Visto em Portugal: Como prorrogar e ficar mais de 90 dias em Portugal

Prorrogar visto em Portugal

Visto em Portugal: Como prorrogar e ficar mais de 90 dias em Portugal

Como prorrogar visto em Portugal. Explicamos o passo a passo para você que deseja prorrogar o seu visto de turista e ficar mais de 90 dias em Portugal.

A facilidade com o idioma, os possíveis vínculos familiares, a curiosidade de conhecer um destino que não estava previamente em seu roteiro ou até algum imprevisto que lhe impossibilite de viajar imediatamente. Independente de qual seja o motivo, você foi para Portugal e de repente resolveu ficar mais tempo do que a sua autorização de entrada permitia. E agora? É possível estender minha permissão de estadia no país? Como proceder?

O que fazer para prorrogar o visto

Como prorrogar visto em Portugal

Embora a emissão de visto não seja obrigatória para que brasileiros entrem em Portugal, todo turista ao desembarcar no país recebe um carimbo que o autoriza a ficar até 90 dias legalmente em solo lusitano, em qualquer país europeu que faça parte do Tratado de Schengen, ou transitando entre eles. Mas se por algum motivo você desejar ficar além desse período em terras portuguesas, você obrigatoriamente deverá solicitar uma extensão de visto.

Primeiramente, esta solicitação deverá ser feita em solo português e antes que cheguem ao fim os seus 90 dias iniciais, para que você não corra o risco de ficar ilegal no país. Caso você solicite a prorrogação com mais de 30 dias após o fim da validade da sua autorização inicial, seu pedido de extensão de permanência será indeferido automaticamente.

Uma vez que a prorrogação seja aceita e liberada pelas autoridades do país, você poderá ficar até 90 dias a mais do período previamente previsto. Porém, a validade da autorização não inclui os demais países participantes de Schengen, visto que é uma cortesia particular de Portugal.

Como fazer a prorrogação do visto

Como prorrogar visto em Portugal

Para realizar a solicitação de prorrogação de estadia, você deverá procurar a sede do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)  referente a sua regional para que seu atendimento seja realizado.
Como se trata de uma solicitação de um cidadão que tem isenção de visto (no caso dos brasileiros), você terá que agendar a sua visita através do centro de atendimento do SEF, no horário de 9h as 17h30, através dos números 808 202 653 (rede fixa) ou 808 962 690 (rede móvel).

Ao realizar este pré-agendamento via telefone, lhe será enviado um e-mail de confirmação com o dia e a hora que você deverá comparecer no SEF com toda a sua documentação. Já para aqueles que estão nas regiões de Açores, Bragança, Castelo Branco, Figueira da Foz, Guarda, Madeira, Vila Real e Viseu, não há a necessidade deste agendamento prévio. Basta você comparecer no balcão de atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras disponíveis na comarca, com os seguintes documentos que são comuns a todos os solicitantes:

  • Pedido de prorrogação impresso e assinado pelo requerente ou, no caso deste ser um menor ou um incapaz, assinado pelo respectivo representante legal.
  • Duas fotografias 3×4 com fundo liso, atualizadas e com boas condições de identificação.
  • Passaporte ou outro documento de viagem válido e reconhecido.
  • Comprovantes de que é capaz de se manter, conforme previsto na Portaria n.º 1563/2007, de 11/12. Este artigo trata da obrigatoriedade do requerente ter condições legais de assumir uma renda per capita de no mínimo 75 euros por cada entrada, e mais 40 euros para cada dia de permanência no país.
  • Comprovação de hospedagem ou acomodação.
  • Requerimento para consulta de registo criminal, sempre que o tempo de estadia solicitado seja maior que 90 dias.
  • Comprovante da passagem de retorno ao Brasil dentro do tempo limite referente a prorrogação. Sendo aconselhável que esta esteja marcada para uma data que não seja tão próxima do fim da sua extensão.
  • Comprovante de manutenção dos critérios que permitiram a admissão do cidadão estrangeiro em território português, ou, excepcionalmente, comprovação da ocorrência de outros motivos que justifiquem a permanência em território nacional além do período previsto e autorizado inicialmente.

Quanto? Tempo e Custo 

Como prorrogar visto em Portugal

No geral o tempo entre agendamento e atendimento não demoram muito, mas, ainda assim, é aconselhável que a solicitação seja feita com, pelo menos, um mês antes da expiração da sua autorização. Isso evitará que você corra o risco de ficar ilegal durante o processo, além de causar uma boa impressão, uma vez que a antecipação significa que a mudança de ideia não foi repentina, e sim algo previamente pensado e analisado.

O valor pago para esta solicitação vai variar de acordo com o tempo requerido de extensão. Para aqueles que desejam estender por no máximo 30 dias, custará 48,70 euros. Já para quem desejar ficar até mais 90 dias, o custo será de 65 euros, conforme tabela de preços em vigor desde março deste ano.

Como pode se ver, de uma forma geral é processo é simples e sem grandes impedimentos. Basta ser realizado com em tempo hábil e de forma correta. Sendo assim, a possibilidade de vir a ser negado é mínima.

O que você achou deste conteúdo? Ele foi útil para você? Então deixe seu comentário no espaço abaixo, e aproveite para compartilhar essa página nas suas redes sociais.

