante deverá satisfazer o oficial de imigração de que ele não é um possível imigrante, que tem meios financeiros suficientes para custear sua viagem e manutenção, e que deixará o país ao término da permanência autorizada pelo oficial de imigração no Canadá. O ônus da prova é do solicitante.

O período de permanência normalmente autorizado é de seis meses. Contudo, o oficial de imigração no porto de entrada poderá determinar um período inferior.

Validade do visto:
Vistos de uma entrada: até 6 meses.
Vistos de múltiplas entradas: até 3 anos.
Vistos de trânsito: até 48 horas.
OBS: A validade do visto canadense não pode exceder a validade do passaporte.

Você também poderá obter o formulário diretamente no Setor de vistos no endereço abaixo:

Setor de Vistos
Consulado Geral do Canadá
Av. das Nações Unidas, 12901, 16. andar – Brooklin
Centro Empresarial Nações Unidas – Torre Norte
04578-000 São Paulo, SP, Brasil
[ Veja mapa ]

Horários à partir de 01 de março de 2005:
Entrega de requerimentos de visto
segunda à quinta-feira
09:30 hs às 11:00 hs

Retirada de passaportes
segunda à quinta-feira
15:00 hs às 16:00 hs

O tempo de processamento para pedidos feitos através de despachante, agência de viagem, ou pessoalmente, é de dois dias úteis.

DOCUMENTAÇÃO PARA A OBTENÇÃO DE VISTO DE RESIDENTE TEMPORÁRIO
Você deverá apresentar:

– Um formulário devidamente preenchido e assinado. O formulário pode ser baixado da internet ou obtido gratuitamente no setor de vistos. Apenas um formulário deverá ser preenchido por família. Filhos com 22 anos ou mais deverão preencher um formulário separado;

– Uma foto recente, tamanho passaporte, para o requerente principal e acompanhantes;

– Passaporte ou documento de viagem válido. Caso tenha, queira apresentar passaportes anteriores também;

– Prova de recursos financeiros. Exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites, contrato social, e extratos bancários;

– Se você vai estudar, apresentar cópia da carta de aceitação da escola no Canadá. Se vai a negócios, apresentar carta do empregador indicando a duração, natureza dos negócios, e empresa a ser visitada. Se vai apenas transitar pelo Canadá por um período não superior a 48 horas, solicite um visto de transito antes de viajar. Para visto de trânsito, apresentar cópia da sua passagem ou do seu itinerário, e visto do pais de destino;

– Se você vai visitar parentes ou amigos, apresentar carta-convite juntamente com uma cópia do documento de cidadania ou residência (status de imigração) da pessoa que você vai visitar. A pessoa no Canadá deverá enviar essa informação/documento diretamente para você, que por sua vez, você juntará ao seu pedido;

– Documentos adicionais poderão ser solicitados. Apresente somente fotocópias simples dos documentos, não precisa autenticar. Originais não são necessários e não serão devolvidos.

VALORES E FORMA DE PAGAMENTO DAS TAXAS DE VISOS
Por causa da constante variação da taxa de câmbio, os valores das taxas de vistos não estão disponíveis no site. Para saber o valor da taxa, você deve ligar para (0xx11) 5509-4343, e seguir as instruções do sistema automatizado de informações, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Para pagamento em Real, a taxa deve ser paga somente através de cheque administrativo ou depósito bancário. Você deverá providenciar um depósito bancário, que recomendamos seja feito pelo menos um dia antes de vir ao Consulado. O depósito deve ser feito em dinheiro, em qualquer agência do BankBoston no Brasil.

Dados da conta:
Consulado Geral do Canadá
Agência: 0033
C/C: 37.7018.02

Dirija-se ao banco já sabendo o valor da taxa em Real a ser paga. O banco não lhe dará essa informação. Não faça e nem peça para o banco fazer a conversão de moedas. Apresentar o original do comprovante de depósito bancário junto com o seu pedido de visto.

Se o pagamento for efetuado em dólar canadense, utilize dinheiro em espécie ou cheque administrativo nominal a: “Receiver General for Canada“.

ENTREVISTAS PARA A OBTENÇÃO DE VISTO
A critério do Consulado, as entrevistas (se necessário) podem ser feitas no momento do pedido ou por telefone. A entrega do pedido pessoalmente não lhe dá o direito de uma entrevista para o mesmo dia, ou qualquer outra vantagem que se fosse encaminhado por um agente de viagem ou despachante. A necessidade de entrevista é decidida caso a caso. Você será comunicado caso precise fazer uma entrevista.

Fonte: Consulado Canadense no Brasil

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, gastaria de saber se você tem mais informações sobre alguma agência do Brasil que ajude na contratação dos brasileiros ai no canada. Eu gostaria de ir, sou publicitário e gostaria de saber se existe uma oportunidade para um publicitário trabalhar ai no CA ^^ Um abraço. (nada nas páginas amarelas).

  2. Olá, gostaria de saber se há nessecidade de contratar uma empresa como intermediária entre eu e o consulado para facilitar o processo de imigração. Em que a empresa ajuda que sozinha eu não conseguiria? Obrigada, Adri.

Deixe uma resposta