14 comentários

comments user
andrea

eu gostei muito, p mim vai ser muito utel, estou indo agora em setembro p lisboa, tenho amigos da familia da minha cunhada que e portuguesa q vao me ajudar, gostaria de sabermais sobre como abrir uma empresa individual e usar os recibos verdes…
sou esteticista tecnica e massagista terapeutica e quero ver p trabalhar como free-lance e a domiciliar, obrigada

comments user
Marcelo Palermo

Amei a dica, minha familia é de portugal,
e quero tirar meu visto.. otima dica e excelente postagem…

comments user
Ruberth Soares

Ola sou Ruberth soares, gostaria de saber como posso fazer,visto que eu vim como turista com um visto de 1 mês,depois prorroguei para mais 90 dias e termina dia 18 de Outubro,apareceu me um emprego e querem contratar-me para trabalhar o posso fazer para obter autorização de residência para exercício de actividade profissional subordinada visto que tenho só 18 dias em Portugal?me ajudem por favor estou desesperada pq não quero voltar de novo a Angola

comments user
Tereza

Boa tarde, se você conseguir um contrato de trabalho, faz marcação com o SEF, para obter o visto de residência provisoria, que terá duração de um ano.

comments user
Sa

é obrigatorio apresentar reserva de viagem volta? pois meus 3 meses ja esta acabando e nao pretendo voltar, ja passou o prazo da data de volta

comments user
Eduardo prata

Ótimas dicas, estamos indo em abril, queremos ficar uns 5 meses em portugal e depois ir a franca para iniciar o caminho de Compostela (uns 45 dias a mais) se ultrapassarmos os 6 meses, o que fazer?

comments user
Mariana Vilhena

Na região de Lisboa a realidade não é bem essa… a demora na marcação está em torno de 6/7 meses. E a prorrogação do visto de turista não da direito a trabalhar até onde eu saiba.

comments user
Marcos Sobrinho

So nao entendi uma coisa? Como eu vou comprovar a prorrogação da minha passagem de retorno (Comprovante da passagem de retorno ao Brasil dentro do tempo limite referente a prorrogação), se não sei se eles vão me dar esta prorrogação? Ou seja, eu compro nova passagem de volta ou prorrogo a minha (vou gastar !) e, vamos supor que o SEF nao autoriza a prorrogação do visto! Como eu fico?

    comments user
    debora

    exatamente, a unica alternativa certinha que penso existir é comprar passagem flexivel dessas que você pode remarcar a data sem taxas, mas ela é mais cara então isso fica bem complicado

comments user
Esteffany

Gente, mas não tem muita lógica. Se eu estou prorrogando pq quero ficar, como eles pedem passagem comprada de volta? Eu vou prorrogar pq meu marido é Portugues, já tem a nacionalidade e decidimos ficar.

comments user
Armando Soares

Gostei bastante da forma e de cumprir a legalidade, ainda bem que sou jurista, mais a minha preocupação tem a ver com o seguinte:
1º. Estou hospedado na casa do meu irmão, que é médico, pelo que não preciso comprovar minimamente per capita de 75 euros, bem como mais de 40 euros para cada dia da minha permanência no espaço Schengen, na medida de em que estes requisitos foram e são indispensáveis para a concessão do visto no meu solo pátrio para entrada, significa dizer, com esta exigência, tenho pedir de voltar ao meu Banco e o meu patronato na Guiné-Bissau os respectivos justificativos.
portanto, ao meu ver é muito burocrático e não me convence a obrigatoriedade do consumo de 40 euros diário num país em o salário básico é 485 euros, ou seja, no meu caso em particular tenho que ter na minha conta 1.200 euros, quase triplo do salário básico em Portugal (485 multiplicado por três dá 1.455 euros.
Ao meu ver é muitíssimo desproporcional, se calhar ninguém interessava vir cá e os ganham o salário base fugiam ou emigravam para outras terras.
2º. Outrossim, tem a ver com antecedência de 30 dias, as alterações das viagens são fatos imprevistos, pode até ser uns três dias antes do meu regresso, ou na pior de hipóteses no dia que eu queira voltar para o país. Daí que não vejo o condicionante emancipatório inequívoco de 60 dias antes do visto expirar.
3º. Uma outra questão, comprovação de hospedagem, fiquei sem saber se se trata dum novo termo de responsabilidade ou se tem que ser um outro documento abi inittio?
sem mais delonga, eis as minhas preocupações.

comments user
ANDRE BRAIDO

Otimas dicas. Estou indo mes que vem. Obrigado

comments user
Acinhangunza Veronica

Amei este portal de informação estão de parabéns. Eu só Acinha Veronica Ngunza de nacionalidade Angolana acidentalmente tive o bebê na Bélgica no dia 30.08.019 e ainda estou sob assistência médica na Bélgica só me restam menos de 10 dias para caducar o meu visto schengen que me foi cedido na Embaixada Portuguesa em Angola e pretendo prorrogar gostaria de saber aonde posso me dirigir para solicitar a prorrogação do visto Schengen visto que não estou em Portugal mais sim na Bélgica.

comments user
Felipe de Souza

Olá bom dia !!
Me tira uma dúvida , eu fiquei por uns 4 meses e não acabei me atentando e não pedi prorrogação , o que tenho que fazer agora pois quero voltar a Portugal início do ano
Obrigado

Publicar comentário